segunda-feira, 12 de agosto de 2013

20 Perguntas que as Testemunhas de Jeová precisam responder



"Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;" [Colosseses 2:9]

De acordo com a doutrina das Testemunhas de Jeová, sem o "corpo governante" (grupo formado por 10 homens, nos EUA), a Bíblia jamais será entendida. Declaram: "Meramente ter a Palavra de Deus e lê-la não basta para adquirir conhecimento exato que coloca a pessoa no caminho da vida"[A Sentinela, 01/09/1991]

Além disso, crêem que Jesus foi criado por Deus no céu como o arcanjo Miguel, e encarnou como Seu filho para restaurar o homem do pecado de Adão, sem lhe garantir vida eterna, somente uma condição melhor de vida na terra. Em suma, creem que Jesus não é Deus [Jeová], apenas um deus menor encarnado.


Em virtude disso, existem algumas perguntas que as TJ's precisam responder se realmente veem Jesus como sendo apenas um deus secundário:
  1. Em nome de quem deve nos reunir? (Mt 18.20; I Co 5.4)
  2. Os demônios são submetidos em nome de quem? (Lc 10.7; At 16.18)
  3. Arrependimento e remissão dos pecados devem ser pregados em nome de quem? (Lc 24.47)
  4. Em nome de quem devemos crer e receber o perdão dos pecados? (Jo 1.12; 3.16; At 10.43; I Jo 3.23; 5.13)
  5. Por qual nome - e nenhum outro - podemos obter salvação? (At 4.12)
  6. Que nome que, invocado, traz resposta à nossa oração? (Jo 14.13,14; 15.16; 16.23,24)
  7. Em nome de quem o Espírito Santo é enviado? (Jo 14.26)
  8. Que nome e autoridade foram invocados pelos discípulos na cura de doentes e paralíticos? (At 3.16; 4.7-10,30)
  9. Que nome dever ser invocado, na palavra de Paulo? (I Co 1.2)
  10. Que nome está acima de qualquer outro nome? (Ef 1.21; Fp 2.9-11)
  11. De acordo com Atos 1.8, de quem devemos ser testemunhas?
  12. Com a ênfase colocada sobre Jeová, podem as Testemunhas dizer honestamente que são obedientes a Atos 1.8?
  13. Desde que as Testemunhas de Jeová concluem que Jesus representa um papel secundário no criar do universo, por que é dito na criação que 'por intermédio (dia, no grego) de Cristo (Jo 1.3) passou ela a existir'. Temos então de concluir acerca de Jeová, quando Rm 11.36; Hb 2.10 diz que a criação veio por intermédio dele (Jeová) que também Ele é a primeira criação? (Ap 21.6)
  14. Se a mesma palavra usada para descrever o trabalho de Jeová na criação é usada para descrever o mesmo trabalho de Cristo na criação, tal situação não é contra o argumento da Torre de Vigia, ao afirmar que Cristo teve uma participação secundária?
  15. Jeová diz em Is 44.24, (TNM) 'Eu, Jeová, faço tudo, estendo o céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?' Como pode você conciliar essa declaração com o ensino da Torre de Vigia, que declara ter Jeová primeiro criado Cristo que criou todas as demais coisas?
  16. Os eruditos gregos, unanimemente concordam com a declaração de que Cl 2.9 ensina a deidade absoluta de Jesus. Pode você indicar o nome de um erudito grego ao lado de J. H. Thayer que concordo com a forma da Tradução do Novo Mundo neste versículo?
  17. O que você pensa que isto significa sobre a natureza de Cristo, quando se declara a 'plena medida', 'completamente', 'totalmente' e 'absoluta' deidade habita nele (Cl 2.9)?
  18. Você admite que é importante usar os confiáveis manuscritos quando se traduz a Bíblia?
  19. Por que a Tradução do Novo Mundo se coloca contra a maioria dos melhores e confiáveis manuscritos hebraicos para sustentar sua tradução de Zc 12.10?
  20. De acordo com os mais respeitáveis manuscritos hebraicos, quem é Jesus em Zc 12.10?
Sobre a decisão de que somente os 10 homens possuem a verdadeira revelação da Bíblia para os testemunhas de Jeová, o apóstolo Paulo diz o seguinte: "as sagradas letras tornam o homem sábio para a salvação pela fé em Jesus" [2 Tm 3.15]; logo, se qualquer pessoa ler a Bíblia, e somente ela, achará a "fórmula da vida eterna": crer em Jesus. 

A Bíblia conta a história do homem desde os primórdios. Mostra como ele caiu no lamaçal do pecado, não obstante declara que Deus não o deixou entregue à própria mercê, mas enviou seu Filho Unigênito para salvá-lo.

Assim, o homem saberá que sem Jesus não há salvação. Ele não procurará em Buda, em Maomé, em Krishna, e nem mesmo numa organização religiosa a salvação, pois a Bíblia é absoluta e verdadeira ao enfatizar que a salvação do homem vem exclusivamente por meio de Jesus. [Jo 1.45; 5.39,46; Lc 24.27,44; At 4.12; 10.43; 16.30,31; Rm 10.9-10].

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