quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lettersvitae entrevista Bispo João Lamin

 

Name:  João Batista Lamin
Age:  61
Reside: São Paulo, Brasil
Formado em letras, matemática, física e pedagogia, fez trabalhos sociais por muito tempo, trabalho missionário, lembra que entrava nas favelas e distribuía alimentos, remédios, foi muito gratificante na área social, espiritual e material. Deus deu graça, não por causa da adoração, ou bondade, nem a fidelidade, foi por causa de um conjunto de atributos que a pessoa tem que possuir como servo de Deus.
Esse mês o LettersVitae teve a grande honra de entrevistá-lo.
 
LV: Fico muito honrado pela oportunidade desta entrevista Bispo. Conte-nos como foi a sua conversão ao Cristianismo.
Em meados de maio de 1966, faltei a aula para visitar uma igreja, gostei e fui convidado a voltar. Adolescente de 16 anos, gostava de ir em matinês,  sempre passava na casa da prima que era no meio do caminho, Maria José era da igreja de Diadema (hoje ela esta na glória). Ela me convidava para ir a igreja, e eu a convidava para ir ao cinema, um daqueles domingos ela estava no portão de sua casa, ao passar lhe fez uma proposta, dizendo que se eu fosse a Igreja no domingo com ela, depois iria a matinê, concordei, escondido de meus pais eu fui, Israel Mariano fez o apelo (que na época era Diácono), aceitei a Jesus (maio de 1966), senti a presença do Senhor e acabei levantando as duas mãos quando houve o convite
 
LV: Os poderes desse mundo estão tentando desmistificar tudo o que Deus criou, mas de uma forma sutil, com pequenas coisas, naquela época existiam problemas como os jovens vivem agora?
Oscar, lembro que naquela tempo existiam muitos problemas com drogas, o que diferencia é somente a época, os problemas são os mesmos. Meu pai sempre me apoiava em ir a igreja, ele tinha medo que eu me envolve-se com drogas, bebidas e má compania. Naquela época era mais discreto, agora esta muito descancarado.
 
LV: Qual é o grande malfeitor que existe neste novo século que tem tirado muitos cristãos da comunhão com Deus?
É como a bíblia fala, a ciência vai se multiplicando e o pecado também, com todos esses aparatos que nós temos, a oração, leitura da bíblia e jejum estão sendo substituídos pelas redes sociais, muitos programas na televisão e a muita correria do dia a dia, isso torna fraco o cristão, a voz do Senhor tem ficado cada vez mais distante. A falência moral da nossa sociedade é reconhecida por todos, poucas pessoas compreendem por que falimos moralmente.
 
 LV: Bispo, nos conte como foi o começo da sua carreira na caminha como Cristão, você fazia trabalhos sociais também?
Lembro que passei em todas as classes da Escola biblica dominical, depois fui chamado para começar a dar aula, me tornei líder de jovens, também começei a cooperar com a mocidade nacional, nessas oportunidades adquiri muitas experiências nos cultos dos lares e visitas a hospitais, entrava nas favelas e distribuía alimentos, remédios, foi muito gratificante na área social, espiritual e material começando assim minha carreira ministerial. Lembro da primeira vez que fiz uma pregação, tinha 19 anos, preparei a pregação numa folha de papel almaço, estava todo empolgado, coloquei as folhas em cima do púlpito, uma irmã ligou o ventilador, as folhas foram para debaixo dos bancos, preguei por 45 minutos, percebi naquele instante que o importante nao era o que estava escrito, era o que Deus tinha colocado em meu coração.

LV: Em épocas passadas havia um movimento maior dos cristãos em relação a oração, jejum, busca de Deus, nesse tempo atual isso não mais tem ocorrido, o porque do esfriamento dos cristãos?
Jesus conheceu o sofrimento da vida em sua época, que foi o arado, canga, pá, e por último foi a marcenaria, o oficio da carpintaria conheceu com José, hoje em dia os jovens tem uma facilidade bem maior, com essas novas tecnologias e acesso a internet, celular de ultima geração, novidades, as facilidades, também tem o fato de muitas igrejas estarem na mídia, muitos tem procurado cultos online e deixando de ir presencialmente nas igrejas, porém a internet nem a televisão podem substituir o culto da igreja, porque é nos cultos que temos comunhão, é quando você olha para o seu irmão e irmã em Cristo, você ora com ele, se alegram juntos, há também o mover do Espirito (1 João 1.7), quando a gente da a mão para os irmãos, passa virtude, quando a gente abraça pode haver cura, essas coisas estão deixando de serem feitas, com esse aumento da ciência começa a ter um esfriamento.
 
LV: Quando a chama da adoração queima pelo verdadeiro calor da real dignidade de Deus, a luz das missões e da ajuda aos nossos irmãos e irmãs em Cristo brilhará até os mais remotos povos da terra. Bispo nos relate algumas das suas experiências de milagres das quais presenciou.
Um rapaz de Rondônia estava em São Paulo, ele andava de cadeira de rodas, saiu da Igreja andando, naquela semana ele passou pelo médico das clinicas, o mesmo ficou impressionado, fez os testes nas pernas e nada mais constava de errado, ele voltou para sua terra curado.
 
Uma irmã me telefonou pedindo oração pelo seu neto que havia caído na piscina de sua residência, indo ao local os bombeiros já haviam levado a criança morta ao hospital, lá orei e ungi o menino, depois de uma semana o netinho daquela irmã saiu do coma, [ficou muito emocionado ao relatar esse fato].
 
Houve uma senhora na época de quando trabalhava em Diadema, um aluno conversou comigo, sabia que ele era pastor, confessou que a vó estava internada no Hospital, perguntou se eu poderia orar por ela, chegando lá vi que estava toda entubada em estado avançado de sua doença, estava de olhos abertos, expliquei que o neto dela tinha chamado para visita-lá, falou que se ela estive-se ouvindo, piscasse, depois orou, dias depois recebeu a notícia que a avó do menino tinha saído do hospital, estava em casa bem.
 
Também lembro de uma senhora que precisava de 40 pessoas para doarem sangue, uma parente  estava desenganada, eu perguntei se ela acreditava que Deus poderia fazer um milagre, respondeu que sim, a igreja então orou por ela, isso eram 21:00 hs. Passado uma semana ela voltou na igreja e pediu uma oportunidade, achei que iria pedir mais 40 pessoas para doarem sangue, mas tinha voltado para agradecer, falou que exatamente as 21:00 hs os médicos deram alta para sair do hospital porque ela não sentia mais nada. A esperança e a caminhada com Deus nos mostra que todos que estão com Ele caminham para a vitória.
 
LV: Bispo, vejo que você é uma grande soldado do exército de Cristo citado no Salmos 103, qual recado você deixa a todos que estão lendo essa entrevista, está precisando de uma ajuda, precisa avançar e ter ânimo?
Precisamos de recursos para potencializar jovens na área espiritual, precisamos persistir, buscar ao Senhor, batalhar para o Senhor, fortalecer as pessoas na fé pela palavra, temos que mostrar para os jovens o testemunho de um verdadeiro cristão, nao é com a modernidade que iremos ensina-los, mas sim visão da obra de Deus, precisamos investir na mocidade mas na área espiritual (I Pedro 5.5 e I João 2.13).
fonte:Gospel News

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...