terça-feira, 16 de novembro de 2010

E LÁ VEM O ECUMENISMO - Chefe anglicano visita o Vaticano para celebrar união

Na próxima semana, o Arcebispo de Canterbury, Dr. Rowan Williams, comparecerá na celebração do aniversário de um conselho de unidade no Vaticano.

A visita acontece após as demissões de cinco Bispos Anglicanos que se converteram à Igreja Católica Romana.

Williams, o líder espiritual dos Anglicanos a nível mundial, visitará o Vaticano no dia 17 de Novembro em honra ao 50º aniversário do Conselho Pontifício pela Promoção da Unidade Cristã, de acordo com um comunicado de imprensa feito pelo gabinete de imprensa do Vaticano, na quarta-feira. Em parte, os objetivos do Conselho são a promoção do diálogo e da colaboração com as outras Igrejas e com as comunidades espalhadas pelo mundo.

John Zizioulas Metropolitano do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e o Arcebispo Kurt Koch, presidente do conselho, também irão comparecer.

No início desta semana, confirmou-se que cinco Bispos sairiam da Comunidade Anglicana para se juntarem à Igreja Católica. Na segunda-feira, Williams aceitou “com pesar” as demissões dos Bispos da Igreja de Inglaterra que foram embora sob a coordenação das mulheres, entre outras coisas.

Os Bispos emitiram um comunicado onde explicavam as razões que os levaram a abandonar o corpo Anglicano: “Com efeito, temos estado angustiados pelos desenvolvimentos na Fé e na Ordem no Anglicanismo, o que cremos ser incompatível com a vocação histórica do Anglicanismo e com a tradição da Igreja, há já quase dois mil anos.”

Disseram que se demitiriam das suas responsabilidades pastorais no dia 31 de Dezembro e juntar-se-iam a um ordinariato assim que a Igreja Católica Romana desenvolvesse um.

O Vaticano deu as boas vindas aos Bispos que incluíam três Bispos que ainda cumpriam funções e dois reformados.

No ano passado, o Vaticano tomou uma decisão histórica ao anunciar que criaria uma constituição apostólica que forneceria diretrizes ao Vaticano na integração, na Igreja Católica Romana, de Anglicanos descontentes. O Papa Bento XVI tomou a decisão em resposta aos inúmeros pedidos que recebeu por parte dos Anglicanos que estavam descontentes com a coordenação das mulheres e de Bispos gays não celibatários.

Serão anunciados mais detalhes sobre a coordenação, após uma reunião entre os Cardeais no dia 19 de Novembro. A Conferência de Inglaterra e do País de Gales dos Bispos Católicos, declarou que “nós iremos explorar o estabelecimento do ordinariato e as boas vindas serão alargadas àqueles que desejem fazer parte do mesmo.”

A estrutura permitiria aos convertidos entrar em completa comunhão com Roma, mas ainda preservariam certos rituais e tradições Anglicanas. Por exemplo, os clérigos casados poderiam tornar-se Padres Católicos mas não Bispos Católicos.

Um dos Bispos dissentes, John Broadhurst, o Bispo de Fulham, prevê que um êxodo de “milhares” de Anglicanos leigos irá ocorrer, assim que seja formado um ordinariato.

“Existem muitas pessoas interessadas. Algumas olham ativamente para o ordinariato,” disse o Bispo Broadhurst ao The Australian.

Fonte: Christian Post

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...