sábado, 25 de dezembro de 2010

Um Natal Diferente ------------- por Pr.Samuel Câmara

Como seria um Natal diferente, se todo ano é a mesma coisa: incontáveis tipificações de Papai Noel, inúmeras árvores ornamentais com suas luzes piscando, enfeites e presentes, cânticos e representações, comidas e bebidas?

Como fazer um Natal diferente, se tudo o que o Natal mostra é uma forte tradição cultural de raízes pagãs, mas infelizmente não mostra Jesus, verdadeiramente o sentido e a razão do Natal?
Se tivéssemos um “natalômetro” para aferir a presença de Jesus, o quanto Ele estaria presente no nosso Natal?
         Eu gosto das luzes e das decorações, gosto do burburinho das festas e da troca de presentes, gosto de ver a confraternização entre familiares e amigos; gosto também de saber que as vendas natalinas melhoram a economia, que mais empregos e riquezas são gerados, que o humor da sociedade é potencializado na melhoria das relações sociais.
Mas gostaria que tivéssemos um Natal realmente diferente, que incluísse a pessoa de Jesus, pela simples razão de um Natal sem Jesus perder totalmente o sentido. Natal é nascimento de Jesus Cristo, sim, e com todas as implicações da Sua encarnação entre nós.
O que aconteceria se convidássemos Jesus para o nosso Natal? O que diria Ele e como se portaria? E nós, ficaríamos intimidados com a sua presença magnífica e ao mesmo tempo simples?
Talvez alguns, pretextando santidade e com um discurso moralista, diriam que Ele não se prestaria a participar da festa na casa de pessoas pecadoras. Bobagem. Ele iria, sim, do mesmo modo que foi às casas de publicanos e pecadores. Então, se você não se acha digno, não se preocupe. Jesus com certeza participaria da festa na sua casa, se convidado fosse.
Jesus certamente diria algumas coisas bem interessantes. Observando que gostamos muito de trocar presentes, diria: “Eu sou o maior presente de Deus para vocês. Eu vim para que vocês tenham vida plena” (Jo 10.10). Ao ver o consumo acentuado de bebidas, diria: “Quem beber desta água terá sede de novo, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte que lhe dará vida eterna” (Jo 4.13).
Ele chamaria as crianças para perto de Si e diria: “O reino de Deus pertence a vocês” (Mc 10.14). Ele falaria da bondade e do amor do Pai que está nos céus e diria que as crianças precisam mais do Pai que de “Papai Noel”. As crianças, com certeza, iriam querer que Ele lhes mostrasse o Pai. Então, Ele diria: “Quem me vê a mim vê o Pai”, e elas, na sua fé simples, ficariam satisfeitas. (Jo 14.9)
Àqueles que carregam os pesados fardos da ansiedade, Ele diria: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). Aos que, decepcionados, deixaram de orar, Jesus diria: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos os que pedem recebem; os que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Antes de pedirem, o Pai já sabe o que vocês precisam” (Mt 6.7).
O Natal somente seria diferente se separássemos, de fato, um lugar para Jesus em nossas vidas. Isso, então, facultaria uma mudança essencial e prática no rumo da nossa fugaz existência. Esse encontro com Jesus abriria o nosso coração e mente para andarmos pelo novo e vivo caminho que Ele abriu em direção ao Pai.
Desse modo, o Natal, muito mais que uma festa, é um desafio de Deus para nós: mude o rumo da sua vida, siga a Jesus, pois Ele é o Caminho que conduz à vida plena! Muitos talvez prefiram a festa sem Jesus, pois querem uma alegria sem mudança; preferem os ornamentos exteriores por não terem o brilho da vida interior.
Um Natal sem Jesus pode até ter um gostinho festivo, mas se esvazia no dia seguinte. Nos intervalos entre um Natal e outro, será preciso buscar sempre um sentido para a vida, pois o vazio interior ainda estará lá a arder como as chamas da incerteza.
Um Natal com Jesus seria realmente diferente e lhe deixaria tão à vontade que você gostaria de conhecê-lo melhor. Depois desse encontro, você nem precisaria dizer que esteve com Jesus, pois Ele deixaria marcas tão profundas em seu ser, que todos diriam: “Você teve um Natal diferente!”. 


Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém

Um comentário:

Casal 20 disse...

Verdade, pastor, um Natal diferente. Porque a mesmíce rolou solta, a baixa espiritualidade, o materialismo, etc.

Muito bom post.

Esperamos um Natal diferente no coração das pessoas.

Abraços.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...