sábado, 4 de dezembro de 2010

Wikileaks: Judeus venezuelanos assustados com Chávez

Os judeus da Venezuela vivem preocupados com o aumento do anti-semitismo e temem que Chávez queira moldar a comunidade ao estilo dos seus correligionários no Irão. A notícia encontra-se em mais um lote de telegramas do departamento de Estado norte-americano tornado público pelo Wikileaks nos últimos dias.

Nos telegramas, os diplomatas dão conta de conversas mantidas com os líderes da comunidade judaica.

“Enquanto Chávez diferencia claramente Israel da comunidade local nas suas críticas, estes acreditam que desde 2004 as suas ideias anti-sionistas têm-se fundido com anti-semitismo”, lê-se num dos comunicados.

Entre as queixas dos judeus venezuelanos está o facto de serem remetidos para o ministro dos Negócios Estrangeiros quando quiseram discutir as suas preocupações, deixando a imagem de que se tratam de cidadãos de segunda no seu país.

“Perante o sentido de ameaça, os membros da comunidade chegaram a acordo sobre a necessidade de estreitar relações com os Estados Unidos e outras embaixadas, como forma de obter protecção diplomática para os judeus”, pode ler-se.

Outra fonte de preocupação são as relações entre Chávez e Ahmadinejad, do Irão, conhecido pelos seus sentimentos anti-semitas.

Desde que Chávez subiu ao poder, a comunidade judaica diminuiu de 18 mil para 9 mil elementos, em parte devido aos ataques de que tem sido alvo.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...