terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MP investiga se prefeito de Jandira pagava mensalinho a vereadores

O prefeito de Jandira (SP), Walderi Braz Paschoalin (PSDB), foi 
sepultado no Cemitério Municipal . Foto: Ricardo Matsukawa/TerraO prefeito de Jandira, Walderi Braz Paschoalin, foi assassinado na manhã de sexta-feira
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

O Ministério Público de São Paulo solicitou a quebra dos sigilos fiscais e telefônicos de seis dos 11 vereadores do município de Jandira. Eles são investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), por suspeita de corrupção. Segundo o promotor Roberto Porto, há indícios de que os políticos receberiam propinas para a aprovação de projetos da prefeitura.
Também é investigado pelo MP um ex-funcionário da prefeitura, que teria ligação com o esquema de corrupção. De acordo com o promotor, ainda é cedo para confirmar uma relação entre as denúncias e a morte do prefeito Walderi Braz Paschalin (PSDB), assassinado na manhã da última sexta-feira. "Estamos investigando esta hispótese", disse Porto ao afirmar que a apuração inicial aponta para o pagamento de um "mensalinho" de R$ 10 mil aos vereadores pelo prefeito.
Segundo Porto, a investigação começou após a morte de um ex-vereador da cidade, Waldomiro Moreira de Oliveira, o Mineiro, assassinado em julho deste ano. O promotor disse que o vereador entregou ao MP uma fita com uma gravação em que aparece conversando com outro legislador sobre o pagamento de R$ 200 mil para a aprovação das contas da prefeitura.
O promotor afirmou ainda que, após a análise da quebra do sigilo, serão ouvidas testemunhas sobre o caso. Ele disse que, pode ser pedida a quebra dos sigilos do prefeito assassinado. Segundo Porto, enquanto um grupo de promotores investiga a suspeita de corrupção envolvendo políticos da cidade, outro ficou responsável por acompanhar o trabalho da polícia sobre a morte de Walderi Braz Paschalin.
O nome dos vereadores e do ex-funcionário que tiveram seus sigilos quebrados não foi divulgado pelo MP.
O caso
O prefeito foi executado por volta das 8h em Jandira, enquanto deixava, acompanhado de seu motorista, um carro em uma rua próxima à rádio Astral, onde participaria do programa semanal Bom Dia Prefeito. Os criminosos fugiram de carro após passarem atirando pelo veículo do prefeito. O motorista, baleado na cabeça, passou por cirurgia no Hospital das Clínicas da capital paulista e segue internado em estado grave.
Quatro suspeitos do homicídio foram localizados após o carro que teria sido usado no crime ser encontrado. A família do prefeito suspeita de crime político.
Redação Terra

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...