sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Número de mortos em protestos anti-EUA sobe a 15 no Paquistão

Protestos nas principais cidades deixaram mais de 200 feridos.
Outros países muçulmanos tiveram protestos pacíficos nesta sexta (21).


O Paquistão foi, nesta sexta-feira (21), o principal palco de protestos contra o filme americano anti-islã e a mobilização, extremamente fragmentada, de milhares de pessoas resultou em 15 mortos e mais de 200 feridos. Balanço anterior das autoridades falava em 13 mortes.
Em outros países muçulmanos, protestos antiamericanos ou antifranceses, após a publicação de novas charges de Maomé na França, foram limitados e sem violência depois da oração.
As autoridades paquistanesas tinham decretado esta sexta dia feriado, chamado de "Dia do amor do profeta", para permitir que as pessoas protestassem em defesa do Islã e de Maomé, ridicularizados no filme americano "A Inocência dos Muçulmanos", a causa principal da onda de protestos nos últimos dias no mundo muçulmano.
O saldo no início da noite era de 15 mortes - 10 em Karachi, a metrópole do sul do Paquistão, e cinco em Peshawar, a maior cidade do noroeste - e cerca de 200 feridos, contando com os registrados na capital Islamabad, onde os manifestantes foram mantidos longe das embaixadas ocidentais.
Essas mortes elevam para 17 o número de mortes registradas no total no Paquistão, desde o início dos protestos contra o filme na semana passada.
Enquanto o comércio permaneceu fechado, os protestos se multiplicaram e se intensificaram à tarde, depois da oração, liderados por influentes partidos islâmicos e alguns grupos extremistas.
Os primeiros incidentes graves aconteceram pela manhã em Peshawar, região muito conservadora e fronteira com o Afeganistão, onde milhares de pessoas se reuniram.


As cinco pessoas morreram em confrontos com a polícia depois que os manifestantes saquearam e queimaram dois cinemas.
Em Karachi, onde manifestantes também incendiaram três cinemas, três bancos e um restaurante da rede americana Kentucky Fried Chicken, um policial e nove manifestantes morreram, segundo a polícia.
As forças de segurança estavam em alerta principalmente na capital Islamabad, onde barreiras foram levantadas para evitar o ataque contra o reduto diplomático, onde estão instalados as embaixadas dos Estados Unidos e da Frnça.
Cerca de 20 mil pessoas marcharam aos gritos "Os americanos são cães" e "Os amigos dos americanos são traidores" perto do enclave. Alguns chegaram a jogar pedras na polícia, que respondeu disparando gás lacrimogêneo. Os manifestantes foram dispersados já durante a noite.
Na quinta-feira, os confrontos no mesmo local resultaram em 50 feridos.
O primeiro-ministro paquistanês, Raja Ashraf, pediu no início do dia ao povo que protestasse pacificamente, ao mesmo tempo em que condenou veementemente o filme americano como "um ataque inaceitável contra o profeta".
As manifestações antiamericanas são comuns no Paquistão, país de 180 milhões de habitantes, onde poderosos grupos islamitas denunciam regularmente a aliança do governo de Islamabad com os Estados Unidos.
Mas uma tal onda de manifestações simultâneas e pelas mesmas razões não tem precedentes. Mais de 4.000 pessoas também protestaram em Lahore (leste), a segunda maior cidade do país, milhares em Multan (centro), e 30.000 em Muzaffarabad (leste), a capital da Caxemira paquistanesa, informou a polícia.
Se por um lado os manifestantes expressaram sua hostilidade para com os Estados Unidos e o filme americano, eles não mencionaram as charges de Maomé publicadas na França pelo semanário satírico "Charlie Hebdo".
Os Estados Unidos reiteraram nesta sexta-feira que eles não tinham nada a ver com o filme produzido em seu território há um pouco mais de um ano.
No resto do mundo muçulmano, nenhum movimento violento foi registrado, mesmo em Cabul, onde apenas pequenas manifestações antiamericanas e antifrancesa pacíficas foram relatadas.
Centenas de manifestantes se reuniram em frente ao consulado da França em Surabaya (Java), aos gritos de "Morte à América, morte à França!", no Iêmen e em Marrocos. Eles eram cerca de mil na capital dos Comores Moroni, milhares em Basra (Iraque) e no Líbano, e até 10.000 pessoas, que queimaram uma efígie do presidente Obama e uma bandeira francesa, em Bangladesh.
Cinquenta pessoas também manifestaram em frente à embaixada da França no Cairo para protestar contra "ataques ao Islã".
Outras dezenas protestaram diante da embaixada da França em Londres exibindo cartazes do tipo "Os muçulmanos vão conquistar a França" e "Maldita democracia! Ao inferno com a liberdade!".
Manifestantes protestam contra o filme anti-Islã nesta sexta-feira (21) na cidade paquistanesa de Rawalpindi (Foto: AP)Manifestantes protestam contra o filme anti-Islã nesta sexta-feira (21) na cidade paquistanesa de Rawalpindi (Foto: AP)
 
França
A publicação das charges do profeta Maomé na revista Charlie Hebdo aumentou a tensão e provocou um amplo debate na França sobre a liberdade de expressão.

A polícia francesa proibiu uma manifestação convocada para sábado diante da Grande Mesquita de Paris sob o lema "Não toque no meu Profeta".
A principal agência representante dos muçulmanos pediu calma nesta sexta-feira, quando uma nova edição das charges que representam o profeta Maomé nu chegou às bancas do país, renovando preocupações sobre mais protestos no dia reservado a orações no mundo islâmico.
As charges no semanário satírico "Charlie Hebdo" aumentaram as tensões.
Embaixadas, escolas e centros culturais franceses foram fechados em 20 países muçulmanos por ordem do governo da França após a primeira publicação das charges.
Em Paris, a polícia entrou em alerta depois que protestos programados por alguns grupos muçulmanos foram proibidos.
Mohammed Moussaoui, líder do Conselho Muçulmano Francês (CFCM), descreveu o filme e as charges como "atos de agressão", mas fez um apelo aos muçulmanos franceses para não tomarem as ruas com protestos violentos.
"Repito o pedido do CFCM para não protestarem -- qualquer protesto pode ser sequestrado e contraproducente", disse Moussaoui à rádio francesa RFI.
O semanário "Charlie Hebdo", cujo escritório em Paris está sob proteção policial, desafiou os críticos das charges ao lançar uma nova edição da publicação que causou furor e esgotou em poucos minutos na quarta-feira. A publicação disse que as charges têm o objetivo de fazer piada com toda a confusão envolvendo o filme.
Houve poucos protestos nas ruas da França contra as charges, mas autoridades francesas estão preocupadas que elas possam alimentar a fúria em outras partes do mundo iniciada com o filme, feito na Califórnia, que representa o profeta Maomé como um devasso.

G1/GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...