quarta-feira, 4 de março de 2015

Homem de Deus x Profeta Velho


I Reis 13: 1, 11 "Eis que por ordem do Senhor, veio de Judá a Betel um homem de Deus... Morava em betel um profeta velho...".




Esse texto nos dá muitas lições que devem ser observadas com muito temor e vigilância.
Se verificarmos o capítulo 12 nos deparamos com a separação das tribos de Israel: dez tribos seguem Jeroboão, Judá e a tribo de Bejamim seguem a Roboão, e isso gerou uma inimizade a ponto de quase haver uma guerra entre eles, que não aconteceu por intervenção de Deus I Reis 12.21-24.
O rei Jeroboão se tornou um rei problemático e idólatra, construiu dois bezerros de ouro e proibiu o povo de subir a Jerusalem para adorar ao Senhor. Também induziu o povo a adorar os bezerros que havia construido, fez santuários e constituiu sacerdotes fora da linhagem sacerdotal, ofereceu sacrifício aos bezerros, queimou incenso, enfim fez tudo que não agradara ao Senhor.
Então Deus deu ordem para um homem que segundo Ele, poderia ser chamado HOMEM DE DEUS em sua palavra.
Aqui nós podemos ver porque esse homem pode ser chamado de HOMEM DE DEUS:
  • Porque só um homem de Deus sairia de Judá e se dirigiria a Betel para profetizar contra o rei de Israel em tempos de inimizade política. Ele poderia ser morto! Saiu de seu conforto, dirigido totalmente por Deus. Naqueles tempos era assim: o profeta procurava os reis, líderes.
Hoje tem sido diferente, os tais "profetas de Deus" são buscados.
Antes um profeta atravessava uma cidade para dar uma palavra de Deus, hoje em dia as pessoas atravessam uma cidade atrás de profetas que, na verdade, vivem em seu conforto se dizendo homens e mulheres de Deus.
Se esse determinado profeta não agrada à pessoa que o procurou, ela continua buscando.

  • Ele era um homem de Deus porque teve sensibilidade em ouvir a voz de Deus, não questionou, não pensou em si próprio e sim em obedecer.
Hoje estamos rodeados de "homens de Deus" que a tempos não ouvem a voz de Dele.
Eles não se lembram da simplicidade da Palavra, inventam coisas, fórmulas, e geralmente coisas que agradem a seu próprio ego.

No verso 11 vemos: "...havia em Betel um profeta velho".
A pergunta é: Porque Profeta Velho? Será que é porque ele tinha uns 100 anos, era um sábio? Vamos verificar o texto:
  • Jeroboão constituiu sacerdotes segundo seu próprio parecer, construiu bezerros de ouro, levou o povo à idolatria, prestou adoração e sacrifícios a esses bezerros, levou o povo ao pecado e tudo isso debaixo do nariz deste "velho profeta". Então, porque velho?
Porque tudo estava acontecendo debaixo de seu nariz e ele não disse nada, não foi contra, não usou de sua autoridade para profetizar.
DEUS NÃO PODIA MAIS CONTAR COM ELE E, POR ISSO, ERA CONSIDERADO VELHO.

Para Jeroboão, ele até podia ser considerado um profeta, mas para Deus, ele não passava de um profeta velho, fora de uso.
Assim como muitos de nós temos títulos diante dos homens, mas para Deus estamos velhos, fora de uso, Ele não pode mais contar conosco, as coisas acontecem e ficamos quietos, deixamos acontecer, o que importa é que tenhamos um título.

Aquele homem tinha um título diante de Jeroboão, mais diante de Deus não passava de um profeta velho.

Quando o profeta se cala Deus levanta homens que Ele mesmo prepara.
Hoje temos visto muitos homens se intitulando profetas e se dando outros títulos, mas para Deus estão fora de uso, não se pode mais contar com eles.
Enquanto estão em seu conforto, expondo seus diplomas, posições e títulos, as coisas estão acontecendo!
Contudo, o que importa são seus títulos diante dos homens.

VOCÊ PODE SER CONHECIDO POR SEU TÍTULO, PORÉM PARA DEUS, PODE SER APENAS UM PROFETA VELHO, FORA DE USO.
  • O profeta velho é invejoso. Veja o que ele fez: mandou seus filhos irem até o homem de Deus e dizerem: "Eu tambem sou profeta como tú (v 18)". Ele deixou de ser usado por Deus por estar de de olhos fechados para o que o rei fazia e agora tentava atrapalhar o homem que Deus realmente estava usando.
Isso fala de inveja, de ,não querer perder a "boquinha " estar sempre por cima, sempre nas manchetes.
Nos ensina também que como homens de Deus devemos tomar cuidado com os profetas velhos porque eles podem gerar morte, tirar você do propósito.


Estou querendo dizer que se você é um homem de Deus, fique onde Deus te chamou, faça o que Deus te mandou fazer, não se envolva com aquilo que aparentemente está fazendo sucesso, que está na mídia ou está dando dinheiro.
Lembre-se: cada um tem a sua porção da parte de Deus.

Portanto seja um homem de Deus, usado por Deus, faça o que Ele te mandou fazer e nunca se deixe levar pelos profetas velhos, fora de uso. No final pode haver um Leão que queira te engolir.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...