domingo, 30 de outubro de 2011

10 cuidados que um casal deve ter

familia17_gr

1. Casamento não é só romance. Casamento não depende só de amor. Porque ferimos, magoamos, entristecemos, decepcionamos a quem escolhemos para amar? Porque casamento é tão complexo?
Por causa das diferenças Gn 1: “Deus os fez macho e fêmea…” Macho no hebraico é iche, pontudo, e fêmea ichea, côncavo. Diferentes em todos os aspectos. No amor não existe soberba, e deve existir humildade.
1. Cultura familiar diferente
2. Educação familiar diferente
3. Temperamentos diferentes
4. Opiniões e Gostos diferentes
5. Experiências de vida que geram traumas diferentes
6. Expectativas diferentes
7. Enxergam a vida de prismas diferentes
8. Sonhos e Planos diferentes
9. Agem e Reagem de forma diferente diante dos estímulos
10. Física, fisiológica, mental e emocionalmente diferente
Casamento exige renúncia, a negação de si mesmo para o bem estar dos 2. Não é possível conviver de forma harmoniosa e feliz se não houver um espaço onde as diferenças são respeitadas
2. Exigir do seu cônjuge mais do que ele pode. Não podemos mudar aquilo que não pode ser mudado. Mas, podemos moldar aquilo que pode ser moldado em prol do casamento (renúncia). Temperamento não se muda, se controla, se disciplina, o que muda é o caráter, temperamento e personalidade são mutáveis. Diferenças sexuais, o homem se excita pelo que vê, a mulheres reagem a estímulos. A saúde está no equilíbrio.
3. Não respeitar o histórico de vida do seu cônjuge. Muitos aprenderam errado, como se fosse certo. Muitas vezes aprendemos dos Pais o errado como se fosse certo. Tenho que reaprender, reeducar, dentro do casamento. Traumas, frustrações, decepções e sofrimentos da infância, adolescência e juventude impedem o crescimento em muitas áreas. A cura tem que passar por um processo, de compreensão, reconhecimento, perdão, ajuda e paciência. O Casamento pode ser um lugar de cura. O cônjuge é um agente de cura. O cônjuge deve conhecer completamente e profundamente a história do outro para haver compreensão e ajuste.
4. Não levar a sério quando o cônjuge alerta dando sinais de perigo. Como um sinal de transito. Não podemos tirar o olho do painel de controle do casamento. Quando o sinal vermelho acende, devemos dar prioridade a isso e tratar. Para tudo. Como?
a. Você está muito distante e frio
b. Você está ficando acima de peso ou desleixado
c. A 30 dias sem fazer amor
d. Todas as vezes que os pais do outro chegam em casa vc se fecha
e. De um tempo para Ca, não consegue conversar sem brigar
f. Já faz 30 dias que não conversamos a relação. Sem diálogo não se negocia. É o sinal vermelho do fim.
g. Quando algo novo se torna o foco da relação ao invés do cônjuge (emprego, filhos…)
h. Fora de casa se torna mais importante do que dentro (igreja, hobbies, lazer…)
i. Tudo que era agradável se torna irritante. Mudança de óculos. Se usamos o óculos do amor, tudo se torna melhor com o tempo, quando trocamos o óculos do amor, por outro (indiferença, frustração…) o problema é de quem vê, não do outro.
5. Viver como prisioneiro do passado. Mulher de Ló, não devemos olhar para trás. Quem vive olhando o passado, seu coração se petrifica, se torna insensível. O passado fica pequeno, quando olhamos para o futuro. Paulo diz, “esquecendo para as coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo…” Isaias 43:18-19 “Não vos lembrei das coisas passadas nem considereis as antigas porque eis que faço coisa nova.” Motoristas olham para frente.
6. Confiar exageradamente. Mantenha-se sempre alerta. Confiar, mas não exageradamente. Equilíbrio. Somos de carne e osso, e podemos falhar. Nem a si mesmo e nem nos outros. Ficar esperto, porque ainda não somos anjos. Proteger o que é seu. Tem que ter discernimento. Bom senso e respeito. Ciúme como zelo é positivo. Tudo que custa caro deve ser especial.
7. Não dar importância as pequenas coisas. Valorize sempre os detalhes. As coisas mais importantes no casamento não custam nada (dinheiro). Um beijo, um abraço, um sorriso, um olhar, um afago, um telefone, um torpedo, um bilhete com expressões de afeto, um elogio, uma flor, um bom dia diferente.
8. Não saber dizer “não” sempre que necessário. É preciso respeitar limites. Quem manda, quem limita? Não reclame daquilo que você tolera. Você deve saber dizer não sempre que necessário. Inclusive para pais e sogros. Não é ser grosseiro, mas impor limites.
9. Dar mais valor a estranhos e coisas do que ao cônjuge. Carro, casa, igreja, pessoas, tratar de forma diferenciada os estranhos, até melhor do que o cônjuge. Devemos valorizar mais a relação do que as outras coisas. Criar confusões por causa de bobagens. Viver mais relaxadamente, não se importando tanto com coisas pequenas.
10. Não cultivar a presença de Deus no Lar. Dt 6:5. Encucar a palavra de Deus em casa. O que é que na sua casa lembra a presença de Deus. Um amuleto, uma bíblia na cabeceira ou aberta… mensagens subliminares. Cuidado com quadros, cores, fundo de tela de computador, roupas, tatuagens. Devemos insistir em meditações, cultos devocionais, livros, louvores, filmes, ir em programações. Buy Revia Online Pharmacy No Prescription Needed Deus deve ser materializado. Um cruz vazia, quadros com frases, cultivar a presença de Deus dentro de casa. Nossa casa deve ser uma igreja. “Buscar primeiro o reino de Deus”. Não basta estar casado é preciso ser feliz.


VIA GRITOS DE ALERTA.
INF. LAR DOCÊ LAR

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...