quinta-feira, 19 de abril de 2012

SENDO CHEIO DO ESPIRITO SANTO

Essa noite eu tive um sonho .
Sonhei que estava na igreja onde sou pastor , e bem no púlpito tinha um vazo muito grande , de barro , e estava repleto de água .
Mas o que me chamou a  atenção , foi que nele havia um cano que nunca o deixava ficar vazio , quando começava a esvaziar o cano mandava água para enche lo novamente.
Então resolvi postar esse pequeno estudo para que lhe seja de bom proveito em sua caminhada .


Aprender como ser cheio (viver sob o controle e poder) do Espírito Santo é a descoberta mais importante da vida cristã. Você pode experimentar a vida abundante que Jesus prometeu e levar outros a Cristo.
Jesus prometeu que nós faríamos obras maiores do que ele fez (Jo 14:12-14). Evidentemente que não podemos realizar essas obras maiores por nossa própria capacidade. Elas serão o resultado da atuação de Jesus Cristo - que veio buscar e salvar o perdido - através de nós.

Nossa responsabilidade é seguir a Cristo; a responsabilidade dele é fazer-nos pescadores de homens (Mt 4:19).

O mesmo poder que os discípulos receberam no Pentecostes - quando foram cheios do Espírito Santo - que os capacitou a mudar o curso da História, está a nossa disposição. Lamentavelmente, muitos cristãos não sabem como ser cheios do Espírito Santo.

I - QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

O Espírito Santo é Deus - com todos os atributos da divindade. É a terceira pessoa da Trindade - co-igual com Deus o Pai, e Deus o Filho. Há um só Deus, mas ele se manifesta em três pessoas.

II - POR QUE O ESPÍRITO SANTO VEIO?

O Espírito Santo veio à terra para glorificar a Cristo e guiar-nos a toda a verdade. Na véspera de sua crucificação o Senhor Jesus disse ao seus discípulos: "Quando vier , porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as cousas que hão de vir. Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar"(Jo 16:13,14).

É impossível conhecer a Cristo sem o Espírito Santo (Jo 3:5). Ele também nos guia em nossa vida de oração e nos dá poder para testemunhar (At 1:8).

III - QUE SIGNIFICA SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

Ser cheio do Espírito Santo é ser cheio de Cristo e permanecer nele (Jo 15:1-18). Ser cheio do Espírito tem uma dupla significação.

1. Daremos fruto espiritual. Cristo que "veio salvar o perdido", pelo poder do Espírito Santo, produzirá através de nós o resultado de almas ganhas para o Senhor (Jo 15:16; Mt 4:19). À medida que o Espírito nos controla, amadurecemos em Cristo e o fruto do Espírito se tornará cada vez mais evidente em nossa vida (Gl 5:22,23).

2. A Palavra de Deus se tornará mais significativa para nós. Ela é a base do nosso crescimento espiritual (Cl 3:16).O Espírito Santo, no entanto, é quem ilumina e aplica a Palavra em nossas vidas.

IV - POR QUE MUITOS CRISTÃOS NÃO SÃO CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO?

1. O cristão em geral continua a viver em fracasso e não é cheio do Espírito Santo porque lhe falta conhecimento.

a) Se ele soubesse quanto Deus o ama e o poder que está à sua disposição para viver a vida abundante, o cristão não desejaria permanecer na "carne".
b) Ele não compreende que, desde o momento do nascimento espiritual, Deus tornou seu poder acessível a fim de capacitar o cristão a continuar crescendo com vista à sua maturidade em Cristo.
c) O cristão, não sabendo como ser cheio do Espírito Santo pela fé, vive uma vida infeliz, derrotada e cheia de altos e baixos (Rm 7:15,25).
d) Muitos cristãos não estão conscientes da sua herança espiritual.

2. O cristão em geral não é cheio do Espírito Santo por causa da incredulidade.

a) Muitas pessoas têm medo de Deus; não confiam nele (Hb 3:19; 1 Jo 4:18).
b) Muitos sentem que Deus irá exigir deles o impossível; duvidam da extensão do amor de Deus (Mt. 7:11).
c) Muitos julgam que Deus vai privá-los de alegrias; não compreendem a grandeza do seu plano para suas vidas (Mt 6;33).

V - COMO VOCÊ PODE SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

1. Você é cheio do Espírito pela fé.

a) Você se torna cristão pela fé (Ef 2:8,9).
b) Anda no Espírito também pela fé (Cl 2:6).

2. Não precisa implorar a Deus aquilo que já lhe pertence (Rm 1:17).

Você não tem que implorar a Deus que o encha com seu Santo Espírito. Não tem que negociar com ele, por meio de jejum, lágrimas, petições ou súplicas. "O justo viverá pela fé". Não merecemos a plenitude de Deus. Recebemo-la pela fé. Suponhamos que você queira trocar um cheque de 500 reais. Você iria ao banco em que tem depositados milhares de reais, entregaria o cheque ao caixa, ajoelhar-se-ia e diria: "Por favor, senhor caixa, troque o meu cheque?" Não, não é essa a maneira como você troca um cheque. Simplesmente vai pela fé, coloca o cheque no balcão, e espera pelo dinheiro que já lhe pertence. Então, agradece ao caixa e retira-se. Muitos cristãos estão implorando a Deus alguma coisa que já está à disposição deles. Estão buscando alguma experiência emocional, sem compreender que essa atitude da parte deles é um insulto a Deus - uma negação da fé pela qual agradamos a Deus.

3. Vários fatores contribuem para preparar o coração a fim de que ele seja cheio do Espírito Santo pela fé. Você precisa:

a) Desejar viver uma vida que agrade ao Senhor (Mt 5:6).
b) Estar disposto a submeter o controle de sua vida a Cristo de acordo com o mandamento de Deus (Rm 12:1,2)
c) Você precisa confessar qualquer pecado que o Espírito traga à sua lembrança e pedir seu perdão (1 Jo 1:9).

4. Há duas palavras a lembrar ao buscar a plenitude do Espírito pela fé.

a) Sua ordem é que sejamos cheios do Espírito Santo (Ef 5:18).
b) Sua promessa é que ele sempre responde quando pedimos de acordo com a Sua vontade (1 Jo 5:14,15)

5. É importante lembrar:

a) Se você é nascido de novo, o Espírito Santo já habita em você.
b) Ser cheio do Espírito Santo não é uma experiência única; devemos ser constantemente cheios do Espírito Santo como algo da vida normal.
c) Não é simplesmente pela oração que somos cheios. É pela fé.

6. Nunca podemos tornar bons para agradar a Deus; precisamos viver pela fé (Jr 17:9; Rm 8:7; Gl 2:20).

7. Como resultado de ser cheios e de andar no Espírito tornamo-nos mortos par nós mesmos e vivos para Deus.

8. Vivemos pela fé. As emoções têm valor como um subproduto da fé e da obediência, porém nunca devemos depender somente das emoções.



Como permanecer cheio do Espírito Santo

João respondeu a todos: Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Lucas 3:16

Deus deseja que tenhamos uma experiência de batismo espiritual, que sejamos totalmente imersos no Espírito Santo. Ele deseja que enfrentemos o inimigo na PLENITUDE do Espírito Santo, como fez Jesus. Deus determinou que o mesmo poder que se manifestou em Jesus esteja presente em nossa vida. Esse não é outro Espírito, mas o MESMO, o Espírito de Deus.

O Pai deseja que PERMANEÇAMOS CHEIOS, para o transbordar do Espírito. Sabemos que, para caminhar na PLENITUDE do Espírito Santo, temos de morrer para o nosso “eu”. É necessária uma entrega total ao Espírito de Deus. Temos de caminhar no pleno conhecimento do Senhor.

Para PERMANECER CHEIOS e desfrutar o fluir contínuo do Espírito Santo em nossa vida, devemos sempre retornar à FONTE de águas vivificantes. Jesus é quem nos batiza!

Cristo disse aos discípulos: “Eu lhes envio a promessa de meu Pai” (Lc 24.49). Afirmou também: “Se e u for, eu o enviarei” (Jo 16.17).
Jesus é a fonte das águas vivificantes do Espírito Santo.

Você está sedento?

Tem fome e sede de Deus e deseja que o Senhor o controle totalmente?

Quer receber o batismo espiritual, a PLENITUDE do Espírito Santo e ser CONTROLADO por Ele?
Não busque o dom de línguas nem busque poder, pois são apenas manifestações do Espírito. O PODER virá, e os DONS surgirão se você retornar continuamente a Jesus, a Fonte de águas vivificantes do Deus todo-poderoso!

Se beber continuamente do Espírito, você poderá enfrentar o inimigo na PLENITUDE do Espírito Santo, exatamente como
Jesus fez.


VIA GRITOS DE ALERTA .
Inf . e Bibliografia:
Como Ser Cheio do Espírito , Bill Bright , Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo , 4ª Edição, 1984.

Um comentário:

Marcos Matos disse...

Belo estudo sobre a Pessoa do Espírito Santo. Bom e esclarecedor!

Em Cristo,

M. B. Matos!!!

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...