sábado, 6 de dezembro de 2014

QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA PECADO ????




Se você pedir para alguém definir o conceito de pecado é bem possível que ela passe uma lista de mandamentos, listando assassinato, roubo e outras ações proibidas.
O Hebraico, no entanto, usa a palavra "חֵטְא" (pronunciada: chet) para pecado. A palavra "לְהַחטִיא" carrega a ideia de cometer um erro e errar um alvo.
Qual é o significado de Pecado em Hebraico?
Juízes 20:16 diz isto sobre os guerreiros de Benjamin: “Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam.” Esta fraseלֹא יַחֲטִא (pronunciada: lo yachti) significa “errar o alvo”.


Relacionado com "חֵטְא" (pronunciada: chet) há uma forma mais larga desta palavra "חַטָּאת" (pronunciada: chatat) era o nome da “oferta de pecado” no Templo de Jerusalém (Lev 4:3).


É de tirar o fôlego ver como o idioma hebraico funciona. Essa mesma palavra que significava “pecado/cometer um erro /errar o alvo”, conectada com a oferta de pecado no próprio Templo, se transforma em uma palavra que pode significar o conceito de purificação!

Em Levítico 14:49, os israelitas são instruídos sobre como purificar a casa de fungos estranhos, “Para purificar a casa, ele deve oferecer dois pássaros…” A frase “para purificar a casa” é"לְחַטֵּא אֶת־הַבַּיִת"  (lechateh et habait) em hebraico tem a palavra "חֵטְא" (chet) – a mesma palavra conectada com “pecado/oferenda de pecado”. Tanto que no moderno Estado de Israel, usamos o termo"חִטֵּא" (pronunciada: chiteh) para definir “desinfetação”.

Nenhum comentário:

“Não chame meninas de princesas”, diz campanha da Avon

Uma campanha da Avon tem gerado polêmica nas redes sociais por pedir aos pais que não chamem suas filhas de “princesas”, dizendo que o elo...