Israel usa rolo da Torá como “escudo” contra o Irã
Nesta terça-feira foi dedicado um rolo da Tora, juntamente com uma
nova sinagoga, no reator nuclear de Dimona, Israel. O espaço para
orações substitui o antigo, que era uma sala improvisada num antigo
abrigo antibombas.Um número restrito de convidados participou da cerimônia de inauguração. O reator, localizado na região norte do Negev é considerado estratégico pelo governo israelense.
A iniciativa de se construir uma sinagoga nova naquele espaço foi do rabino David Abuhatzeira. O bilionário e filantropo norte-americano Ira Rennert já disponibilizou recursos para a compra de dezenas de pergaminhos de Torás por todo o Israel e respondeu positivamente ao apelo do rabino. A nova sala de oração tem capacidade para 300 pessoas.
“O rabino disse que uma sinagoga neste reator nuclear seria uma combinação enorme de santidade com poder [não-espiritual]“, explicou uma fonte envolvida na angariação de fundos. “O rabino pediu que trabalhássemos o mais rapidamente possível para construir a sinagoga, que ele descreveu como ‘esplêndida’”.
“O reator opera 365 dias por ano, mesmo durante as férias, mas, até agora, não tinha uma sinagoga adequada”, disse a fonte. “Isso foi muito importante para o rabino. Há milhares de trabalhadores no reator, e ficamos surpresos ao descobrir que não havia sinagoga para as centenas de judeus observantes que ali trabalham”.
Ele observou que não é coincidência a sinagoga estar sendo dedicada na mesma época em que há um debate público sobre a ameaça nuclear iraniana.
“Eu não tenho dúvida de que a construção de uma nova sinagoga e a dedicação de um novo rolo da Torá aqui vai nos proteger contra todas as ameaças externas, incluindo a do Irã”, acrescentou.
A instalação nuclear é oficialmente conhecida como Centro de Pesquisa Nuclear de Negev e, embora seja vigiada por guardas do exército continuamente, em janeiro a Comissão de Energia Atômica de Israel pensou em fechar o reator, pelo menos temporariamente, por causa de sua possível vulnerabilidade a um ataque do Irã.
Traduzido de Israel National News
Nenhum comentário:
Postar um comentário