terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FRUTIFICAI E SEJA UMA BENÇÃO.

Frutificai: A fé com as obras é viva e válida

A Fé com obras é viva ! Tiago 2:26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. João 21:25 Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos. Onde você deseja que sejam escritos os seus feitos em Deus nesta vida. Numa folha de pão, num lembrete, numa agenda, num caderno, etc. O nosso modo de viver determinará o tamanho da lista. Se andarmos da maneira proposta por Deus, que é pela fé, com certeza atingiremos nosso alvo, não pelas muitas coisas que fez, mas pela profundidade e alcance daquelas feitas pela fé, marcas eternas que produzirão frutos mesmo após a morte.
Existe uma confusão acerca do texto de Tiago 2:26 no que diz respeito a obras, fé e salvação. Por causa do fato de não sermos salvos pelas obras, muitos alegam que não precisam fazer nada durante a vida cristã, uma vez que já creram em Jesus Cristo como Senhor e Salvador e logo estão salvos. O engano está em associar o tema fé e obras com salvação. O que este texto nos diz é que a nossa fé se torna invalida se não for demonstrada através de obras, mas então quais são as obras da fé ?Neste ponto surge um outro engano e desfazê-lo é o objetivo deste estudo. Tenho certeza que se perguntar a você qual a obra da fé irá responder “milagres”, também, mas existem outras manifestações em nossa vida que provam estarmos agindo pela fé, o perigo maior é que quando não enxergamos milagres concluímos que não tivemos fé e logo nos sentimos afastados de Deus, derrotados, incapazes e outras coisas piores.
Com base no texto de II Pedro 1: 5 – 7 podemos perceber claramente uma lista de 7 obras da fé, sendo que virtude (milagres-poder) é apenas uma delas. Ao nos depararmos com uma situação que exige de nós um exercício da fé, o mais aconselhável é que tenhamos sabedoria de Deus para discernir de que maneira devemos operar em fé, foi desta maneira que Jesus operou, vejamos alguns exemplos: Compaixão (piedade) - Marcos 6:34 E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. Virtude(poder-milagres) - Mateus 14:14 E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se dela, curou os seus enfermos. Amor e perseverança - Mateus 9:36 ao 38 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Domínio próprio - Marcos 8:1 ao 9 Naqueles dias, havendo de novo uma grande multidão, e não tendo o que comer, chamou Jesus os discípulos e disse-lhes: Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer.
Se eu os mandar em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho; e alguns deles vieram de longe. E seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto? Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Responderam: Sete. Logo mandou ao povo que se sentasse no chão; e tomando os sete pães e havendo dado graças, partiu-os e os entregava a seus discípulos para que os distribuíssem; e eles os distribuíram pela multidão. Tinham também alguns peixinhos, os quais ele abençoou, e mandou que estes também fossem distribuídos. Comeram, pois, e se fartaram; e dos pedaços que sobejavam levantaram sete alcovas. Ora, eram cerca de quatro mil homens. E Jesus os despediu. Note que em todas as situações Jesus dá uma solução, em cada uma delas Ele oferece o melhor remédio, na primeira o ensino da verdade, existem pessoas ao nosso redor que precisam aprender as verdades do evangelho mais do que receberem milagres e ensiná-las é uma obra da fé, outras necessitam de serem tratadas, pastoreadas, cuidadas antes de receberem milagres e fazer isso com elas é obra da fé, existem também pessoas em situações tão difíceis que só mesmo um milagre trará uma nova vida e ele também fez isso como demonstração de fé.
Há também no exemplo da multiplicação um ótimo exercício de fé, o domínio próprio, a falta dele pode nos fazer enxergar somente no natural e não crer no Deus do impossível. Espero que você note quantas obras da fé já realizou sem perceber. Não limite a ação de Deus, quando você orou e a pessoa não recebeu um milagre, nem sempre é falta de fé, é agir em uma das características da fé, talvez ela precise de alguém que pela fé ande em amor ágape ( o amor de Deus) ao seu lado, com amor fraternal (um verdadeiro irmão), piedoso (cheio de compaixão), perseverante na busca de uma solução, com domínio próprio para suportá-la na fraqueza, com conhecimento (sabedoria do alto para conduzir a situação), e por fim estar cheio do Espírito Santo para que no tempo de Deus compartilhe junto com a pessoa a manifestação de uma virtude (o milagre).
II Pedro 2:8 – 10: Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...