sábado, 22 de janeiro de 2011

Igrejas estão cada vez mais adeptas às mídias sociais No entanto, 40% das igrejas não usam todas as ferramentas de redes sociais

Igrejas estão cada vez mais adeptas às mídias sociais Igrejas estão se voltando cada vez mais para as ferramentas das redes sociais como Facebook para auxiliar o ministério, de acordo com um estudo realizado pela LifeWay Pesquisas.

O levantamento foi feito com 1.003 congregações protestantes em setembro de 2010 e patrocinada pelo parceiro da LifeWay, Fellowship Technologies. Ele descobriu que 47% das igrejas usam ativamente o Facebook.

A segunda forma mais popular da rede é por meio das ferramentas incluídas em pacotes de software de gestão da igreja, utilizadas ativamente por 20% das congregações. Três por cento usam o MySpace, e 1% utilizam Ning.

No entanto, 40% das igrejas não usam todas as ferramentas de redes sociais.

"As igrejas são lugares naturais de interação. Congregações estão adotando rapidamente as redes sociais não só para acelerar a sua comunicação, mas também para interagir com pessoas de fora da igreja", disse o diretor da LifeWay Pesquisas, Scott McConnell. 

Outra constatação é que grandes igrejas utilizam o Facebook muito mais do que as pequenas. Oitenta e um por cento das congregações com 500 ou mais membros utilizam o Facebook, comparado a 27% das igrejas com um a 49 pessoas. Quarenta e três por cento das igrejas com 50-99 pessoas usam a mídia, assim como 46% com 100-199 pessoas. Já nas igrejas com 200-499, a média de uso é de 56%.

Cidade grande e igrejas suburbanas têm maior probabilidade para usar o Facebook do que cidades pequenas e rurais. Enquanto 57% dos suburbanos e 54% das igrejas das grandes cidades usam a mídia social, apenas 46% das congregações de cidades pequenas e 39% das igrejas rurais se tornaram adeptas ao Facebook.

Entre as igrejas que utilizam ferramentas de redes sociais, 73% usam para interagir com a congregação, 70% para distribuir notícias e informações em uma saída única, 52% para fomentar a interação membro a membro e 41% para a gestão dos grupos de ministérios da igreja.

A maioria (62%) das igrejas que utilizam ferramentas de redes sociais as usa para interagir com indivíduos de fora da congregação.

"Ferramentas de redes sociais tornaram-se parte integrante da vida da maioria das pessoas diariamente e dos relacionamentos", disse Curtis Simmons, vice-presidente de marketing e comunidade em Fellowship Technologies.

"Se as igrejas desejam mais contato com a sua congregação e comunidade de forma significativa, então eles precisam estabelecer uma estratégia para se envolver ativamente na conversa da mídia social. Milhares de pessoas estão compartilhando o apoio e incentivo através destas ferramentas. A igreja precisa ser um participante ativo nessas conversas e conexões".

Outro levantamento da LifeWay com mil pastores protestantes em outubro de 2010 descobriu que muitos pastores estão, pessoalmente, usando a mídia social para interagir com suas congregações.

Quase metade (46%) dos pastores usam pessoalmente o Facebook, 16% usam blog e 6% usam o Twitter. Além disso, 84% envia e-mail para grupos.

"Comunidade bíblica exige pés e rosto, não só retweets e páginas de fãs", advertiu McConnell. "Mas, claramente, a rede social é uma ferramenta útil para construir e manter a comunidade."


Fonte: Christian Post

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...