segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O propósito do Pentecostes

Qual é a evidência ou prova de que um cristão teve a mesma experiência, no presente, que os discípulos de Cristo tiveram, em Jerusalém, no dia de Pentecostes?
Jesus disse: “E recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo.” (At 2:4a).
Um antigo pregador metodista contou-me como ele foi batizado com o Espírito Santo. Disse: “Nós, metodistas, estávamos orando juntos quando ouvimos um barulho, como um som de um vento impetuoso em nossa sala de oração, então, maravilhados, vimos quando línguas de fogo, repartidas, apareceram sobre as nossas cabeças. Em santo temor e adoração a Deus, fomos arrebatados para uma atmosfera celestial, falando e cantando em outras línguas”. Enquanto ele relatava essa experiência, fiquei maravilhado ao perceber o quanto a experiência dele foi semelhante ao relato bíblico.
Durante anos, tem ocorrido controvérsias sobre como uma pessoa poderá saber se foi batizada com Espírito Santo. Os pentecostais apostam que o sinal será falar em línguas estranhas. Outros cristãos rejeitam a “experiência das línguas”. Outros, ainda, consideram que as línguas são uma possibilidade, mas não algo efetivo.
Quanto a mim, parece-me que, se o único propósito de receber o Espírito Santo é falar em línguas, há um mal-entendido grave quanto ao objetivo verdadeiro.
Muitos cristãos tem feito do “dom de línguas” um ídolo, ou apenas um alvo a ser atingido. Quando o recebem se acomodam a uma vida cristã infrutífera. Outros erram ao rejeitarem a experiência de falar em línguas estranhas, tão comum no Novo Testamento.
Todos deveriam ocupar-se com o propósito de receber a plenitude do Espírito Santo, não com o êxtase de uma experiência com línguas.
Jesus prometeu: Recebereis poder. Poder para que? Esta é a verdadeira questão. O que pretendemos realizar, ou o que cremos que deve ser realizado após sermos batizados com o Espírito Santo?
Quando o Espírito Santo desceu sobre os cristãos no Pentecostes, havia pouco tempo que Jesus tinha sido ressuscitado dentre os mortos. O Mestre prometera revesti-los do poder do Espírito Santo, para continuarem o ministério dEle pelo mundo inteiro.
Após a ressurreição de Jesus, certos líderes religiosos subornam os guardas do sepulcro a fim de que mentissem ao povo, proclamando que o corpo de Jesus fora furtado (Mt 28:12, 13). Porém, os discípulos dEle contestaram: “Ele ressuscitou”. A ressurreição foi à verdadeira questão em pauta, naquele tempo. E continua sendo hoje!
Os primeiros cristãos, revestidos do poder do Espírito Santo, espalharam-se por todos os lugares e operaram os mesmos milagres que Jesus realizara. Assim fizeram em Nome dEle. Esses milagres foram evidências da ressurreição de Jesus. Os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça (At 4:33). Esse é o principal propósito de possuir tal poder: testemunhar, com provas, que Jesus está vivo. Esse propósito nunca foi mudado.
Os xintoístas, os budistas, os muçulmanos, os judeus, os hindus, os fetichistas e os seguidores de outras religiões, no mundo inteiro, não acreditam que Jesus Cristo esteja vivo hoje.
A mensagem cristã baseia-se no fato da ressurreição. Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé [...] e assim somos também consideradas como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo (1Co 15:17a, 15a).
Os líderes de muitas religiões dizem a respeito dos cristãos exatamente isso: são falsas testemunhas de Deus, porque tem asseverado contra Deus, que Ele ressuscitou a Cristo.
Porém, não somos falsas testemunhas, Cristo ressuscitou mesmo. E a Bíblia afirma que somente: Se, com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo (Rm 10:9).
Como seguidores das religiões não-cristãs se convencerão de que Jesus ressuscitou dentre os mortos sem verem provas ou evidências? Crerão simplesmente porque afirmamos?
A melhor prova que as pessoas tem de que Jesus está vivo é quando O veem operar os mesmos milagres que operava antes de ser morto. Foi com esse propósito que Cristo enviou o Espírito Santo. Ao serem batizados com o Espírito, os cristãos estarão revestidos de poder para dar, ao mundo, testemunho (prova) da ressurreição de Jesus.
Deus enviou Jesus para dar o exemplo, Jesus enviou o Espírito Santo para nos capacitar a seguir o exemplo dEle. Ordenou-nos a pregar a toda criatura. Prometeu: E estes sinais seguirão aos que crerem (Mc 16:17a). Isto somente poderá ocorrer pelo poder do Espírito Santo operando no crente. Esta é a razão de alguém receber a plenitude do Espírito Santo.
O evangelismo mundial é o ministério de todos os cristãos. O propósito do batismo com o Espírito Santo não é falar em línguas, e sim, dar provas da ressurreição, testificar Cristo com ousadia aos descrentes.
Muitos jovens perdem o interesse pela sua igreja porque o verdadeiro sentido da vida cristã não é ressaltado. Uma vez que ser cristão implique apenas em frequentar uma igreja com regularidade, cantar no coro, dar dízimos, não haverá desafio suficiente para a juventude desta geração.
Os cristãos jovens poderão organizar equipes para conquistar almas, visitando lares, testemunhando sobre Cristo àqueles que não vão à igreja – indo onde as pessoas moram, trabalham e se divertem. Em todos os lugares, os cristãos poderão ministrar cura aos enfermos. Tais atividades dão relevância ao viver cristão.
Quando os jovens são batizados com o Espírito Santo, caso compreendam o propósito dessa experiência, entenderão que receberam poder para testemunhar com eficácia. Sairão e imporão as mãos sobre os enfermos, e estes sararão. Pregarão o Evangelho, com poder, aos perdidos, e os pecadores lhes ouvirão, aceitando a Cristo.



VIA GRITOS DE ALEETA/BISPO ROBERTO TORRECILHAS

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...