O Vale de Baca
O Vale de Baca, é chamado “Vale das Lamentações”, “Vale das Lágrimas”, “Vale das Bálsameiras” e “Vale Árido”. As plantas de Bálsamo existentes no vale “choravam”, isto é, destilava um líquido de aroma agradável que deveria tornar Baca um lugar perfumado. Bálsamos são conhecidos por suas propriedades confortantes e calmantes, sendo assim, o escuro vale, de difícil passagem continha os seus segredos.
O Vale de Baca era rota obrigatória para os israelitas nas suas peregrinações a Jerusalém, e tornou-se um símbolo das tribulações que enfrentamos nesta nossa peregrinação terrena, a caminho da Jerusalém celestial.
Muitos de nós passamos por esse Vale, alguns poucas vezes, outros muitas, alguns até vivem em Baca, porém; assim como nós passamos por ele, ele também se irá de nós.
1- É Inevitável em Nossas Vidas.
Os israelitas de quase toda palestina tinham que passar pelo Vale de Baca, quando a caminho de Jerusalém. A topografia os obrigava a isto. Na experiência cristã não é diferente.
Muitas são as adversidades que nos afligem e nos fazem chorar no decorrer de nossa peregrinação terrena: desapontamentos, desastres, calamidades, perdas, escassez, enfermidades e morte. De um modo ou de outro, cedo ou tarde, mais ou menos vezes, todos passaremos pelo Vale. O Vale é inevitável. É conseqüência da vida. Mais tem um porem, não estamos sozinhos neste vale. O Senhor Jeová Está Conosco! Exemplos:
- Na Fornalha de Fogo Ardente – “Ele é o Quarto Homem.” (Dn 3.25).
- Na Cova dos Leões – “Ele é o Leão da Tribo de Judá.” (Dn 6.16,20-22; Ap 5.5).
- No Vale das Nossas Vidas – “Ele é o Deus que Está Presente.” (Sl 23.4; Is 43.2; Hb 13.5b).
O Vale de Baca é um lugar árido onde as condições de sobrevivência são bastante escassas, há poucos recursos, na verdade este “vale” nos possibilita ver que não somos nada. O Senhor permite a todos os seus filhos passar por este “Vale” em algum tempo de suas vidas para que possam perceber o quanto necessita do Senhor. As Sagradas Escrituras dizem:
- “… sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15.5).
- “… a nossa capacidade vem de Deus.” (2Co 3.5).
É o Lugar Onde Deus Fala:
- “… A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…” (2Co 12.9).
- “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça… Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo; não temas, que eu te ajudo.” (Is 41.10,13).
3- Lugar da Providência Divina.
O Vale de Baca é o “deserto” de nossas vidas onde aprendemos que só Jesus é o nosso sustento, nosso pão e nossa água. No Vale de Baca só existe baca (vegetação rasteira que não precisa de água para sobreviver), nós necessitamos de água para sobrevivermos. O Vale de Baca não é nosso lugar, temos que passar por lá em algum tempo de nossa vida e lá experimentaremos o Senhor Jesus como nossa fonte de água viva. Porque Ele é poderoso para abrir fontes no meio do Vale e te saciar de alegria. (Ef 3.20). No Vale de Baca há Providência Divina:
- Para os Sedentos. (Jo 7.37; 4.14).
- “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (Jo 4.14).
- Para os Famintos. (Jo 6.35).
- Para os Cansados e Sobrecarregados. (Mt 11.28).
- E Para os Necessitados. (Fl 4.19).
Resumo: Aquele que quer alegria conquista e vitória em sua vida tem que passar pelo Vale de Baca. “O qual passando pelo vale de Baça, faz dele uma fonte…” (v.6). Longe de desanimar ou desfalecer, vai “indo de força em força…” (v.7), e tome posse da vitória em nome do Senhor Jesus. Hei, não desista, prossiga! O salmista diz:
- “… o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30.5).
- “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Sl 126.5,6).
Dias melhores virão. O melhor de Deus está por vir na sua vida! Hoje Ele enxugará as tuas lágrimas. Acredite!!!
VIA GRITOS DE ALERTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário