quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Janela 10/40 - Conheça o povo Etiope

ECONOMIA
A economia etíope baseia-se nos produtos ligados à terra e aos recursos naturais. A pesca, facilitada pela grande quantidade de rios e pequenos lagos na região; a intensa atividade agropastoril; as minerações de ouro e diamante nas montanhas do interior; a extração de peles de animais; e, mais tardiamente, o tráfico de escravos.

ETNIAS
No nordeste africano, onde se encontra a Etiópia, havia uma grande quantidade de variações étnicas, entre elas: Sabeus, Abissinios, Bantos, Somalis e Habashats. Esta variedade de culturas constituiu o reino etíope; pluriétnico e multicultural.


REINOS
Na região onde hoje se encontra a Etiópia, por volta do século XIII, eram encontrados diversos reinos. O Reino cristão de Axum, um dos mais poderosos reinos da região entre o Império Romano Oriental e a Pérsia, entre os séculos I e XIII, e por estar entre as rotas de comércio, tornou-se riquíssima. Damote era um reino pagão, que possuía territórios até o planalto de Xoa (onde existiam inúmeras colônias cristãs). Ifate, outro reino de grande importância, que seguia uma rota de expansão e conquista, sendo o principal adversário do Reino Abissínio, este de religião cristã, que após sua expansão se tornaria a atual Etiópia.

POLÍTICA
O soberano abexim era chamado de negus e negachi ou hati. Ámeda-Sion, o maior soberano do Reino Abissínio, promovendo inúmeros conflitos contra quem não aceitasse o cristianismo da forma que ele achava a mais adequada. Sua política tinha um caráter expansionista. Durante o processo de expansão, os abexins possuíam uma capital itinerante, mudando de um local para o outro, surgindo desta maneira relações comerciais com outros povos.

GUERRAS
As guerras se iniciavam principalmente pelo controle das rotas comerciais e por repressão religiosa, exemplo disto foi o soberano Ámeda-Sion, citado anteriormente. No Egito, por exemplo, os conflitos entre os muçulmanos e os coptas (cristãos) eram tão intensos que Ámeda-Sion enviou inúmeros pedidos para que as perseguições contra os coptas cessassem.

RELIGIÃO
Convertendo-se ao Cristianismo Ortodoxo da Igreja Copta de Alexandria, Egito, por volta de 300 d.C., quando houve a inserção do primeiro bispo da região. Até tal momento, por sua variedade cultural e política, não havia uma religião oficial, compondo-se por cristãos, judeus, islãs e religiões tradicionais.

LENDA: JOÃO PRESTRES
A lenda de Prestes João, teria chegado na Europa por volta do século XII, sendo no século XV, que estes ao chegar na África, vão em busca desta lenda. Para eles, Prestes João seria um soberano cristão que dominaria regiões até o território muçulmano. Esta lenda surge pela existência de dois grupos cristãos isolados do cristianismo ocidental, sem nunca ter sido submetido à autoridade do papa. Falava-se que Prestes poderia ser descendente de Baltasar, um dos três Reis Magos. Por Prestes João, através de sua lenda ser considerado um grande soberano, com inúmeras terras e um enorme poder, D. João II, nos fins do século XV, manda procurarem Prestes para alcançarem uma aliança.
Escrito por Júlio César    

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...