sexta-feira, 28 de junho de 2013

Três tipos de discípulos que seguiram Jesus

Como devemos seguir Jesus
Três tipos de discípulos que seguiam Jesus

Em qual deles você se encaixa?

Todo discípulo de Jesus tem uma marca registrada, a renuncia.
Jesus disse quem quer vir após mim negue-se a si mesmo e siga-me.
Todos os dias somos desafiados por situações que vão me levar a decidir se vou carregar a Cruz ou não.
Este ensino de Jesus aqui é de Cruz, Ele está chamando a alguns para uma renuncia.

Qual a minha realidade como discípulo de Jesus, qual a sua realidade como discípulo de Jesus?
Tem momentos em nossa vida que precisamos questionar a nós mesmo como estamos andando, qual o nosso estado, veja como você está na fé II co 13:5.

Jesus nunca pregou um evangélho para fazer crente, a pregação de Jesus era para fazer discípulos e esse evangelho é um evangelho da Cruz.

O apostolo Paulo fala dos inimigos da Cruz.

1 - Discípulo precipitado - mestre eu te seguirei por onde o Senhor for, aí Jesus para e mostra as implicações de um discípulo, o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça, Jesus está apontando para uma vida de cruz.

Tem que se parar para ver o preço que se paga para ser discípulo de Jesus, não raciocina o preço para se chegar no futuro.
O discípulo precipitado não para para calcular o preço para se tornar um discípulo.

Discípulo precipitado sempre vai ficar pelo meio do caminho, quando vem as lutas ele fica desanimado, porque não calcularam o preço para ser um discípulo vencedor.

O discípulo precipitado no ardor da batalha, quando você mais precisa d'Ele, ele te abandona.

Jesus disse a raposa tem morada para si, as aves ninho mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça, Ele está falando da Cruz, da vida de renuncia que um discípulo tem que ter.

Nenhum discípulo precipitado permanece no propósito, porque na hora que vem as dificuldades ele não vai abrir mão do conforto.

O discípulo precipitado não quer abrir mão daquilo que ele tem de melhor, toda renuncia é exatamente em cima dos direitos legítimos que eu tenho, o conforto é um direito legitimo, porém é ele que preciso renunciar.

O discípulo precipitado não agüenta pressão do discipulado, quando é confrontado ele cai fora.

2 - discípulo indeciso - a pior coisa que tem é trabalhar com alguém indeciso, hoje ele quer uma coisa amanhã ele já não quer mais.

Imagine um discípulo que você quer conduzi-lo, dando metas e ele não sabe se é isso mesmo que ele quer.

Se dá muitas opções a ele mas ele não dá resposta em nenhuma delas, decida bem ou decida mal, mas decida, a pior coisa é um discípulo que não decide.

Jesus disse deixe os mortos sepultar os mortos e você venha e me segue. Você já viu um indeciso conquistar algo na sua vida, ele não tem planos, nem projetos para sua vida.

3 - discípulo consciente - os dois primeiros se ofereceram, mas o terceiro foi chamado, Jesus disse a Mateus vem e me segue, diz a palavra que ele largou tudo e prontamente o seguiu, provavelmente Mateus sabia quem era Jesus e quando ele foi chamado ele tinha consciência do que ele queria.

É esse tipo de discípulo, consciente, que precisamos ter, porque ele sabe o que vai enfrentar, não pula fora quando a batalha se torna mais ferrenha.

Ele sabe muito bem qual é o seu chamado, o grande problema de muitos lideres é não ter consciência do seu chamado, sisca para todo lugar mas não sabe para onde vai.

O discípulo consciente é perseverante, Hb 10:36. Ele não vai retroceder no seu chamado, ele vai perseverar até o fim, porque seus olhos estão no futuro e não no presente, nas circunstancias.

II Co 4:18 ele vê as circunstancias como uma oportunidade para glorificar a Deus, e jamais desiste. Mateus entendia o principio da Cruz, o que era renuncia.

Depois disso vemos Jesus escolhendo ele para ser um dos doze de sua equipe, os dois primeiros, indecisos, e precipitados, não tem nome na Bíblia.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...