sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Governo lança política de saúde para público LGBT no SUS

Keila Simpson e Janaína Lima, duas travestis, foram as mestres de cerimônia da abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu nesta quinta-feira na presença de sete ministros do governo Dilma Rousseff.

O Ministério da Saúde aproveitou o evento para disparar ações voltadas ao público LGBT. Uma delas foi a assinatura pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de uma portaria que institui a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no SUS.
A assinatura da medida, que consolida recomendações e ações desenvolvidas de forma fragmentária, foi comemorada por integrantes do movimento LGBT, que tinham dúvidas sobre a efetivação dessa pública frente à pressão, principalmente, dos segmentos evangélicos.
O documento fala em aperfeiçoar tecnologias usadas no processo transexualizador, eliminar a homofobia na esfera do SUS, oferecer cuidado à saúde de adolescentes e idosos gays e garantir direitos sexuais e reprodutivos da população LGBT na rede pública de saúde.
Compete ao Ministério da Saúde, por exemplo, a elaboração de protocolos clínicos sobre o uso de hormônios e implante de próteses de silicone para travestis e transexuais.
Padilha comemorou a portaria. "Agora é regra no SUS", disse, durante bate-papo sobre a vulnerabilidade da população LBGT frente à Aids, na companhia de associações gays, da cantora Preta Gil e de Ziraldo.
Também foi lançada a campanha de 1º de dezembro contra a Aids, este ano focado em jovens gays.
Veja o vídeo da campanha:
Boletim divulgado esta semana pelo ministério mostra crescimento de novos casos do vírus em meninos homossexuais com idades entre 15 e 24 anos.
"Você é? Ele é. Ela não admite, mas é. E você, é?", provoca a campanha para a TV, que conclui: "Você é preconceituoso? A Aids não tem preconceito."
Fechando os anúncios voltados ao público LGBT, foi anunciada uma coleção de selos e uma cartilha de prevenção à Aids, feitas pelo cartunista Ziraldo. Não são focados exclusivamente no público gay, mas fazem referências explícitas a eles.
Reprodução
Imagens da nova cartilha de prevenção da Aids feita pelo cartunista Ziraldo lançada pelo Ministério da Saúde
Imagens da nova cartilha de prevenção da Aids feita pelo cartunista Ziraldo lançada pelo Ministério da Saúde

FONTE . http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1015086-governo-lanca-politica-de-saude-para-publico-lgbt-no-sus.shtml

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...