terça-feira, 12 de novembro de 2013

A RESPOSTA DE DEUS .

Muitas vezes em nossas vidas , passamos por situações que nos levam a viver a verdadeira fé em JESUS CRISTO.
Problemas , enfermidades , lutas etc , situações adversas que nos colocam frente a um mar .

Chegamos ao ponto em que olhamos para o céu e de lá esperamos a resposta .
Agora , o mais difícil , creio eu , é lidar com o tempo de DEUS .

Sim ,pois o tempo de Deus não é nosso tempo , e as coisas são e sempre serão segundo as vontades dele e não as nossas .

Aprendi também que problemas nos aproximam ou nos afastam de Deus , DEPENDENDO APENAS DA FORMA EM QUE AGIMOS .


quero estender abaixo um pequeno estudo sobre o clamor e a resposta de DEUS para seus pedidos .

CLAMANDO A RECEBENDO RESPOSTA .

Nos captulos de Salmos 107:4-7, 12-15, 18-21, 27-31
 vemos situações vividas em nosso dia a dia , situações essas que podem nos levar até Deus , mas também , para os fracos , se afastarem de DEUS .
 Em Salmos 107:4, 27 – lemos os seguinte ... “Andaram desgarrados pelo deserto... Andam e cambaleiam como ébrios” – sem rumo, perdidos


O que fazer? O que é o melhor? Que decisão tomar?
 Talvez você esteja perdido no sentido até da vida. “Afinal de contas o que é que vou ser? Onde é que posso chegar? Até onde posso ir?”

 Talvez você esteja sem rumo, sem direção nos diversos aspectos da sua vida. Pode ser numa questão pessoal, pode ser uma questão familiar, pode ser uma questão fundamental que vai mexer com toda história da sua vida e da sua família
- v.4 – “...por caminhos solitários”
 Talvez a sua necessidade é que você está vivendo em solidão
 O ser humano é um ser social, ele não foi feito para viver isolado. Ele foi feito para interagir, para viver com outros
Talvez você esteja vivendo um momento em que esteja sozinho, se sente só até mesmo no sentido real da palavra. Você se sente sem amizades profundas, sem relacionamento profundo.
- Pode ser que você até tenha uma família, que você tenha amigos, mas mesmo assim você se sente só.
- “...não acharam cidade para habitarem”
- Talvez você esteja deslocado: “eu me sinto sem um lugar: sem um lugar na vida, na sociedade, na minha família... me sinto sem um lugar até a nível de moradia. Estou morando de favor; estou morando com os meus pais; estou morando na casa de um tio... eu preciso de um lugar, eu não tenho lugar...”
- Isso faz parte das necessidades básicas e fundamentais do ser humano. Talvez essa seja a sua necessidade
- v.5 – “Famintos e sedentos...”
 Fome e sede: os instintos mais veementes do ser humano. As necessidades prioritárias do homem para vida
 Quais são as suas necessidades mais urgentes? Quais são as suas necessidades mais veementes nesse dia?
- Talvez as suas necessidades mais urgentes estão no campo financeiro. Tá desempregado, ou está ganhando um terço do que ganhava antes.
- Talvez esteja no campo pessoal. São necessidades emocionais, psicológicas.
- Talvez a sua necessidade é uma enfermidade que está perturbando você, que está tirando a sua paz.

 Quais são os resultados quando você está com necessidades como estas apresentadas?
- v.5 – “...a sua alma neles desfalecia”
- v.12 – “eis que lhes abateu o coração com trabalho...”
- v.18 – “A sua alma aborreceu toda a comida, e chegaram até às portas da morte.”
-v.27 – “...e perderam todo o tino (sabedoria)”
- Pode-se notar que as necessidades estão ligadas a questões emocionais: desânimo, fraqueza, abatimento, depressão, angústias profundas
- As necessidades produzem angústia
- vs. 6, 13, 19, 28 - “E clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.”
O que é angústia? É uma agonia intensa, uma aflição intensa
 O ser humano não tem estrutura psicossomática (mente e corpo) para suportar uma vida toda de angústia
- Podemos passar pela angústia, mas não podemos viver em angústia. Se uma pessoa viver em angústia, ele será levado a um quadro de depressão profunda e ele vai ter problemas graves de coração e depois morrer

 O que fazemos quando as necessidades não são supridas e quando a angústia chega?
 A resposta está no Salmo: “clamaram”
 O que é clamar? É implorar, é bradar, é rogar.
- Quando você está diante de necessidades, você tem que CLAMAR, ROGAR, BRADAR, IMPLORAR

- Características de quem clama:
1- Quem clama não pode ter vergonha de quem está ouvindo
- Houve uma pessoa a algum tempo atrás que procurou o pastor Paulo César Brito, chegou até ele e disse que tinha feito de tudo para largar a cocaína e que não sabia mais o que fazer. O Espírito Santo colocou uma palavra no coração do pastor que orientou ao jovem que todas as vezes que o jovem tivesse vontade de cheirar cocaína, onde ele estivesse, ele teria que se ajoelhar e clamar a Deus para que o libertasse desse vício miserável. Na segunda-feira o jovem foi ao banco enfrentar uma fila para fazer um depósito e sentiu aquele impulso, aquele desejo de sair da fila e comprar droga, mas aí ele se lembrou do que o pastor havia dito: ele se ajoelhou no banco que estava lotado e clamou em alta voz: “Senhor, tem misericórdia de mim, me liberta desse vício maldito!”. Em outra ocasião ele estava dentro do ônibus e ele sente aquele desejo miserável, mas ele logo clama: “Senhor, tem misericórdia de mim, me liberta desse vício maldito!” e ele fez isso em vários lugares. Passa um certo tempo e o rapaz chega para o pastor e diz: “Pastor, Deus é maravilhoso, Deus usou o senhor..”, contou a história, “...eu estou liberto”.
- Se você clamar, não pode ter vergonha de clamar.

2- Quem clama não pode se deixar intimidar
- Exemplos: a mulher cananéia (Mateus 15:21 em diante) e o cego de Jericó (Lucas 18:35 em diante)
- Não permita que ninguém intimide o teu clamor

3- Quem clama tem que ser persistente
- A mulher não parou de clamar até que Jesus lhe atendesse. O cego não parou de clamar até que Jesus lhe atendesse
- Se você clama, tem que ser persistente.

4- Quem clama, tem que clamar a quem de direito.
- Tem gente que clama pra tanta gente errada, mas não clama para quem pode dar resposta. Clama para a irmã de oração, clama para o pastor, clama para o diácono, clama para o amigo... Vai clamar para quem é de direito.
- O cego estava clamando por Jesus, a mulher estava clamando por Jesus

5- Quem clama tem que ter objetividade
- “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada” – a mulher cananéia foi objetiva.
- “Ah Jesus! Ah Jesus!” – O que é isso? Tem que falar, tem que desembuchar
- Quando Jesus para a multidão e chama o cego, ele pergunta: “O que queres que eu te faça?” o cego responde: “Eu quero ver.” – ponto final. Ele não ficou fazendo rodeio: “Ah Jesus, tu sabes que ando aqui sentado nesse caminho... fica aqui um dia para veres como é que é. Senta aqui e ganha poeira na cara... senta aqui para ver...”
- Se você clama, não adianta ficar gritando, atirando como dando soco no ar: “Ai meu Deus, ai, ui...” – fala rapaz! Diz o que é! Diga para o Senhor, tenha objetividade, qual é o problema, qual é a necessidade.
6- Quem clama tem que ter fé na resposta.
- Você está clamando para quem? Para um boneco? Para um deus de gesso e de barro?
- Você está clamando para um Deus Todo-Poderoso que pode abrir qualquer porta e que pode dar qualquer resposta e que pode operar qualquer milagre – você tem que CRER!
- Se você clama, tem que acreditar que o Senhor pode atender o seu clamor e pode solucionar o seu problema
- Salmos 50:15
- Salmos 34:6
- Salmos 72:12
- Pode clamar, o Senhor vai trazer a resposta. Se Ele atende ao clamor dos filhos dos corvos (Salmos 147:9) e Jesus falou (Mateus 6:26) que somos mais valiosos que as aves dos céus, o Senhor não irá atender o clamor dos seus filhos?
- Salmos 40:1-2
- Jeremias 33:3

- v.7 – “E os levou por caminho direito”
- Eles estavam sem rumo, estavam perdidos e agora devido ao seu clamor, Deus está dando uma direção certa
- Provérbios 16:1

- Deus vai te dar uma direção, só que você vai ter que clamar
- “...para irem a uma cidade de habitação.” – v.30 “...assim ele os leva ao porto desejado”
- Além de Deus dar uma direção certa, ele dá um lugar certo.

- v.14 – “Tirou-os das trevas e sombra da morte”
- Livramento total. Ele livra você das coisas mais tremendas e terríveis, Ele te livra de qualquer mal
- Salmos 91:1-10

- “quebrou as suas prisões.” – libertação
- O Senhor pode libertar o seu filho, pode libertar a sua filha, pode libertar o seu marido, pode libertar a sua esposa, pode libertar você de qualquer coisa que está prendendo com cadeias do inferno, de qualquer pecado, de qualquer vício, de qualquer coisa terrível – o nosso Deus tem poder

- v.29 – “Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas.”
- Solução total do problema.

- Gênesis 18:14 – “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?”
- Lucas 1:37
- Deus pode resolver o seu problema. Não importa a grandeza, não importa o poder do problema. Não importa a sua pequinês ou a sua fraqueza diante do problema. O nosso Deus tem o poder de resolver definitivamente o problema que te cerca.

1- v.20 – “Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição.”
- Basta Deus enviar a Sua palavra. A palavra do nosso Deus tem poder
- Hebreus 1:3 – “sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder”
- Salmos 33:9

- Se Deus desejar trazer uma resposta e uma solução para o seu problema AGORA enquanto você lê esta mensagem, basta que Ele libere uma palavra e então não há poder de diabo, não há poder de problema, basta apenas UMA PALAVRA.

- Não queira trazer Deus para a sua dimensão. O nosso problema é que a gente quer dimensionar Deus para a nossa dimensão: “Poxa, pra mim resolver este problema eu vou ter que levar 3 anos...”; “...para resolver este problema é 10 anos...”

2- v.30 – “Então eles se alegram com a bonança”
- Um pouco antes diz assim no v.28 “Então clamam ao Senhor na sua tribulação”
- Vem um tempo de bênção na sua vida. A sua vida pode ter muitas tormentas, muitas necessidades, mas vem um tempo de alegria pra você. Se você crê, receba essa palavra em nome do Senhor Jesus.

3- v.8, 15, 21, 31
- Apesar da sua luta, da sua dificuldade você foi pago por um bom preço, você foi salvo ou então você que ainda não aceitou a Cristo como seu Salvador, olha a oportunidade que está sendo apresentada, sabe por que? Porque o Senhor é bom.

- Sabe por que Deus transforma a tempestade em bonança? Sabe por que Ele supre as nossas necessidades? Porque o Senhor é bom. E por causa das suas maravilhas e da sua bondade, nós devemos louvar o seu nome. Você já louvou a Deus hoje? Você já engrandeceu a Deus hoje?
- Salmos 136:1-4 e ele termina os 26 versículos dizendo: “Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade dura para sempre.”
- Você deve louvar ao Senhor: você está doente? Louve. Você está em aflição? Louve. Você está atribulado? Louve. Você está em vitória? Louve. A porta foi aberta? Louve. A porta está fechada? Louve. A coisa está feia? Louve. A coisa está boa? Louve.
- Só Ele é digno de receber o louvor, a honra e a glória.
- Salmos 116:1-10
- A aflição é coisa do passado. As angústias do inferno são coisas do passado. Os laços são coisas do passado. “Quase que eu morri” – é coisa do passado. “Eu estava no túnel da depressão” – é coisa do passado. Porque o Senhor ouviu o meu clamor, atendeu a minha necessidade, por isso eu posso invocá-lo enquanto eu viver.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...