domingo, 6 de maio de 2012

ELISEU - MEU DEUS SALVA

ELISEU.
Seu nome vem do hebraico 'e?li^ysha^ que se traduz “meu Deus salva”.
É primeiro mencionado aqui (1 Reis 19:16), onde descobrimos que seu pai se chamava Safate e viviam em Abel-Meolá, no extremo norte do vale do Jordão e um pouco ao sul do Mar da Galiléia. Nada mais sabemos sobre a sua família, mas deduzimos que eram fazendeiros e fieis ao Senhor.
Um dia, enquanto Eliseu trabalhava para seu pai arando o campo atrás de doze juntas de bois, o profeta Elias o encontrou. Elias lançou a sua capa sobre Eliseu e seguiu adiante.
Eliseu compreendeu o significado deste ato, que simbolizava a sua adoção como filho e sucessor de Elias na função profética: era uma grande honra para Eliseu, sendo isto um chamado de Deus. Portanto deixou os bois e correu atrás do grande profeta, mas pediu licença para primeiro despedir-se de seus pais antes de segui-lo.
Elias disse a Eliseu: “Vai, volta; pois, que te fiz eu?”. Assim Elias manifestou sua compreensão dos sentimentos nobres de Eliseu, dando-lhe oportunidade de voltar e despedir-se como convinha à sua posição.
Eliseu voltou, matou os bois, fez uma fogueira com os aparelhos de aragem e preparou um churrasco, dando a carne para o povo comer. Depois ele se levantou “e seguiu a Elias, e o servia”, renunciando assim completamente aos seus laços familiares, e aos confortos e privilégios de que gozava. Voluntariamente tornou-se o servo de Elias, e temos apenas uma curta descrição do que fazia: "derramou água sobre as mãos de Elias." (2 Reis 3:11). Mas acompanhando Elias, Eliseu preparava-se para substitui-lo, seguindo a vontade de Deus a esse respeito (versículo 16).
Os dois devem ter passado vários anos juntos (1 Reis 22:1 e 2 Reis 1:17), e Eliseu se tornou bem conhecido pelas várias escolas dos profetas, com quem convivia.
Eliseu demonstrou a sua forte afeição pelo seu mestre quando, sabendo que Elias estava prestes a terminar a sua vida aqui, decidiu firmemente ficar com ele até o fim. Elias lhe perguntou o que queria que lhe deixasse, e respondeu que era uma porção dobrada do seu espírito (2 Reis 2:1-9). Um filho primogênito tinha direito a uma porção dobrada da herança e provavelmente Eliseu queria apenas ser um sucessor digno de Elias. Mas é interessante notar que enquanto no relato bíblico Elias realizou oito milagres, Eliseu realizou 16.
Impressionado com a partida extraordinária de Elias num redemoinho, sem passar pela morte, Eliseu exclamou: “meu pai, meu pai! O carro de Israel e seus cavaleiros!” Esta mesma exclamação foi feita por Jeoás, rei de Israel, quando chorava sobre Eliseu quando este se encontrava moribundo (2 Reis 13:14). O carro e cavaleiros pode ser uma referência à força de Israel, sendo outro nome para “exército”. Em seu tempo esses dois profetas representaram a força de Deus em Israel.
Eliseu então rasgou suas vestes (sinal de luto), tomou a capa de Elias que havia caído (representava sua autoridade de profeta de Deus), e refez seus passos para a beira do rio Jordão. Ali, com a capa, ele feriu as águas dizendo “Onde está o Senhor, o Deus de Elias?” Imediatamente as águas se partiram, deixando-o passar a seco. Foi o mesmo milagre que Elias havia feito na sua vinda, e os filhos dos profetas presentes reconheceram que o espírito de Elias repousava sobre Eliseu ( 2 Reis 2:12-15).
Eliseu agora começou sua carreira profética, que durou cerca de 50 anos para se estender ao longo dos reinados de Jorão, Jeú, Jeoacaz e Joás. A mudança nele foi tão evidente que passou a ser universalmente reconhecido como o “homem de Deus”, ou profeta, sucessor de Elias.
A capa de Elias não aparece mais no relato bíblico, e Eliseu se vestia como um cidadão comum. Ele carregava um bordão como era costume entre os homens, e servia-se dele para operar milagres (2 Reis 4:29). Entende-se que não residia em uma só cidade, mas ficava com os filhos dos profetas em Betel e Jericó, quando não em sua casa em Dotã ou Samaria. Passou tão freqüentemente por Suném a pé, que uma família de lá construiu um apartamento sobre o muro para o seu uso particular (2 Reis 4:8-11).
Vejamos alguns dos epísódios notáveis durante o seu ministério:
1. Eliseu começou o seu ministério saneando uma fonte de água perto de Jericó com um jarro de sal (2 Reis 2:19-21). (Elias começou anunciando uma grande seca).
2. Quando uns meninos zombaram dele no caminho para Betel, Eliseu os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas sairam de um bosque e despedaçaram quarenta e dois dos meninos (2 Reis 2:23-24).
3. Os reis de Israel, Judá e de Edom se reuniram para guerrear contra o rei de Moabe, porque este havia cessado de pagar tributo ao rei de Israel que sucedera a Acabe. Atravessando o deserto para o combate, não havia água e apelaram para Eliseu; este mandou chamar um harpista, e enquanto ele tocava, veio a mensagem do Senhor a Eliseu dizendo que fizessem muitos poços naquele vale, e que viria água sem chuva para encher os poços. Assim fizeram, e puderam derrotar os moabitas (2 Reis 3).
4. Milagrosamente Eliseu proveu a viuva de um dos filhos dos profetas com azeite suficiente para que, vendendo-o, ela pagasse os seus credores e ela e os seus filhos vivessem do resto (2 Reis 4:1-7).
5. Como recompensa a uma mulher sunamita que o havia tratado com muito desvelo, Eliseu conseguiu que ela tivesse um filho, embora seu marido já fosse velho (2 Reis 4:8-17).
6. Quando já crescido, o menino morreu. A mulher foi até Eliseu no monte Carmelo para reclamar, e depois de constatar que era verdade Eliseu desceu até a casa dela e ressuscitou o seu filho (2 Reis 4:18-37).
7. Eliseu tirou veneno de uma sopa (2 Reis 4:38-41).
8.Tendo um homem dado a Eliseu, num período de fome naquela terra, uns pães e espigas verdes para seu próprio alimento, Eliseu confiou no Senhor e mandou que fossem distribuídos ao povo de uma centena de homens; tendo eles comido, ainda ouve sobra (2 Reis 4:42-44). Isso nos lembra os dois milagres de multiplicação de pães feitos séculos mais tarde pelo Senhor Jesus,
9. Eliseu curou o leproso Naamã, comandante do exército sírio, mandando que mergulhasse sete vezes no rio Jordão (2 Reis 5:1-19).
10. Eliseu castigou seu servo Geazi e a sua família com a lepra por causa das mentiras que disse a Naamã, motivadas por sua ganância (2 Reis 5:20-27).
11. Elizeu recuperou o ferro do machado de um dos filhos dos profetas que havia caído dentro do rio, fazendo-o flutuar (2 Reis 6:1-7).
12. Elizeu antecipou os movimentos do rei da Síria, em guerra contra Israel, e avisou o rei de Israel assim evitando os ataques do inimigo (2 Reis 6:8-12).
13. Mediante a oração de Eliseu, o Senhor permitiu que o servo de Eliseu visse os cavalos e carros de fogo em redor dele (2 Reis 6:13-17).
14. Certa vez o exército dos sírios desceu para prender Eliseu, mas ele orou e o Senhor concedeu que fossem feridos de cegueira (2 Reis 6:18). Eliseu guiou os sírios cegos até o meio de Samária, e ali pediu que o Senhor lhes abrisse os olhos, e isso Ele fez (2 Reis 6:19-20).
16. Os sírios estavam agora no poder do rei de Israel e este queria feri-los mas foi repreendido por Eliseu, que aconselhou que fossem alimentados e mandados embora (2 Reis 6:8-23). Impressionados com isso, os sírios cessaram de molestar Israel.
17. Em certa ocasião Samaria foi sitiada e a população sofria de fome terrível. O rei quis matar Eliseu mas este previu um livramento do Senhor durante a noite e isto aconteceu: o exército sírio foi tomado de pânico imaginando que os hititas estavam atacando, fugiram e deixaram tudo o que tinham para os samaritanos (2 Reis 6:24 - 7:20).
Eliseu continuou tendo influência benéfica sobre o reino de Israel, cujos reis eram maus e rebeldes ao Senhor. O jovem rei Joás foi visitá-lo em seu leito de morte, e nessa ocasião Eliseu profetizou que ele teria vitória sobre os sírios, mas não os feriria suficientemente e que eles voltariam à guerra. Depois da sua morte e sepultamento ocorreu um último milagre, com a ressurreição de um morto cujo corpo foi lançado na sepultura de Eliseu.
Conhecido como "o homem de Deus", Eliseu provou o seu direito ao título mediante seu zelo por Deus e pelo serviço carinhoso que prestou a muitos, sempre fazendo o bem, ensinando e ajudando os outros.

VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...