terça-feira, 16 de novembro de 2010

SBT PODE CHEGAR A FALÊNCIA SEM TELE SENA

Depois de 12 anos tramitando em silêncio, ação judicial que pode tirar a Tele Sena de circulação chega aos desdobramentos finais. Contigo! teve acesso, com exclusividade, ao caso que tira o sono de Silvio Santos e que pode abalar o SBT.

Últimos capítulos
Até agora, apenas os corredores silenciosos da cúpula do poder no Brasil acompanhavam os últimos capítulos de uma longa novela, que se arrasta desde maio de 1992. Trata-se de um episódio complexo que, dependendo do desfecho, pode causar um abalo nas finanças do SBT ou até mesmo a morte da emissora de Silvio Santos, segundo ele próprio.

Caça-níqueis

Há três semanas, o governo recebeu uma representação - documento em que se expõe uma situação jurídica de interesse coletivo e cobra-se uma providência. O documento pede que, a exemplo do que ocorre com os bingos e caça-níqueis, a venda da Tele Sena seja proibida em todo o país.
Foto: Renato Pizzuto
960 pessoas deixaram de ganhar o prêmio de R$ 300 mil cada em conseqüência de uma bola sorteada e depois excluída


Jogo camuflado
Esse documento, na verdade uma ação popular, teve desfecho em 2000, quando a Justiça Federal em São Paulo concluiu que a Tele Sena é jogo camuflado de título de capitalização.

O sustento do SBT
O que torna o desaparecimento da Tele Sena algo tão grave é o fato de que, conforme o próprio Silvio Santos afirmou em carta anexada ao processo, o título de capitalização sustenta o SBT.

Desabafo
"Eu preciso da Tele Sena para salvar o SBT", desabafa, na carta, Silvio. Ele também conta toda sua trajetória como empresário, ataca a Rede Globo e afirma que a Tele Sena sustenta não apenas o SBT, mas todos os outros negócios do grupo.

Briga na Justiça
Mas a carta de Silvio não comoveu os juízes. No acórdão - decisão a respeito de um processo -, publicado dia 6 de agosto de 2000, os desembargadores do TRF foram unânimes em decidir que a Tele Sena não passa de um jogo camuflado de capitalização, que ilegalmente se beneficia da poupança popular.


Foto: Daniel Kfouri
Marcos Diegues, advogado
Ilegal
Ao dar sua sentença, a desembargadora Therezinha Cazerta observou que a "carta manuscrita pelo senhor Silvio Santos, antes de socorrê-lo, acaba por ratificar mais ainda que a Tele Sena é ilegal e lesiva à moralidade administrativa". E completa: "Na verdade, a Tele Sena somente enriquece o senhor Silvio Santos".

Enquanto isso...
O processo contra o título de Silvio Santos - um calhamaço de 3,5 mil páginas - segue na Justiça. Enquanto isso, a Tele Sena continua sendo vendida e, segundo autoridades ligadas à defesa do consumidor, esbarrando na lei.

Jogo de azar
Para o advogado Marcos Diegues, do Instituto de Defesa do Consumidor, os compradores da Tele Sena deveriam ter o direito de assistir aos sorteios ao vivo. "Caso contrário, o título pode ser configurado como jogo de azar, o que é ilegal", observa Diegues.

Trama complexa

A possibilidade de a Tele Sena sair do mercado iria atrapalhar um dos maiores negócios de Silvio Santos. No mercado, comenta-se que, ainda neste ano, o empresário passaria boa parte da emissora para um grupo formado pela mexicana Televisa, uma empresa de televisão americana e executivos brasileiros ligados à telefonia. Além de atrapalhar o negócio, o fim da Tele Sena certamente iria despencar a cotação do SBT, avaliada entre 1 bilhão e 1,5 bilhão de reais.
Fácil de ganhar?

A pedido de Contigo!, José Dutra Vieira Sobrinho, economista e professor de matemática financeira, calculou as chances de ganhar na Tele Sena em comparação à Loteria Federal:

1 em 525 vezes é a probabilidade de ganhar em qualquer prêmio na Tele Sena

1 em 5 vezes é a chance na Loteria Federal

105 vezes mais fácil ganhar um prêmio na Loteria Federal do que na Tele Sena

1 em 3,5 milhões de vezes é a possibilidade de ganhar sozinho um dos prêmios de 500 mil reais da Tele Sena

1 em 75 mil vezes é a chance de levar sozinho a bolada da Loteria Federal

47 vezes mais fácil ganhar sozinho o primeiro prêmio da Loteria Federal do que na Tele Sena

REPORTAGEM EXTRAÍDA DA REVISTA CONTIGO

 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...