sexta-feira, 1 de agosto de 2014

OS INSTRUMENTOS DO CASTIGO



Início do Shabbat / Beginning of Shabbat:

01-08-2014 às / at 20:47
Fim do Shabbat / End of Shabbat: 
02-08-2014 às / at 20:46

(Hora de Lisboa / Lisbon Time - GMT)  





Alertamos que todas as semanas publicamos novos estudos .



Os que estudam a Palavra sabem que O Altíssimo usa muitas formas de castigar os que se revelam rebeldes e ímpios perante a Sua face.

Se nós atentarmos nas palavras do Todo-Poderoso, escritas para todos nós, vemos que O Senhor da Vida castiga toda a impiedade e iniquidade (“anomia”= pecado = transgressão ou ausência da Sua Lei/Torá na vida dos homens), ainda que não o faça, de imediato, pois Ele é longânimo e deseja que todos os homens se salvem e juntamente venham ao conhecimento da Verdade, i.e. da Sua Lei/Torá e do Seu Filho Yeshua, a Torá viva, para que tenham vida abundante.

Mas aos que preferem caminhar numa desobediência consciente, afrontando O Todo-Poderoso, Ele se “ocupa” deles ao tempo por Ele determinado. Veja-se o exemplo do castigo da idolatria que O Eterno refere no 2º mandamento da Sua Lei:

Êxodo 20:4-6 – “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, YHWH teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos”.

Na Sua Palavra é-nos dito que Ele exerce misericórdia para com todos os que O amam e guardam os Seus mandamentos. Mas os outros cedo são ceifados –Salmo 37:1-2. Os critérios que ditam a vida e a morte do ser humano são os Dele. Ele pesa-nos em balanças, como o fez com Belsazar, Rei dos Caldeus, na própria noite em que foi morto – Daniel 5:25-30.

Mas, O Eterno não castiga somente os homens. Ele castiga igualmente povos que não ouvem a Sua voz e não querem andar nos Seus caminhos. Podemos entender que Ele está castigando alguns povos quando vemos grandes desastres “naturais” que se abatem sobre algumas nações, ou quando vemos o estalar das guerras (que há muito também estão profetizadas).

Demos alguns exemplos:

Não foram os exércitos de Nabucodonosor usados como instrumento de castigo do Alto e Sublime quando vieram sobre Judá para levar a nação cativa para Babilónia durante 70 anos? Porquê? Porque não respeitaram o descanso da terra de 7 em 7 anos, durante 490 anos, como lhes tinha sido ordenado e que eles juraram cumprir.

Depois dos 70 anos de cativeiro em Babilónia não foram os de Judá libertados através da invasão dos exércitos medo-persas, comandados por Ciro, o Persa, ao qual O Eterno chama de “Meu ungido, ainda que não Me conheças” – Isaías 45:1-3?

Não suscitou YHWH os exércitos dos Medos contra Babilónia como castigo pela destruição do Templo de Salomão à mão dos Caldeus – Jeremias 51:11, 28-29?

Não foi o Reino do Norte (Efraim/Israel) tirado da sua terra e espalhado entre as nações, quando os Assírios entraram como assolação e os levarem cativos em 722-721 a.C.? YHWH enviou profetas (e.g. Amós) para que eles se arrependessem, mas eles não os quiseram ouvir. E porque se mantiveram na rebeldia da idolatria foram levados e “acabaram” como nação aos olhos das nações…até ao dia de hoje.

Enfim, os exemplos são numerosos…

Possamos nós aprender com os erros dos outros e manter a nossa fidelidade ao Altíssimo YHWH dos Exércitos. Em andarmos nos Seus caminhos há grande recompensa: Salmo 19:7-11


AlleluYAH

Ora vem YHWH bendito! Dá-nos já hoje a porção do Teu Espírito para compreendermos a Tua santa Palavra e nela esperarmos.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...