20.nov.2012 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, analisa os dados do boletim epidemiológico do HIV no Brasil e lança a campanha de Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis, Aids e Hepatites Virais (B e C). O evento faz parte das ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no próximo dia 1º de dezembro .
“Estamos absolutamente convictos que existe uma geração de brasileiros que não está sensibilizada com relação à proteção do HIV. É uma nova geração que não viveu o enfrentamento da luta contra a Aids, que não perdeu ídolos da música e do esporte", diz o ministro. "Precisamos sensibilizar esses jovens sobre prevenção e sexo seguro."
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, a infecção do vírus atinge 0,42% da população entre 15 anos e 49 anos, o que representa 0,52% dos homens e 0,31% das mulheres no país em 2010.
O maior volume ainda está concentrado nos grandes centros urbanos. A região Sudeste lidera o índice, mas apresenta redução nas taxas de incidência de 27,5 casos para cada 100 mil pessoas, em 2002, para 21 para cada 100 mil, em 2011. Nas regiões Sul, Norte e Nordeste, há tendência de aumento, o que preocupa o governo – já o Centro-Oeste mantém comportamento similar ao da média do país.
FONTE . NOTÍCIA BOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário