segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Coreia do Sul inicia polêmicas manobras no Mar Amarelo

A Coreia do Sul começou nesta segunda-feira suas manobras militares perto da tensa fronteira no Mar Amarelo (Mar Ocidental), bem em frente à ilha de Yeonpyeong que foi atacada no mês passado pela Coreia do Norte, segundo a agência sul-coreana Yonhap.
O regime comunista norte-coreano ameaçou com represálias contra esses exercícios com fogo real que se realizam a poucos quilômetros de sua costa, na região onde no dia 23 de novembro Seul realizou outras manobras que foram respondidas com um ataque de Pyongyang.
As manobras militares sul-coreanas, de um dia de duração, foram criticadas por China e Rússia por considerar que aumentam o risco de um confronto na península coreana, enquanto os Estados Unidos apoiaram seu aliado Seul.
Segundo disse à Yonhap um porta-voz da Junta de Chefes do Estado-Maior sul-coreano, não identificado, os exercícios começaram por volta das 14h30 hora local (3h30 de Brasília) e "não durarão muito".
As manobras se atrasaram durante várias horas por causa do nevoeiro, segundo assinalaram anteriormente fontes da Defesa. De acordo com a agência local, vão participar dos exercícios um destróier da classe Aegis, de 7.600 toneladas, e outro navio de guerra sul-coreano de 4.500 toneladas, além de caças de combate F-15K.
Os militares sul-coreanos dispararão rodadas de artilharia sobre as águas próximas à fronteira marítima com a Coreia do Norte, desde a ilha de Yeonpyeong.
Seul considera que tem legitimidade para realizar essas manobras "rotineiras" em suas águas territoriais, mas Pyongyang não reconhece a linha fronteiriça marítima, traçada no final da Guerra da Coreia em 1953, e afirma que se trata de seu território.
Antes de começarem as manobras, os militares sul-coreanos ordenaram no começo da manhã aos moradores em Yeonpyeong que se deslocassem para refúgios antiaéreos.

EFE

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...