terça-feira, 21 de maio de 2013

O Líder de êxito é íntegro


O dicionário define integridade como “o estado de ser completo, uno”. Se tenho integridade, minhas palavras e minhas ações se entrosam. Sou quem sou, não importa onde me encontre ou com quem esteja. 
Num formulário de pedido de emprego uma das perguntas era: “Já foi preso alguma vez? “O candidato escreveu NÃO em letra de forma no espaço correspondente. A pergunta seguinte era feita em função da resposta à pergunta anterior. Indagava: “Por que?” Não se dando conta de que não tinha que respondê-la, o candidato “honesto” mas sem dúvida ingênuo, sapecou: “Acho que é porque nunca me pegaram”
Uma pessoa íntegra não admite lealdade divididas (isso é duplicidade), nem simplesmente faz de conta (isso é hipocrisia). Pessoas íntegras são pessoas “inteiras”, elas são identificadas por sua coerência de propósitos. Pessoas íntegras não têm nada a esconder e nada a temer. Suas vidas são livros abertos. 
A integridade não é tanto o que fazemos mas o que somos. E o que somos, por sua vez, determina o que fazemos. Nosso sistema de valores de tal forma é parte integrante de nós que não podemos separá-lo de nossa personalidade. Ele se torna o sistema de navegação que nos orienta. Ele estabelece prioridades em nossas vidas e julga o que devemos aceitar ou rejeitar.
Todos nós enfrentamos desejos conflitantes. Ninguém, por mais “espiritual” que seja, pode evitar essa batalha. Integridade é o fator que determina qual deles prevalecerá. Deparamos diariamente com situações que exigem decisões entre o que queremos e o que devemos fazer. A integridade fixa as regras fundamentais para resolver essas tensões. Determina quem somos e como reagiremos antes mesmo que surja o conflito. A integridade solda o que dizemos, pensamos e fazemos numa só pessoa, integral, indivisível, impondo sua perfeita sintonia.
“A primeira chave para a grandeza”, é sermos na realidade o que aparentamos ser. “para conquistar confiança um líder tem que ser autêntico. Para tanto, é preciso que haja coerência como ocorre numa boa composição musical – a letra e a música se casam harmoniosamente.
Se o que dizemos e o que fazemos são a mesma coisa, os resultados serão consistentes. Por exemplo: 

Digo aos liderados: Exibo uma atitude Eles serão positivos
“Sejam positivos: positiva

Digo aos Ponho o visitante em Eles porão o visitante
Liderados: “O primeiro lugar em primeiro lugar. Visitante vem em Primeiro lugar”.

Digo aos liderados: Trato a todos como Eles farão da Célula
“Nossa célula é uma família. uma família. uma família”

Se o que disser e fizer não forem a mesma coisa, os resultados serão inconsistentes. Por exemplo:
Digo aos liderados: Chego atrasado Alguns chegarão. “Sejam pontuais” à reunião. hora, outros não.

Digo aos liderados: Exibo uma atitude Alguns serão positivos “Sejam positivos: negativa outros não.

Digo aos Ponho o visitante em Alguns porão o visitante Liderados: “O segundo plano. em primeiro lugar; Visitante vem outros não. em Primeiro lugar”.

Digo aos liderados: Não trato a célula Alguns farão da Célula
“Nossa célula é como uma família. uma família; outros não. 
uma família”
89% do que as pessoas aprendem provêm do estímulo visual, 10 % do estímulo auditivo, e 1% de outros sentidos. Portanto, faz sentido dizer que quanto mais os liderados virem e ouvirem seu líder consistente por atos e palavras, maior será sua consistência e lealdade. O que eles ouvem, compreendem. O que eles vêem, acreditam!
Muitas vezes tentamos motivar nossos seguidores com macetes ingênuos, de vida curta. O que as pessoas precisam não é de um slogan para repetir, mas de um modelo para ver.
O TESTE DA CREDIBILIDADE
Quanto mais credibilidade você tiver, mais as pessoas confiarão em você, concedendo-lhe o privilégio de influenciar suas vidas, Quanto menos credibilidade você tiver, menos as pessoas confiarão em você e mais rapidamente você perderá sua posição de influência. 
Tudo é uma questão de liderança. O segredo de subir e não cair é a integridade. Examinemos alguns motivos que tornam a integridade tão importante.
1. Integridade gera confiança:
“Para ser um líder um homem precisa ter seguidores. E para ter seguidores, um homem precisa contar com a confiança deles. Por conseguinte, a suprema qualidade de um líder é inquestionavelmente a integridade. Se os companheiros de um homem acharem que ele é um impostor ou que lhe falta real integridade, ele fracassará. Seus ensinamentos e suas ações têm de coincidir.
2. A integridade tem grande poder de influência.
Todo o grupo é a sombra projetada do seu líder. O caráter do líder determina o caráter da igreja local. Isto acontece por que as mentes das pessoas se modificam por observação e não simplesmente por argumentos.
3. A integridade facilita padrões elevados
Os líderes precisam viver de acordo com os padrões mais elevados do que seus liderados. Esse preceito é exatamente oposto ao que a maioria das pessoas pensa sobre liderança. Num mundo de prerrogativas e privilégios que acompanham a escalada do sucesso, muito pouca atenção é dispensada às responsabilidades da jornada para cima. Todo direito implica numa responsabilidade; toda oportunidade, numa obrigação; toda posse, num dever. 
Os direitos DIMINUEM à medida que você sobe na organização. 
As responsabilidades AUMENTAM à medida que você sobe na organização. Eles são inversamente proporcionais.
Muitas pessoas estão prontas a exigir seus direitos, mas não assumir suas responsabilidades. 
“Não se torne vítima da época em que vive. Hoje há uma tendência a absorver os indivíduos da responsabilidade moral e tratá-los como vítimas de circunstâncias sociais. Compre essa idéia e pagará com sua alma. O que limita as pessoas é falta de caráter. “Quando o caráter dos líderes é baixo, seus padrões também o são.”
4. A integridade resulta numa reputação sólida, não apenas numa imagem.
Imagem é o que as pessoas pensam que somos. Integridade é o que realmente somos. 
Duas velhinhas estavam andando numa igreja repleta de fiéis no interior da Inglaterra quando depararam com a lápide de uma sepultura. A inscrição dizia: “Aqui jaz John Smith, um político e um homem honesto.
”Cruzes!”, disse uma delas para a outra. “Que coisa horrível enterraram duas pessoas na mesma sepultura!”
Na antiga China o povo queria acima de tudo segurança contra os bárbaros que infestavam o norte; por isso ergue a Grande muralha. Ela era tão alta que os chineses acreditavam que ninguém conseguiria escalá-la e tão larga que nada poderia derrubá-la. Concluída a obra colossal, respiraram aliviados e finalmente sentiram-se seguros. Durante os primeiros cem anos de existência da muralha, a China foi invadida três vezes. Em nenhuma das ocasiões os invasores bárbaros tentaram derrubar a muralha ou galgá-la. Em todas elas limitaram-se a subornar as sentinelas que montavam guarda no portão principal e a transpuseram tranqüilamente. Os chineses envaidecidos com o invencível cinturão de pedra esqueceram-se de ensinar integridade a seus filhos.
5. Integridade significa que eu a viva antes de liderar terceiros.
Não podemos conduzir ninguém além do ponto que atingimos. 
Os especialistas em controle de qualidade sempre dizem: “no controle de qualidade não estamos preocupados com o produto. Nossa preocupação é com o processo. Se o processo for correto o produto estará garantido. O mesmo se pode dizer da integridade; ela garante a credibilidade.
6. A integridade ajuda um líder a ser digno de crédito, não apenas sagaz.
Há uma diferença entre ser sagaz e ter credibilidade. Os líderes espertos nunca duram. “O requisito final; da efetiva liderança é granjear confiança. Do contrário não haverá seguidores. Um líder é aquele que possui partidários. Não é preciso concordar com ele para se confiar nele. 
A única maneira de conservar a boa vontade e a alta estima das pessoas com quem você trabalha é fazer por merecê-las. Ninguém pode enganar a todos o tempo todo. Cada um de nós, eventualmente, é reconhecido exatamente pelo que é não pelo tenta aparentar.
7. A integridade é uma virtude conquistada a duras penas
A integridade é o resultado de autodisciplina, confiança íntima e a determinação de ser inflexivelmente honesto em todas as situações de nossas vidas. Dispomos de poucos modelos contemporâneos de integridade. Nossa cultura produziu poucos heróis duráveis, poucos paradigmas de virtude. Há poucos líderes dignos de serem imitados.
Foi Bily Gram quem disse: “Integridade é a coisa que mantém firme nossa maneira de viver. Precisamos lutar constantemente para conservar nossa integridade intacta.”
“Quando se perde riqueza, nada se perdeu; quando se perde saúde, perdeu-se alguma coisa; quando se perde o caráter, perdeu-se tudo.”
O teste do mentor
Faça-se a seguinte pergunta: “Sou honesto com meu líder? ”Todo líder teve um mentor. “Nosso principal anseio na vida é encontrar alguém que nos torne o que podemos ser.” Quando encontramos essa pessoa, precisamos checar nosso crescimento regularmente, indagando: “Estou tirando todo o proveito dos ensinamentos que estou recebendo? “ Optar por atalhos nesse processo só vai prejudicar tanto seu mentor quanto você.
O teste das massas
Faça-se a pergunta: “Sou honesto com meus liderados?” Como líderes compreendamos rapidamente que decisões erradas não só nos afetam adversamente, como afetam aqueles que nos seguem. Antes de empunharmos as rédeas da liderança precisamos ter consciência de que ensinamos o que sabemos e reproduzimos o que somos. Integridade é um processo inteiro.
Os liderados esperam quatro coisas de seus líderes:
• honestidade
• competência
• Visão e 
• Inspiração
 
 
IGREJA EM CÉLULA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...