terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Quando Deus nos manda a Moriá

 

 
Gn. 22:1, 2
Comentários: O nome Moriá é derivado da palavra Mora, que em hebraico significa Temor. Nesta montanha o temor de Deus percorreu toda a terra. 
A história que a igreja mais conhece é aquele onde vemos o Senhor Deus fazendo uma prova com Abraão, pedindo o seu filho em holocausto. Então Abraão obedecendo à ordem de Deus, vai para a terra de Moriá, onde Deus mostraria o monte, o qual Abraão deveria sacrificar seu filho Isaque. Abraão obedeceu. No monte, o jovem vendo a lenha o fogo, e o cutelo, perguntou ao seu pai Abraão, onde está o cordeiro, ele então respondeu, Deus proverá. Deus proveu a necessidade de Abraão, então dentro da teologia conhecida, dizemos que Deus é Deus provedor (quando preciso de emprego, casa própria, enfim: todas as nossas necessidades materiais).Porém se lermos atentamente a palavra de Deus, o que Deus proveu para Abraão foi a salvação de Isaque, provendo um cordeiro, que tomou o lugar de Isaque no holocausto. (Deus proveu salvação). Deus não proveu a Abraão Ovelhas, nem terras, nem ouro, nem prata, nem camelos, Deus não proveu  riqueza alguma para Abraão naquele momento, somente a salvação de seu filho. Quando Deus quis fazer um sacrifício humano, Ele sacrificou a Se próprio. Olhando por este ângulo de provisão material que já estamos acostumados, só nos resta agora orar e começarmos a pedir o Senhor bênçãos de prosperidade sobre nós, e após a oração fazer o apelo, e bênção final. 
Introdução: Moriá é conseqüência dos nossos atos:
Quando nós lemos a história de Abraão e Isaque na terra de Moriá, ficamos um tanto perplexo com atitude de Deus com relação a Abraão, porque ao mesmo tempo em que o Senhor Deus o abençoou, Ele tomou a bênção. Como um Deus todo poderoso, Onipotente  , Onisciente e Onipresente, pede agora um ser humano em  holocausto( sabemos que Deus é onipotente, e onipotência de Deus não pode ser discutida) ,é porque esse pedido se parece com um pedido de um deus moloque( o deus do fogo dos amonitas e moabitas ). É dessa maneira que agem os falsos deuses, que exigiam dos seus seguidores coisas quase impossíveis, inclusive sacrifícios humanos.
Olhando para essa passagem bíblica, tendo como pano de fundo esse acontecimento, chegamos à seguinte conclusão: Moriá não veio a Abraão somente porque Deus quis provar a sua fidelidade. Isso não aconteceu por acaso, além de Deus provar a fé de Abraão, a sua ida a Moriá foi conseqüência de alguns erros cometidos pelo  “Amigo de Deus”. (Tg.2:23) Quais são esses erros!  Vejamos: Gn. 22. 1:Depois destas coisas,provou Deus  a Abraão....... A pergunta é esta: quais coisas?Foram alguns erros que Abraão cometeu em Gn. 21. Esses erros foram a causa pelo os quais o Senhor Deus convocou Abraão à Moriá.Talvez você tem passado por algumas situações em sua vida, talvez você tem sido convocado por Deus para estar no seu Moriá. Porém quero dizer-lhe uma coisa: Ninguém vai a Moriá por acaso. Deus só nos manda a esse monte quando cometemos alguns erros, como Abraão cometeu.

Desenvolvimento: Depois do nascimento de Isaque , o relacionamento de Abraão com Deus mudou. Gn.21: 8: Cresceu o menino, e foi desmamado, e Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.Isaque quando foi desmamado teria entre  três a três anos e meio de idade,  quando o Senhor Deus chama Abraão a Moriá, ele já era   adulto( alguns comentarista dizem que Isaque já tinha vinte e cinco anos de idade),Se estiver exata essa cronologia ,significa que Abraão passou um tempo muito grande sem erigir um altar ao Senhor, logo ele que sempre foi um homem de altar. Ao contrário, ele se esqueceu de Deus após ter recebido a sua bênção, ele se tornou festeiro, se Abraão tivesse levantado um altar em agradecimento a Deus, teria evitado a contenda entre Isaque e Ismael.
Aplicando a nossa vida: Tem pessoas que vêem a igreja em todos os cultos, pedindo a Deus um emprego, depois que ele é abençoado, ele não vem mais aos cultos porque está cansado, precisa dormir, precisa descansar, agora não tem mais tempo pra Deus. Agora só tem tempo para as festas de aniversário, confraternização com o pessoal da seção de trabalho. Observem: geralmente são nestas festas que vem as disputas, as competições. E quando vem a igreja é para mostrar o carro novo, a roupa nova, principalmente se no dia está na igreja um pregador famoso. Isto é festival de massageamento do ego e endeusamento de homens. Este é o momento quando somos convocados ao Moriá para reaprendermos a fazer altares. 
Firmou aliança, num relacionamento errado com o filisteu Abimeleque: Gn.21:27: Tomou Abraão ovelhas e bois, e os deu a Abimeleque, e fizeram ambos aliança.Abraão fez um acordo com Abi meleque rei dos filisteus sem consultar a Deus.E mais do que isto, ele presenteou-o com animais que deveriam ser usados em sacrifícios, nos altares erguidos a Deus. Abraão já estava tão desacostumado com a prática da adoração a Deus, que esqueceu esta prática, e desfez para o ímpio aquilo que era para adoração ao Senhor. (eram animais consagrados para o uso em sacrifício a Deus).
Aplicando a nossa vida: Estamos usando o que é do Senhor nas coisas que são do mundo. Quantas pessoas que louvam ao Senhor escolhendo o local, porque têm locais em que o cantor aparece, a platéia é mais interessante, tem muita gente para aplaudir. Tem pessoas que tem o chamado de Deus para pregar a sua palavra, depois usa o dom da palavra para fazer política. Quando estiverem diante de Deus, o que dirão? Fui obrigado Senhor! Não haverá desculpas: Ex. 34:7b:...Contudo, ao culpado não por inocente.....Deus não aceita essa mistura pecaminosa que está permeando a igreja, fazendo acordo espúrios , dando ao mundo nossos talentos e dons.O Senhor Deus nos convocará a Moriá.Para reaprendermos a consagrar ao Senhor de forma total e absoluta.Os sacrifícios para Ele é só Dele.O senhor não divide a Sua glória com ninguém. 
Abraão esqueceu como fazer altar então ele plantou um bosque para invocar o Senhor. Gn. 21: 33: Plantou Abraão um bosque em Berseba, e invocou ali o nome do Senhor, o Deus eterno. Abraão aqui comete um erro gravíssimo: ele estava imitando os idólatras cananeus ao plantar bosque e oferecer ao Senhor, Abraão tornou-se irreconhecível, o que aconteceu com esse homem pergunto: Ele que foi sempre homem de altar, ele esqueceu que Deus sempre pediu foi altar com sacrifícios, e um coração inteiramente voltado para Ele. Plantar árvores, nesse caso representa uma vida sem compromisso, árvores crescem ao relento, sem precisar de muitos cuidados. Já o altar é diferente: o altar tem que ser feito pelo ofertante com muito zelo e dedicação, tijolo por tijolo.
Aplicando a nossa vida: Isto fala do nosso relacionamento com Deus, do nosso empenho, nossa dedicação ao serviço ao Senhor. Isto fala do nosso compromisso, onde muitas vezes temos trazido para as nossas igrejas, para os nossos lares, muitas coisas que são do mundo, e que não somam nada em nossa vida, e até mesmo divide. Não podemos definitivamente levar a nossa vida espiritual ao acaso, temos que ser firmes no Senhor. 
Conclusão: Depois desses erros, o Senhor Deus chama o velho patriarca a Moriá, para reaprender uma lição esquecida depois de receber uma bênção. A vida de altar tem que continuar. Quando perdemos: 
O primeiro amor,
O viver profético
Quando nos empolgamos com a bênção,
Deus nos faz subir a montanha e voltar a fazer sacrifícios. Então Deus exige a bênção que recebemos. No caso de Abraão foi Isaque, e no seu caso, e no nosso caso, o que Ele vai pedir. 
A ida a Moriá  é necessária pelo menos por três motivos: 
Quando não somos mais os mesmos e precisamos voltar ao primeiro amor: é quando nos esquecemos de levantar altares a Deus
Quando perdemos o viver profético: quando levamos a vida espiritual empurrada com a barriga, sem visão, sem vida com Deus,sem levantar altares.
Quando nos empolgamos com a benção e nos esquecemos do abençoador: A bênção nunca será maior do que o abençoador, e por muito que ela seja grande nunca será a última
Portanto temos que continuar tendo vida com Deus, erigindo altares, ou correndo o risco de parar em Moriá.  
Pense nisto!


VIA  GRITOS DE ALERTA / INF PLOX

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...