quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Procon orienta consumidores sobre prejuízos causados por apagão em SP

A Fundação Procon de São Paulo orienta que os consumidores que tiveram prejuízos em decorrência do apagão que atingiu parte da capital paulista e da região metropolitana na tarde desta terça-feira (8) procurem a concessionária de energia responsável para verificar a possibilidade de indenização. Caso fique comprovado que o dano foi causado pela interrupção do fornecimento de luz, o consumidor deve ser ressarcido.
A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo diz que cerca de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelo apagão. O número corresponde a 627 mil unidades consumidoras de energia na cidade. O problema ocorreu às 15h11. Às 16h40, houve novo apagão, por cinco minutos.
Ainda de acordo com o Procon, as empresas de energia serão chamadas para esclarecer o ocorrido. “A Fundação Procon convocará as empresa para que prestem esclarecimentos hoje. Elas já estão sendo monitoradas, porque não se trata da primeira ocorrência de apagão na cidade”, explicou Renan Ferraciolli, diretor de fiscalizações do órgão.
 
 
“As companhias foram ano passado fiscalizadas em razão dessas ocorrências que vem se repetindo. Ano passado foi aplicada uma multa, no caso da Eletropaulo, em razão de mais de 600 ocorrências que ela deu causa”, disse ele.
O consumidor tem 90 dias para procurar a concessionária e indicar a data e horário que houve a ocorrência e os bens que foram danificados. Se ficar comprovada a relação entre o apagão e o dano, o consumidor tem 20 dias para receber a indenização. O contato deve ser feito pelo site da empresa, por atendimento telefônico e por atendimento presencial quando a concessionária o tiver.
Caso tenha problemas, o consumidor pode procurar o Procon. Confira os endereços e formas de atendimento do órgão em São Paulo:
Postos do Poupatempo
Itaquera: Avenida do Contorno, 60 - Metrô Itaquera
Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176/258
Sé: Praça do Carmo s/nº
Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h
Outros atendimentos
Cartas: Caixa Postal 3050 - Cep: 01031-970
Fax: (11) 3824-0717 – de segunda a sexta, das 10h às 16h
Orientações e Cadastro de Reclamações Fundamentadas: Telefone 151 - de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Ouvidoria do Procon-SP
Rua Barra Funda, 930, Sala 401
Barra Funda, Cep 01152-000, São Paulo-SP
Telefone/Fax: (11) 3826-1457
Email: ouvidoria@procon.sp.gov.br
Em outros municípios do estado, os endereços podem ser encontrados no site do Procon-SP.
 
 
 
Fonte: G1

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