terça-feira, 8 de janeiro de 2013

AUSCHWITZ ATINGE NÚMERO RECORDE DE VISITANTES EM 2012

 





O memorial de Auschwitz-Birkenau registou um número recorde de visitantes durante o ano de 2012: 1.430.000 visitantes no total. Segundo as autoridades responsáveis no local, este é o maior número de visitantes num só ano desde a abertura deste memorial ao Holocausto há 65 anos atrás.

O número de visitantes vai aumentando de ano para ano, sendo agora o triplo de há uma década atrás.

O diretor do Memorial, Piotr Cywinski, ao informar sobre estes novos números, afirmou ainda que nesta última década Auschwitz tem-se tornado "um memorial fundamental" para toda a Europa.

O número de visitantes aumentou drasticamente depois que a Polônia se juntou à União Européia, em 2004, tendo servido de "estímulo" para que pessoas oriundas de toda a Europa viajassem até à Polônia, ainda mais com a abertura de novas rotas aéreas até à cidade de Cracóvia, a cerca de 70 kms do Memorial de Auschwitz.


A maior parte dos visitantes - 446 mil - são provenientes da própria Polônia, seguido de grandes números oriundos da Inglaterra, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Israel e outros países.

O turismo crescente é importante para a preservação da História do Holocausto, mas é ao mesmo tempo prejudicial para os barracões de madeira e outras estruturas existentes no local sem grande capacidade de resistência.

Estão a decorrer enormes esforços para a preservação do local, com o envolvimento de modernos laboratórios dedicados a salvar objetos que pertenceram às vítimas do campo e suas estruturas.

O objectivo é manter o local o mais semelhante possível àquilo que existia em Janeiro de 1945 quando as tropas soviéticas liberaram o campo de extermínio nazi.

Os nazis alemães assassinaram pelo menos 1,1 milhões de pessoas nos campos de extermínio de Auschwitz-Birkenau, sendo a maioria judeus, mas também políticos polacos, ciganos, gays e outros.

Shalom, Israel!

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...