terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jesus, o único caminho para a salvação

Leitura bíblicas: Hebreus 10.19-22 e Atos 4.12
“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Atos 4.12

É maravilhoso crer e saber que Jesus Cristo é o único caminho que nos leva ao Pai e é o único Mediador entre Deus e os homens. Esta é uma verdade tão simples e tão clara que até parece não ser necessário estudá-la, mas é. Senão vejamos: I. JESUS É O SANTO VIVO CAMINHO QUE NOS LEVA DE VOLTA À CASA DO PAI.

Ter livre acesso à presença de Deus não é para quem quer, e para quem crê e confessa. Verdade é que os crentes temos acesso livre, não há barreiras, você não tem parar e muito menos pagar pedágio. Não se pode comprar, nem vender acesso a esta Graça. Alguém já disse, em tom jocoso: “Jesus é o caminho, mas a denominação tal é o pedágio!” Ora, isto seria uma versão moderna das indulgências.

Veja o que nos diz o escritor de Hebreus:
a) Temos intrepidez para entrar no Santo dos Santos (vs. 19)
Esta intrepidez é coragem, fruto da confiança no poder que há no sangue de Jesus. É preciso conhecer a Jesus Cristo como o eterno Filho de Deus, que veio em carne, habitou entre nós, como nós, viveu a nossa vida, andou pelos nossos caminhos, mamou leite de Maria, correu, brincou, cresceu, teve sede, sorriu, sofreu, serviu, morreu, ressuscitou e subiu ao céu. Ele se identificou conosco em tudo, exceção feita ao pecado. Ser cristão é ser identificado com Ele. Percebe o porquê Dele ser o caminho, a verdade e a Vida? Observe bem que o artigo é definido: Ele é O caminho e não um caminho.
b) A abertura do novo e vivo caminho está ligada a sua carne rasgada e ao seu sangue derramado na cruz do Calvário. Ver o vs. 20 de Hb 10.

Ele nos consagrou um caminho para além do véu. Este véu pode se referir  à  cortina  espessa que separava os verdadeiros adoradores da presença de Deus – o acesso ao Santo dos Santos era limitado a um pequeno grupo de pessoas; ali havia a Arca da Aliança – uma caixa igualmente pequena; e, dentro daquela Arca, estariam três elementos sagrados: A vara de Arão que florescera; um pote, contendo manã; e as Tábuas da Lei. Eram sinais da presença de Deus.

Sabemos hoje e hoje cremos que Deus é espírito, que não tem corpo, como o dos homens; e que, por isso mesmo, não está limitado ou preso nas coordenadas do tempo e do espaço. Deus está presente entre nós e em nós pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é Deus em nós.


II. VIVEMOS A ERA DO ESPÍRITO SANTO. A MAIS LINDA E EMOCIONANTE DE TODAS

Algumas características:
1. Está escrito: “Se alguém  não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Rm 8.9);
2. “Todos os que são guiados pelo Espírito Santo são filhos de Deus.” (Rm 8.14);
3. Quem tem o Pai, tem o Filho e tem também o Espírito Santo ou não tem o Deus da Bíblia.
4. Está escrito: “O próprio Espírito, testifica com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.” (Rm 8.16)
5.E ainda, “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus.” (1 João 3.1)


III. APROXIMEMO-NOS, COM SINCERO CORAÇÃO, EM PLENA CERTEZA DE FÉ  (vs. 22)

Para se aproximar do Deus Eterno, Pai todo-Poderoso, é preciso:
a) Ter coração sincero e confiança de fé no poder do sangue de Jesus.
É maravilhoso chamar  Deus de Pai; mas é preciso viver como filhos Dele e sermos irmãos uns dos outros. Esta é a vida que Deus quer e espera de cada um de nós.
b) Ter o coração purificado de má consciência. Nada mais triste que um coração perverso e uma consciência suja. Só existe um remédio: É um coração quebrantado e contrito, certo do Perdão, da Graça e da Misericórdia de Deus.
c) Estar lavado pelo sangue de Cristo, simbolizado na água do Batismo. E diz que água precisa ser pura. Batismo em tanque e/ ou Piscina de mais de uma pessoa já deixa a água duplamente impura: Ritualmente, porque  o corpo impuro tocou a água; e higiênicamente, porque o suor, odores e secreção das outras pessoas foram lançados naquela água comum. A Bíblia ensina a aspersão do sangue e da água para purificação. “O que lava pecados é o sangue de Jesus, e não a quantidade de água.” Rev. Guilhermino Cunha.


IV. CONSIDEREMO-NOS UNS AOS OUTROS E RESPEITEMOS OS FRACOS NA FÉ (ROMANOS 14.1 a 12).

A falta de consideração e de respeito na igreja é uma tragédia! Leia Romanos 14 e pare de julgar “o servo alheio.” Leia comigo: “Cada um dará contas de si mesmo a Deus.”  (Rm 14.12). Entendeu?


V. ESTIMULEMO-NOS UNS AOS OUTROS AO AMOR E ÀS BOAS OBRAS.

Em igreja, quem menos faz  são os que mais criticam. Quem fala muito em saúde é porque está doente. Foi feita na pesquisa e ficou provado: Quem mais reclama da aplicação do dinheiro de Deus na igreja, nunca contribui com um centavo sequer. “Quem fala, não faz; e quem faz, não fala.” Pense no assunto.


VI. POR FIM, DIZ O ESCRITOR DE HEBREUS: “NÃO DEIXEMOS DE CONGREGAR-NOS, COMO É COSTUME DE ALGUNS.” (vs. 25)

Quem está na congregação dos remidos, sabe o que está acontecendo e faz acontecer. Brasa, longe de braseiro esfria e vira carvão. Há um provérbio árabe, muito conhecido e citado, que diz: “Cuidado com o bajulador, ele é como o carvão: Quando aceso, queima; e, quando apagado, suja.” Você pode aplicá-lo também ao fofoqueiro.

Você já notou que “a vida como Deus quer que ela seja vivida é uma nova vida em Cristo.”  Deus muito nos abençoe.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...