terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CULTURA CUBANA - Nova leva de cubanos chega ao Brasil nesta terça-feira


Ministro da Saúde Alexandre Padilha recebe médicos cubanos em Novembro do ano passadoBathista Lima/Frame/Estadão Conteúdo
Mais 2.000 médicos cubanos começam a desembarcar nesta terça-feira (28) no Brasil. Eles se juntarão aos mais de 6.000 profissionais que já atuam pelo Mais Médicos no País. De acordo com o Ministério da Saúde, o terceiro ciclo do programa contará com a atuação de 2.891 profissionais.
O desembarque acontecerá nas três capitais (Brasília, Fortaleza e São Paulo) onde vão cursar o módulo de acolhimento e avaliação do programa. A previsão é que esses profissionais comecem a atuar nos municípios em março, junto com os demais estrangeiros participantes do terceiro ciclo. A aprovação no módulo é obrigatória para receber o registro que autoriza a atuação no Brasil durante o programa.
 Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “com esses novos médicos, somados aos que já estão atendendo a população nos municípios, serão 9.500 médicos atuando nas regiões mais necessitadas e atendendo as populações mais vulneráveis”.
— O Mais Médicos já atinge 23 milhões de brasileiros que não tinham um profissional no seu bairro, na sua cidade, no posto de saúde perto de casa. Vamos chegar, até o final de março e início de abril, a quase 46 milhões de brasileiros sendo atendidos pelo programa.
Nesta segunda-feira (27) em visita a Cuba, a presidente Dilma agradeceu o envio de profissionais para o Programa Mais Médicos. Desde o lançamento do programa, Cuba enviou 5.300 médicos para trabalhar nas periferias de grandes cidades e interior do Brasil.
— A participação dos médicos cubanos é amplamente aprovada pelo povo brasileiro e é uma prova efetiva de solidariedade e coooperação que preside a relação entre os nossos países
Balanço
O programa Mais Médicos termina o ano com 6.658 profissionais trabalhando em 2.177 municípios e 28 distritos indígenas. A meta é, até março de 2014, ter 13 mil profissionais trabalhando nos municípios que aderiram ao programa. O Ministério da Saúde calcula que cada médico, acompanhado pela Equipe de Saúde na Família, atende cerca de 3.500 pessoas.
Local de trabalho
Ainda não está definido o local de atuação dos 2.000 médicos cubanos que chegam ao País na próxima semana. A distribuição só ocorrerá após o encerramento do prazo que os profissionais brasileiros têm para decidir se querem migrar do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) para o Mais Médicos.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...