quinta-feira, 30 de junho de 2011

A GRITANTE DIFERENÇA ENTRE MARIA E JUDAS.

João 12:1-8
 Certa vez , estando Jesus pronto para a sua última ceia , juntamente com os seus , surge Maria , com unguento de nardo puro de alto valor.
E com o coração desejoso em dar o melhor , se lança aos pés do senhor e salvador Jesus Cristo , e começa derramar daquele óleo precioso.
Preciso tanto espiritualmente como materialmente, pois era de alto valor .
Maria coloca a disposição em seu coração , e ao começar ungir os pés do Senhor teve que se dobrar em sua presença.
Já , Judas , com intenção demoníaca , tinha seus olhos voltado não para o espiritual e sim para o lucro fácil obtido por um ser que somente visava intenções próprias.

A gritante diferença já começava a se mostrar.
O crente fiel tem em sua vida a real motivação de render um verdadeiro louvor e adoração , que suba como cheiro suave as narinas de DEUS.
Já os crentes sem visão e nem compromisso , vivem somente pelo momento , onde sempre querem obter lucros para si em sua fraudulenta vida na terra.

vemos a seguir o texto para um melhor entendimento.


"Seis dias antes da Páscoa" (João 12:1).

Isto significava que faltava somente 6 dias para a morte do Senhor Jesus Cristo; o Cordeiro Pascoal. Ele sabia que a cruz estava bem próxima e tinha que ir ao encontro dela. Também esta era a última visita na casa de seus amigos de Betânia.
"Jesus chegou a Betânia" que em hebraico significa “Casa do aflito” (João 12:2). Fico maravilhado que Jesus sempre gostou de estar onde estão as pessoas que sofrem, que tem aflição; para isto Ele veio. Veio para dar descanso ao cansado,  dar alívio ao aflito. Como está a sua casa hoje? Há aflição? Ele quer entrar em sua casa para ajudar você, resolver seus problemas, dar-te paz.
"Ofereceram-lhe ali um jantar" (João 12:2).

Aquela atitude significava algumas coisas importantes que as pessoas da casa queriam transmitir ao Senhor Jesus; vejamos:

* Queremos ter comunhão com o Senhor.
* O Senhor é bem-vindo em nosso meio.
Se Ele entra em sua casa, há algo que se pode oferecer ao Senhor? Vamos ver que além do jantar aquela família ofereceu algumas coisas que pode atrair a presença de Jesus e faze-lo sentir-se bem no lugar.
"Marta servia" (João 12:2).

No grego, a palavra “servia” significa: "diekonei", o mesmo que diácono, ou diaconisa.
Marta tinha o prazer de preparar tudo para o Senhor e servi-lo com o melhor que se podia. Aqui encontro uma característica que atrai a presença de Jesus em um lugar: serviço (guarde esta palavra). Tenho descoberto que uma maneira de parecer-nos com Jesus é através do serviço. Esta foi a marca do ministério do Senhor nesta terra. Ele veio para servir e não para ser servido.
"Maria tomou uma libra de um nardo puro" (João 12:3).
O nome Maria em hebraico significa “forte”. Sua força estava na adoração ao Senhor. E aqui descubro um segredo! Nossa força consiste em estar na presença do Senhor adorando-O.

Além de seu coração, com que mais Maria adorou ao Senhor Jesus? Com nardo que é um ungüento muito fragrante, obtido de uma planta da parte oriental da Índia.
No Antigo Testamento o nardo era usado para perfumar as noivas como vemos no livro de Cantares.
No Novo Testamento o nardo foi oferecido da "noiva" para o "noivo".
Nardo fala de relação íntima entre um casal. A Bíblia chama a igreja de “Noiva de Cristo”. Ele, Jesus é o esposo. Devemos buscar esta intimidade com Jesus através da adoração.
"um perfume muito caro" (João 12:3).

A adoração tem preço. É necessário preparação, esforço e sacrifício.
Este perfume era importado da Índia em jarras de alabastro (vasos especiais para perfumes) seladas, a fim de conservar o perfume.

Somente alguém muito rico, ao receber convidados especiais, quebrava o selo da jarra de alabastro, e procedia a unção em quem quisesse, como demonstração de uma honra toda especial.

Há muitos cristãos bons e sinceros, mas que tem o selo da religiosidade ou conceitos humanos que não permite o quebrantamento diante da presença do Senhor. É necessário quebrar o selo para o perfume destilar por todo o ambiente. A vida de um adorador se sente no ar, leva em si o perfume de Cristo e é possível sentir esta fresca e agradável fragrância de um coração que está constantemente na presença do Senhor em adoração.

Para Maria era muito caro. Correspondia a 300 dias de trabalho (João 12:5). Ela levou quase um ano para ajuntar todo o dinheiro necessário para comprar aquele perfume para em um momento quebrar aos pés de Cristo? Sim, ela fez isto! Chamo esta atitude de “inversão na adoração”.
Estar na presença de Deus não tem preço! Tenho visto pessoas reclamando de cristãos que passam muito tempo no templo adorando, ou que “gastam” muitas horas de oração e invertem inclusive dinheiro na obra de Deus. Não somente pessoas que não conhecem a Deus consideram tudo isto um desperdício, mas inclusive e infelismente pessoas que confessam a fé cristã.  
”Para que tanto? Deus não precisa destas coisas!”. Estas são algumas expressões que tenho escutado.
Sabe, também tenho visto pessoas pobres em meu país que trabalham o ano todo e deixam até seus próprios filhos com fome para inverter tudo o que ganhou no ano em alguns dias de carnaval. E isto? Não se fala nada sobre isto? Ao contrário, aplaudem e pulam até terminar a festa para depois voltar ao trabalho mais 365 dias para juntar novamente o dinheiro para a próxima fantasia do próximo ano. Não chamamos isto de inversão?
Quando se faz um inversão assim para Cristo, muitos chamam de desperdício. Sinceramente chamo isto de valores e prioridades. Você vai fazer inversões naquilo que considera importante para sua vida. Deixo minha pergunta: Até quanto vale a pena invertir em Jesus? Outra pergunta: O quanto Ele inverteu em nossas vidas, em sua vida?
"ungiu os pés de Jesus e enxugou com os seus cabelos"

Ungiu os pés reconhecendo que Ele é o seu Senhor, Salvador e Rei. Se humilhou diante de Jesus e logo enxugou com os seus cabelos em uma demonstração de estar inclinada em posição de alguém que adora. Esta é para mim uma das expressões mais profundas na Bíblia sobre adoração.
O segredo de uma vida plena consiste exatamente nisto: Humilhação diante do Senhor, adoração, derramar o coração. Quero animar seu coração hoje a tomar um tempo para fazer isto.

"E toda a casa se encheu com a fragrância do perfume"

Leia por favor em sua Bíblia 2 Coríntios 2:14-16. Que texto maravilhoso!

Para mim ficou claro algumas verdades até este momento do texto básico que estamos meditando. Houve:
- uma identificação total: Sou um adorador.
- uma declaração total: Tenho um Senhor para adorar.
- uma entrega total: Todo meu perfume.
- uma adoração total: Nos pés do Senhor.

Sabe, nem todos vão ficar felizes com a sua felicidade. Muitos poderam dizer-te que está exagerando, que está perdendo seu tempo e desperdiçando sua vida ao ser um (a) adorador (a) de Jesus.
Isto aconteceu com aquela mulher e o mais surpreendente foi que a objeção saiu de um discípulo de Jesus (João 12:4-6).

"Judas objetou"

Objetar significa alegar com razão contraditória.

Porque Judas objetou?
Tenho alguns pensamentos a respeito:
- Seus valores eram muito pobres espiritualmente.
- Para ele não valia a pena fazer aquilo por Jesus.
Veja a expressão de Mateus a respeito desta atitude: "Para que este desperdício?" (Mt 26:8).
Para muitos é um desperdício!!!

Nós precisamos decidir que adorar ao Senhor Jesus é uma inversão ou um desperdício; é gastar tempo ou ganhar tempo.

Aparentemente era boa a sua objeção: "Dar aos pobres".

No coração (vontade) de Judas, ele queria ficar com o perfume. Uma total expressão de pobreza, mediocridade e assência de amor por Jesus.
Além da adoração, era um ato profético apontando o Calvário; a morte do Senhor por causa de nossos pecados.
"Ela guardou este perfume para o dia do meu enterro" (João 12:7).

O nardo também era usado no Egito no processo de embarsamar os mortos.
Jesus estava sendo preparado para Sua morte. Lembra-se do primeiro versículo deste capítulo? Faltava 6 dias.

Conclusão:

A atitude de um adorador marca e é lembrado para sempre (Mt 26:13). Quero terminar esta mensagem fazendo um desafio para você a quebrantar-se (quebrar seu frasco de perfume) diante do Senhor, a buscar uma vida de adoração intensa mesmo rodeado (a) por religiosos ausentes de intimidade com Deus. Lembre-se, Maria fez o que fez na frente de todos sem temor se seria desprezada ou mal interpretada ou não.
Você nasceu para adorar, e sua adoração deve ser entrega a Ele; Jesus Cristo, o mesmo que foi ungido em Betânia.
Deus lhe abençoe hoje com vida plena na pessoa de Jesus.
Entenda que suas atitudes vão ficar marcados para a eternidade.
Eu te pergunto agora .

Onde esta a adoração que Maria fez ?
Onde esta a alma de Judas , que por não ter compromisso traiu ?

Bispo Roberto Torrecilhas.
com parte copiada de Mesa no Deserto.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...