quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Os doze novos líderes das doze tribos antigas (João 13: 1-20)


12 apóstolos para 12
1 Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que sua hora tinha chegado a partir deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que habitavam o mundo, eu te amo até o fim.

Após os acontecimentos recentes, discutidos no capítulo anterior, queera claro para Jesus que seria a última Páscoa com seus discípulos amados gastos. Você deve se lembrar que ele tinha chegado a esta decisão, quando o Deus - gregos temendo olhou para ele . O conteúdo deste capítulo trata mão em mão com o confronto anterior entre a hoi Ioudaioi ea apresentação de Jesus mesmo que o bom pastor.
Lá, ele acusou a liderança atual de Israel para ser os maus pastores que não se importa com as ovelhas Este verso começa por afirmar que, como o Bom Pastor de Israel, Jesus amava as suas ovelhas com o maior empenho e dedicação possível.
2 Durante a ceia, quando o diabo tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, 3 Jesus, sabendo que o Pai tinha posto tudo em suas mãos, e ele tinha vindo de Deus e ia para Deus, 4 ele levantou-se da ceia. Ele tirou o manto e, tomando uma toalha, amarrou-a na cintura. 5 Depois deitou água numa bacia, começou a lavar os pés aos discípulos ea enxugar-lhos com a toalha que estava em torno de sua cintura.
Nesta passagem, é claro que era uma de suas últimas interações com os discípulos, Jesus quis modelar algo muito importante. No entanto, é crucial que nós não vemos isso simplesmente como um exemplo pessoal para todos os crentes (embora a princípio, é claro, se aplica a todos). O jantar foi muito especial, porque foi uma das últimas sessões de treino de Jesus com a nova liderança de Israel, ele estava prestes a deixar aquele lugar. Isto está em contraste com a de hoje, quando em muitas igrejas os apóstolos e seu gabinete não são consideradas muito importantes.
O número doze não era uma coincidência. Jesus escolheu doze apóstolos, porque seu plano incluiu a renovação completa de Israel. Os 12 chefes das tribos de Israel deviam ser substituídos pelos 12 apóstolos judeus que levaria Israel a um resgate futuro definido renovada.
Basta ler esta descrição da Nova Jerusalém:
"Eu tinha um grande e alto muro com doze portas; e nas portas doze anjos, e nomes inscritos, que são os das doze tribos dos filhos de Israel; No oriente havia três portas; norte três portas, sul, três portas; ao ocidente três portas. E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro "(Apocalipse 21: 12-14).
Como lemos no versículo 3, "sabendo que o Pai tinha posto tudo em suas mãos" Jesus levantou-se para lavar os pés dos seus discípulos. Como mencionado acima, este foi um dos últimos e mais importantes sessões de treinamento de liderança que teria com aqueles que estavam a tornar-se bons pastores de Israel. Eles tiveram que governar Israel com compaixão, cuidado e sentido de pertença. Isso foi em contraste com os "maus pastores" Jesus tinha vindo a substituir. Nós não deve continuar, antes, pelo menos mencionar o fato de que, embora Deus tinha deixado tudo nas mãos de Jesus, não queria dizer que agora as pessoas devem servi-lo (uma conclusão bastante lógica), mas agora ele deve servir.
6 Ele chegou a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, lavar os meus pés?" 7 Jesus respondeu-lhe: "O que estou fazendo você não entende agora, mas você vai entender mais tarde." 8 Pedro disse: "Nunca me lavarás os pés." Jesus respondeu. "Se eu não te lavar, parte comigo" 9 Simão Pedro disse: "Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos ea cabeça "10 Jesus disse-lhe:" Alguém que se banhou não necessita, exceto para lavar os pés, pois está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos "11 Ele sabia quem iria traí-lo .; portanto, ele disse, "nem todos estão limpos" 12 Então, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, voltou para a mesa e disse-lhes. Você sabe o que eu fiz para eles? 13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Por exemplo, eu ter-lhes dado para que, como eu vos fiz, vós também.
Pedro faz sua oposição conhecido simplesmente expressando a perplexidade dos outros discípulos. Jesus respondeu que se não permite que você lave seus pés, Peter não seria capaz de participar no serviço fundamental de bons pastores. Peter, talvez pensando que Jesus estava falando sobre a limpeza das ofertas cerimoniais de água que passar por toda a cerimônia (mikvah). Jesus especifica que ele não tem a cerimônia de água em mente, em vez disso, ele requer apenas seus líderes servidores têm o coração humilde e total compromisso para servir o povo de Deus. Jesus mais tarde Peter iria desafiar o contexto da profecia do mal dos pastores de Israel de Ezequiel: "Apascenta as minhas ovelhas" (Ezek.34).
16 Em verdade, em verdade, vos digo que o servo não é maior que seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Era agora a tarefa da família mais jovens ou de criada para lavar os pés empoeirados dos convidados apenas entrando na casa de fora. Jesus realizou o trabalho do servo. Os discípulos eram servos de Jesus. A conclusão foi inevitável. Se ele fez, quanto mais eles devem estar dispostos a fazer? Eles devem tornar-se pastores de confiança e altruístas para ser verdadeiramente do povo de Deus - Israel.
17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se o fizer. 18 Não falo de todos vós; Eu sei quem escolhi. Mas Escritura deve ser cumprida: "Aquele que come o pão comigo levantou o pé contra mim." 19 Agora vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer acreditar que eu sou.
Embora este não é seu foco, Jesus prediz eventos futuros. Tudo foi feito para que os apóstolos sentiram fortalecidos em sua fé diante de um momento muito difícil em serviço (para a maior parte final com o martírio), que estava à frente deles.
20 Em verdade, em verdade vos digo: Quem receber aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
Sobre este último ponto, Jesus demonstra mais uma vez a importância dos doze apóstolos deixados no local. Ele lhes deu toda a autoridade necessária para governar. Recebê-los receberia Jesus, bem como receber Jesus significava receber seu Pai. Segue-se, portanto, que qualquer um que recebe um dos doze apóstolos receberam o mesmo Deus.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...