sábado, 18 de junho de 2011

JESUS, NOSSO LIBERTADOR



 
1. Abertura: Palavra de boas vindas, apresentação de visitantes, louvor e oração.
 
2. Ministração: orando pelas necessidades dos discípulos e pelas vidas a serem alcançadas.
 
3. Estudo:
 
Objetivo:  Que os discípulos compreendam a necessidade de todo homem ser liberto pelo poder de Jesus Cristo, nosso Senhor.
 
Quebra-gelo:  Pergunte aos presentes se algum deles já esteve numa cadeia alguma vez. Comente que a maior aspiração de um preso é a liberdade – imagine o que é cavar um túnel com ferramentas improvisadas por dias a fio, como por vezes acontece nas prisões do país. Perder a liberdade é um castigo terrível para aqueles que a sociedade julga culpados.
 
Transição para o estudo: A Bíblia ensina que sem Jesus o homem vive aprisionado. Leia João 8:32,36 ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (...) Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
 
a) A Palavra/Ensino de Jesus traz libertação verdadeiraLeia João 8:31,32 Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.  Explique que conhecer a Verdade/Palavra significa conhecer o próprio Jesus. O Evangelho de João apresenta Jesus como a Palavra (Jo 1:10-12), logos, no grego, também traduzido por Verbo e a Verdade (Jo 14:6).
 
b) O pecado é que escraviza as pessoas: (Jo 8:33-34) Explique que os judeus contenderam com Jesus alegando que eram descendentes de Abraão e que por isso não eram escravos de ninguém. Jesus revela que todos, inclusive os judeus, são escravos do pecado. Isto quer dizer que todos são pecadores e que não conseguem por si mesmos deixar de ser – é preciso haver uma intervenção sobrenatural de Deus através de Jesus (realce o v. 36 Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres).
 
c) Jesus liberta do poder do diabo: (Jo 8:42-44) Explique que o pecado é desobediência a Deus e que todo pecado oferece legalidade para ação do diabo. Leia o texto e note que há quatro características dos cativos do diabo no ensino de Jesus: i) Eles não amam Jesus (v. 42); ii) Eles não dão ouvidos às Palavras de Jesus (v. 43); iii) Eles obedecem aos desejos do diabo (v. 44); iv) Eles são mentirosos - apegados à mentira (v. 44).
 
Conclusão: Jesus liberta. Aleluia! O apóstolo João escreveu em I Jo 3:8,9 sobre a razão da vinda de Jesus: destruir as obras do diabo (v. 8). Somente Ele tem este poder, de libertar alguém do pecado (cf. v. 9). O v. 9 fala da semente divina. Ore com seus discípulos levando-os a confessarem a fé na Verdade, Jesus, à renúncia ao pecado. Peça a presença do Espírito Santo, a semente divina, sobre eles. Leve seus discípulos a repetirem com você: Eu amo Jesus. Creio na Palavra, recebo a Palavra e vivo na Verdade. Sou liberto pelo poder de Jesus. Sou livre, porque o Filho de Deus me libertou. Aleluia! O pecado não mais domina minha vida. O diabo não mais domina a minha vida. Jesus é meu Senhor e Salvador! Aleluia!

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...