terça-feira, 8 de março de 2011

SEDUÇÃO POR FALSAS DOUTRINAS



Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Apocalipse 2:20.

A palavra grega aqui traduzida por Jezabel é sinônimo de falso mestre. Este simboliza um grupo do povo de Deus, praticante de boas obras, aparentando fé e paciência. Mas o olhar de Jesus aparece entre eles, fulgurante como chamas de fogo. Apesar de terem algo bom e recomendável, existe um perigo iminente, algo tão sedutor que Cristo avisa que enviará juízo e fará deles exemplo para todas as igrejas. Alguns membros da igreja estavam a serviço de Satanás. Estavam contagiados por um ensinamento falso, que se manifestava disfarçado como a verdadeira Palavra, mas na realidade era má.

Quero dizer, de modo que não reste dúvida, que é perigoso dar ouvidos a ensino errôneo. A falsa doutrina pode condená-lo ao inferno mais rapidamente do que todas as paixões ou pecados da carne. Nós estamos vivendo em um tempo em que o povo não estão mais interessados e nem mais suportando a sã doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. 2 Timóteo 4:3.

Os falsos pregadores e mestres estão mandando mais gente para o inferno do que todos os traficantes de drogas, prostitutas e assassinos. Multidões de crentes cegos, mal conduzidos, estão cantando e louvando ao Senhor em igrejas escravizadas pela falsa doutrina. Milhares sentam-se para ouvir mestres que estão pregando a doutrina de demônios e ainda saem dizendo: “Não é maravilhoso?” O povo de Deus está sendo vendido em liquidação para Satanás de várias formas quando se entregam às mãos de falsos mestres e traficantes de falsas doutrinas. Toda doutrina que defende o desempenho pessoal e anula a cruz de Cristo é uma doutrina de demônios. E tudo isto está relacionado aos útimos dias. Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios. 1 Timóteo 4:1. A marca de um “crente” seduzido é ser “levado por todos os lados” buscando algum ensino novo, diferente. Não se deixe conduzir de cá para lá. Não nos referimos aqui às vezes em que um cristão maduro ouve em outra igreja, que não a sua, um verdadeiro homem de Deus pregar a Cristo crucificado.

Referimo-nos aqui a correr de um lugar para outro, de seminário para convenção, de uma igreja para outra, de reunião de milagre após reunião de cura, não tendo raízes. Seus ouvidos estão sempre em comichão para ouvir algo novo, algo sensacional, algo que entretém, algo agradável à carne. Mas as Escrituras Sagradas nos advertem: Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas. Hebreus 13:9a.

Em nossa comunidade encontramos forasteiros, pobres humanos, cavalgando diferentes ventos de doutrinas. Esse tipo não volta porque nos recusamos a coçar ouvidos que têm comichão. Eles desejam ser adulados, e não reprovados. Assim correm de volta aos seus mestres os suavizadores, os felizes adeptos do pensamento positivo. Eles se parecem com os atenienses. Vamos ler Atos 17:21. Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades.

A marca do cristão maduro é a recusa de ser “levados ao redor por todo vento de doutrina”. Tais filhos e filhas de Deus não podem ser manipulados por nenhum mestre. Não têm necessidade de correr de um lado para o outro porque beberam diretamente da Rocha. Estão crescendo em Cristo. Estão festejando em pastos verdejantes. Circuncidaram seus ouvidos, e medem cada mestre, cada doutrina, segundo o padrão da santidade de Cristo e de Sua Palavra. Podem discernir todas as doutrinas falsas e repelem todos os ensinos estranhos, novos. Eles apreenderam a Cristo. Não ficarão presos apenas pela música, amigos, personalidades marcantes ou milagres, mas por uma fome da Palavra pura. Só existem duas doutrinas. A doutrina de Cristo e a de Jezabel. Qual é a doutrina de Cristo? Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, Tito 2:11-12.

Irmãos, a doutrina de Cristo conformará você à imagem de Cristo. Ela trará à luz todo pecado oculto e todo desejo mau. Será que os “mestres” estão repreendendo com autoridade, falando e exortando sobre a gravidade do pecado? Você está aprendendo a odiar o pecado de forma apaixonada? Ou você ainda sai da igreja não convencido de culpa? Você pode desapegar-se aos pecados de estimação? A mensagem da doutrina de Cristo é: Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1b.

Muitas pessoas chegam a dizer o seguinte: “Nosso past or continua afirmando: ‘Não estou aqui para pregar contra o pecado; estou aqui para exaltar a Jesus.’ Ou, ‘Nenhuma pregação condenatória sairá deste púlpito, pois estou aqui para remover o medo e a depressão do meu povo.” Mesmo entre os pastores pentecostais há dois extremos. Alguns gritam um evangelho vazio e sem graça, legalista, sem amor, um evangelho de obras; enquanto outros pregam contra o pecado como covardes, levando tudo de volta na mesma mensagem. Falso amor e lágrimas de crocodilo. Já a doutrina de Cristo é de piedade e santidade. Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, 1 Timóteo 6:3-4.

A pregação da doutrina de Cristo traz bênção, fortalece e incentiva você, mas também ela o condena tão profundamente que você não pode sentar-se para ouvi-la e ainda continuar apegado a um pecado secreto. Vamos examinar esta doutrina de demônios e vejamos se você corre perigo de vender-se a Satanás. Irmãos, Jezabel é a corporificação de doutrinas falsas. Jezabel, no hebraico, significa “casta, virtuosa, sem idolatria”. Imagine! Esta mulher muitíssimo ímpia, idolatra, maquinadora, odienta, usando um nome que significa virtuosa, sem pecado. Alguma coisa muito má levando o nome de boa. Jezabel representa a falsa doutrina e Acabe é sua vítima. A Bíblia declara que não bastava que Acabe tivesse um coração inclinado para o pecado, idolatria e contemporização. Ele traz para a sua vida uma influência satânica que o confirmará em seu pecado.

Ninguém houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o instigava. 1 Reis 21:25. A última coisa de que Acabe tinha necessidade era Jezabel. Quão perigosa! Ela salientou o que havia de pior nele, magnificou esse aspecto, e o destruiu. Dá-se o mesmo com a falsa doutrina. Se houver qualquer pecado, paixão ou mundanismo em você, a última coisa de que você precisa é uma doutrina que traga à tona o que você tem de pior. Quando Davi pecou com Bate-Seba, ele não necessitou de um falso profeta com uma mensagem tranqüilizadora para dizer-lhe quanto Deus o amava. Ele necessitava de um profeta imparcial, Natã, com um dedo apontado, clamando: “Tu és o homem.” Os que pregam a doutrina de Cristo mostram ao povo a diferença entre o mal e o bem. De seus lábios não sai nenhuma mistura. A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo. Ezequiel 44:23.

Hoje as falsas doutrinas não levam o povo a desviar-se da maldade. Os “pregadores” falam de sonhos e agem de modo louco no púlpito. São gracejadores. O maior engodo da igreja moderna é a questão de usar a Palavra de Deus para colocar um distintivo de aprovação à cobiça. Essa é a doutrina de Jezabel: Você pode tudo. Você tem direitos. Que nada o detenha de obter o que deseja. Alegre-se. Seja feliz. Regozije-se. Eu a conseguirei para você. Não fique triste nem se sinta condenado por esses desejos que o consomem. Eu a conseguirei para você. Durante séculos a igreja pregou o sacrifício e denunciou a cobiça, dizendo que é pecado andar atrás de coisas materiais. Mas paralelamente veio a doutrina de Jezabel, dizendo “eu o conseguirei para você”. Como os métodos enganosos que Jezabel usava, essas doutrinas distorcem e fazem uso errado da Bíblia. Irmãos, graças a Deus, porque por sua graça Ele nos levou a morrer em Seu corpo lá na cruz e nos libertou dessa sedução por novidades, mas nos deu a própria Novidade que é Cristo Jesus o nosso Senhor. Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Romanos 6:4. Amém. 
 
Fonte  Web Servos

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...