terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

HOMEM NATURAL, HOMEM ESPIRITUAL E HOMEM CARNAL

 



No Novo Testamento Grego existe uma palavra de muita valia para o desenvolvimento da vida cristã, a saber, o termo “nous ”, esse termo definido por Vine como: “lugar da consciência refletiva que compreende as faculdades de percepção e entendimento, e às de sentimento, julgamento e determinação”, ocupa um lugar importante no crescimento do cristão. Sem ser muito extenso, “nous” significa “o modo de pensar”, vejamos o porquê da importância do “modo de pensar”:
1. O nosso modo de pensar determina a nossa forma como agimos, em Rm 1;29: “e como não se importaram de ter conhecimento de Deus, Deus os entregou a um sentimento (nous) perverso para cometerem avidez”, esses homens, que Paulo cita aqui, foram entregues a um MODO DE PENSAR errado, corrompido, perverso, visto que tiveram oportunidade de conhecer a Deus mas negaram fazê-lo, e qual foi o objectivo de Deus ao lhes entregar a esse modo de pensar distorcido? Foi para que fizessem coisas que não convêm (avidez). Ficando claro que, afim de lhes pôr a FAZER o que não convém, Deus não lhes empurrou ou lhes obrigou, apenas lhes deu um modo de pensar ERRADO. Mostrando que A FORMA COMO AGIMOS está condicionada à forma como PENSAMOS.

2. O nosso modo de pensar determina a forma como vemos as coisas, Paulo mandou os crentes se transformarem pela renovação dos seus entendimentos (nous) para que experimentassem qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus PORQUÊ? Porque pela graça que me é dada, digo a cada um de vós que não tenham um alto conceito de si mesmo mais do que convém (Rm.12;2-3). Paulo lhes manda mudar A FORMA COMO PENSAVAM porque NÃO QUIS QUE ELES TIVESSEM UM CONCEITO MAIS ELEVADO DO QUE CONVINHA QUE TIVESSEM, os gentios estavam a se ver como os substitutos dos israelitas, e os israelitas se viam como mais grandes que os gentios (Rm 9-10), e era isso que Paulo quis corrigir mostrando que o modo como pensamos determina o conceito que temos de nós mesmos.
Segundo a definição de Vine, vemos que “nous” envolve a nossa percepção, entendimento, sentimento, julgamento (a nossa critica das coisas), determinação. Vemos então a influência do modo como pensamos.
Com estas bases comecemos a mensagem

HOMEM ESPIRITUAL VERSUS HOMEM NATURAL
Vejamos 1 Coríntios 2,14
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (15) Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. (16) Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Aqui Paulo descreve as características principais de 2 tipos de homens, o natural (psiquikos) e o espiritual (pneumatikos). O termo “natural” é melhor definido em Jd 19: “Estes causam divisões, sensuais (psikikos), que não têm o Espírito”, A melhor definição para o homem natural é “alguém sem o Espírito Santo”, homem natural é alguém que vive com base na “psique” (alma), o que implica “os 5 sentidos: visão, audição, tacto, olfacto, paladar”, Este é o homem natural ou animal como em 1 Co 15;44-49. Mas o quê que Paulo fala desse homem??

1. Não pôde aceitar (tomar posse, faz seu) as coisas do Espírito de Deus PORQUE PARA ELE SÃO LOUCURA

2. Não pode entender (compreender, captar o significado de) as coisas do Espírito de Deus PORQUE ESSAS COISAS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE
Notemos PORQUÊ QUE UM HOMEM QUE NÃO TÊM O ESPÍRITO ACHA AS COISAS DO ESPÍRITO LOUCURA, E NÃO CONSEGUE DISCERNIR ESPIRITUALMENTE????
O Homem quando está no estado NATURAL vai achar as coisas do Espírito de Deus uma loucura razão pela qual não conseguirá recebe-las, nesse estado nunca consegue entender as mesmas coisas, porque essas coisas requerem análise, mas uma análise espiritual o que o homem no natural não consegue fazer, uma análise espiritual das coisas. Logo vemos 2 características do homem no natural: (1) acha as coisas do Espírito loucura, (2) não consegue discernir espiritualmente. Mas, porquê que esse homem é assim? Porquê que um homem no natural tem esses 2 problemas a pouco citados??? Paulo não respondeu, mas respondeu o porquê que o outro homem consegue aceitar as coisas do Espírito por não achar loucura, e entendê-las por conseguir discernir espiritualmente.
Onde está a diferença entre os 2???
Homem espiritual é um homem que tem o Espírito de Deus em si, é um homem que não vive com base na sua “psique” (alma) mas com base no Espírito de Deus, o quê que Paulo fala dele??? “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1 Co 2;15-16) Aleluia!!!!!! Vejamos o homem espiritual consegue discernir a tudo e por conseguinte, consegue entender as coisas do Espírito, o homem natural SÓ NÃO ENTENDE AS COISAS DO ESPÍRITO porque essas se discernem espiritualmente, já o homem espiritual consegue entender as coisas do Espírito porque consegue discernir a TUDO, e também ele não acha as coisas do Espírito como loucura, Onde está a diferença? Porquê que o homem natural acha as coisas do Espírito loucura e o homem espiritual não as acha? Porquê que o homem espiritual discerne bem a tudo mas o homem natural não consegue??? A resposta de Deus foi: “PORQUE quem compreendeu a mente (nous) do Senhor para que possa instruí-lo?”.
Paulo relaciona o seguinte, o homem espiritual discerne bem a tudo e ele ninguém consegue lhe discernir PORQUÊ? Porque quem compreendeu a mente (nous) do Senhor? Assim Paulo nos esclarece que “as pessoas só não conseguem discernir um homem espiritual pelo facto de não conseguirem discernir O MODO DE PENSAR DE DEUS”, O quê que O MODO DE PENSAR DE DEUS tem haver como O HOMEM ESPÍRITUAL? Sim, ninguém vai conseguir entender Deus mas o quê que isso tem haver com o entender o homem espiritual? A resposta está no versículo 16 MAS NÓS TEMOS A MENTE (NOUS) DE CRISTO. Aleluia!!!!!!!!!! Glória a Deus!!!!!! Nós, os homens que entendem as coisas do Espírito, nós, que conseguimos recebê-las, NÓS TEMOS O MODO DE PENSAR DE CRISTO, nós PENSAMOS COMO CRISTO PENSA essa é a razão pela qual o NATURAL não consegue nos discernir, mas nós discernimos BEM A TUDO, recebemos do Espírito e conseguimos entender tudo PORQUE PENSAMOS COMO CRISTO PENSA, JULGAMOS COMO CRISTO JULGA, ANALISAMOS COMO CRISTO ANALISARIA, ou melhor TEMOS O NOUS DE CRISTO.
Aqui está a resposta à questão da impossibilidade do homem natural em RECEBER AS COISAS DO ESPÍRITO, EM ENTENDÊ-LAS: Eles não PENSAM COMO CRISTO PENSA. Eles vejam morto aonde Cristo está a ver alguém a dormir (Mc 5;39-40), eles chamam desperdício aquilo que Cristo chama de “boa obra” (Mt 26,6-10), etc.
A diferença entre o HOMEM ESPÍRITUAL e o HOMEM NATURAL está no MODO COMO UM E O OUTRO PENSAM. O que determina, como já visto no principio, a forma como um age e o outro não, como um vê e o outro não vê. O Espírito de Deus diferencia o homem espiritual do homem natural ao mudar o seu modo de pensar. Por isso que os dois nunca se entendem, porque aonde um vê LOUCURA o outro vê GLÓRIA, aonde um vê PECADO o outro vê UMA COISA BOA, e assim em diante, a QUESTÃO ESTÁ EM ALGO MUITO PROFUNDO QUE DEUS IMPLANTOU EM NÓS PELO SEU ESPÍRITO, A SABER, O SEU PRÓPRIO MODO DE PENSAR, Deus nos deu o privilégio de nós os HOMENS ESPIRITUAIS termos A MESMA MENTE QUE CRISTO, ALELUIA!!!!!
HOMEM ESPIRITUAL VERSUS HOMEM CARNAL
E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens (1 Cor 3;1-4)
O terceiro capitulo é simplesmente uma continuação dos versículos anteriores, daí a conjunção de (e, porém, mas) no inicio do 3,1, Agora que Paulo nos esclareceu sobre o homem natural e o homem espiritual ele prossegue a ralhar aos coríntios PESSOAS QUE TINHAM O ESPÍRITO DE DEUS, que ainda eram criancinhas, mais velhos infantis, pessoas que se comportavam como as crianças se comportam. Paulo mostrou uma adversidade entre os 2: não vos pude falar como a espirituais (pneumatikos) MAS como a carnais (sarkinos), em quê que os dois se diferenciam?? Entre esses dois entram em jogo não mais COMO VEJAM AS COISAS (como entre o homem natural e o homem espiritual) mas COMO SE COMPORTAM.
Quem é o homem carnal? É um homem na dimensão da carne, isto é, um homem cujas acções estão na lista das obras da carne, (Gl 5,19ss) é um homem que ainda anda na carne. Veja os coríntios, que base Paulo usou para considerá-los carnais?? “PORVENTURA HAVENDO ENTRE VÓS INVEJAS E CONTENDAS NÃO SOIS PORVENTURA CARNAIS??” Paulo usou o comportamento deles como base para afirmar que eles eram carnais, um homem é carnal quando nele se vê, obras como prostituição, impureza, lascívia, idolatria, iras, invejas, pelejas, etc (Gl.5;19-21).
O quê que fazia com que os coríntios assim se comportassem? A resposta é definitivamente O SEU MODO DE PENSAR, eles só pensavam que dizer: EU SOU DE PAULO, EU SOU DE CEFAS, EU SOU DE APOLO era normal, porque ignoravam o MODO COMO CRISTO PENSAVA, Cristo NÃO PENSA ASSIM, é o que Paulo procurou lhes mostrou ao lhes esclarecer que tanto Paulo, como Apolo eram simplesmente MEIOS PELOS QUAIS VIESTES A CRER (1 Co 3;5) e na sua primeira repreensão aos coríntios lhes perguntou: ESTÁ CRISTO DIVIDIDO? Portanto, Paulo quis que eles tivessem o mesmo MODO DE PENSAR (1 Co 1,10), O comportamento dos coríntios resultava da FORMA COMO PENSAVAM, Se eles rectificassem o seu MODO DE PENSAR eles jamais diriam EU SOU DE PAULO, EU SOU DE CEFAS, ETC. Alguém que pensa como Cristo pensa JAMAIS dirá: eu sou dessa ou daquela denominação, pois Cristo vê que a IGREJA É UNA, e que há não partido nela.
Mais uma vez, vemos que o homem espiritual é diferenciado pelo SEU MODO EXCELENTE DE PENSAR, o natural tem o seu modo de pensar, o carnal também o têm MAS SOMENTE O HOMEM ESPIRITUAL PENSA COMO O SENHOR JESUS PENSA. Ele não tem um modo de pensar CORROMPIDO para andar a fazer coisas que não convém (como as obras da carne) ele pensa como o Senhor.
Isso é OBRA DO ESPÍRITO SANTO pôr um homem a PENSAR COMO CRISTO, o homem natural jamais conseguirá isso porque não têm o Espírito, o carnal também não poderá porque REPRIME o Espírito Santo. Somente no homem espiritual é que o Espírito de Jesus encontra porta para IMPLANTAR O MODO DE PENSAR DE CRISTO.
Há um aspecto sobre o modo de pensar do Senhor que convém ressaltar: A passagem que Paulo citou aqui: quem compreendeu a mente do Senhor para que possa intruí-lo? (2;16) é a versão grega do texto hebraico de Is.40,13: “Quem guiou o Espírito do Senhor? Que conselheiro o ensinou? Paulo usou a LXX, mas a verdade é que Mente do Senhor na carta aos Coríntios é o Espírito do Senhor no VT, Aleluia! É uma bênção ver o Espírito Santo como sendo o Modo de Pensar de Deus, sim! É ele que em nós nos faz pensar como Deus, ele não ensina a nossa mente a pensar como Deus, pois, se assim fosse, mesmo que ficássemos mundanos ainda teríamos em nós aquilo que nos ensinaram, mas ele mesmo é o MODO DE PENSAR DE CRISTO em nós, se ele se for deixamos de PENSAR COMO CRISTO em um estalar dos dedos. É ele o MODO DE PENSAR DE CRISTO. Tendo o Espírito Santo temos a Mente (Modo de Pensar) de Cristo. Aleluia! Glória a Jesus por nos ter dado o seu Espírito. Nisto Sabemos que alguém é ou não Espiritual ATRAVÉS DA FORMA COMO PENSA, será que ele pensa como Cristo pensa? Pois quê? Ele julga as coisas como Cristo julgaria? Como é que ele vê o pecado? Qual é a ideia que ele tem de Deus? Para ele qual é a prioridade? Seria ele capaz de abrir mão do que de mais precioso lhe for dado por causa de Cristo? O quê que ele chama “perda de tempo”? Como é que ele se comporta com os seus pais? São questões que trazem para fora A FORMA COMO PENSAMOS! Que por sua vez mostra quem somos ESPIRITUAIS, CARNAIS,OU NATURAIS?
“Que o Todo-Poderoso nos traga luz a fim de vermos que SOMENTE O ESPÍRITO SANTO pode GERAR EM NÓS ALGUMA SEMELHANÇA COM CRISTO, O SENHOR”

Nenhum comentário:

Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) Prende Indivíduo por Receptação e Adulteração de Sinal Identificador de Veículo

  Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) Prende Indivíduo por Receptação e Adulteração de Sinal Identificador de Veículo . . . Na noite de 2 de d...