sábado, 4 de dezembro de 2010

Notícias » Notícias WikiLeaks: política antiterrorista dos EUA prejudicaria o Brasil

Correspondências secretas da Embaixada Americana em Brasília que vazaram pelo site WikiLeaks, na terça-feira, expõem a frustração de diplomatas americanos com uma suposta falta de empenho das autoridades brasileiras no combate a atividades ligadas ao terrorismo ou a adoção de legislação específica. Para o professor de Relações Internacionais do Ibmec-RJ e coordenador de Estudos e Debates do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Leonardo Paz Neves, a adoção de uma postura antiterrorista pelo Brasil poderia "trazer um problema, uma tensão internacional que nós não temos".
Segundo Paz Neves, a postura brasileira no combate ao terrorismo, classificada pela diplomacia americana como: política de ser amigo de todos, diminui o risco do País virar alvo de ataques. "Quando se dá demasiada atenção para esse tipo de coisa você atrai muita tensão negativa e, para nós, isso não é tão importante assim, no sentido de que não acontece muito, não de que não seja sério".
Para o professor, ceder a pressões norte-americanas para tipificar o terrorismo e atacar determinadas instituições árabes, sem grandes provas, pelo menos inicialmente, pode prejudicar a tradicional e boa relação do Brasil com os países árabes. O delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Rio Grande do Sul (Adesg-RS), advogado Everton Marc, lembra que, apesar de esforços internacionais, não existe consonância sobre o que é terrorismo. "Não existe consenso acerca da definição de terrorismo porque isso poderia servir aos interesses políticos de determinado grupo no poder em um país, que poderá usá-lo desfavoravelmente contra outros Estados".
Nos documentos, a diplomacia americana afirma que pela falta de leis antiterroristas no Brasil, os acusados de envolvimento nessas práticas são enquadrados em crimes de lavagem de dinheiro e contrabando. Marc diz que a falta de uma legislação específica não representa uma tentativa de camuflar os delitos relacionados ao terrorismo, como relatam as autoridades americanas, mas sim de um "fenômeno em processo de entendimento no País, em virtude das características do nosso povo e da nossa cultura".
De acordo com os documentos vazados, motivações políticas ou ideológicas da Casa Civil, na época comandada por Dilma Russeff (PT), barraram a proposta de uma legislação antiterrorista brasileira. "Esse governo demonstra um interesse muito pequeno em questões terroristas", dizia trecho de um dos documentos. Especialistas citados nas correspondências afirmam que somente ataques como os protagonizados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), em 2006, poderiam ajudar a concretizar leis contraterroristas no Brasil.
Em outros documentos, datados de 2008, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, relata ao embaixador americano no Brasil na época, Clifford Sobel, sobre inclinações antiamericanas de integrantes do governo. Os americanos expõem ainda a preocupação dos EUA com a região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) e citam a prisão de indivíduos ligados ao Hezbollah, em São Paulo e Santa Catarina, com base em informações fornecidas pelos serviços de inteligência americanos.
Paz Neves afirma que as suspeitas de atividade terrorista na região podem estar relacionadas com a presença de grande comunidade de origem árabe, o que justificaria o envio de dinheiro para países como o Líbano. "São famílias enviando presentes, outros que vieram para o Brasil para mudar de vida e mandam dinheiro de volta... os americanos tiram daí essas suspeitas de financiamento para atividades terroristas, mas qualificar isso é muito complicado". Ele afirma que para que esse tipo de investigação fosse feita, seria necessário que houvesse uma motivação real de ameaça terrorista.
Credibilidade
O delegado da Adesg-RS diz é difícil identificar os verdadeiros interesses e objetivos do WikiLeaks com os vazamento das informações confidenciais fornecidas por fontes anônimas. "Como avaliar a credibilidade dos 'documentos' vazados e suas fontes? Seria também ação de hackers? Desinformação? Com os dados que dispomos hoje fica difícil forma uma correta opinião sobre a entidade", afirma.
Marc afirma que se as supostas correspondências trocadas entre diplomatas americanos sediados no Brasil seriam apenas comentários sobre a rotina de diplomatas. "Assim como eles fizeram, os nossos (diplomatas) também provavelmente produziram algo semelhante em relação a outros países e temas. Também faz parte do trabalho dessas pessoas traçarem o perfil de autoridades públicas e privadas do país que os abriga". Paz Neves diz que a exposição dos documentos pode mudar o clima de informalidade que marca os relatórios vazados.
O professor de Relações Internacionais diz, no entanto, que a postura americana no combate ao terrorismo é válida e justificada por episódios como o 11 de setembro. "Eles tem a preocupação muito grande e justificada em relação ao terrorismo, que é, de fato, uma das prioridades da segurança doméstica norte-americana, por isso, acho razoável que eles busquem em qualquer lugar do mundo qualquer resquício ou traço ligado ao terrorismo que possa impactar na vida deles. O problema são os métodos e a neurose que vem por trás disso que pode acabar prejudicando terceiros países, por causa apenas de uma pista".
Marc diz que se os documentos vazados realmente são autênticos, ficará "evidente a fragilidade da guarda de correspondências classificadas como secretas pelo Estado norte-americano. Culpar o site será uma saída para justificar esta ineficiência".

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...