quinta-feira, 16 de abril de 2015

E AGORA ? - Filho de pastor é primeiro transexual a usar nome social em escola


Israel passou a ser chamado de Thifany pelos professores e alunos da escola onde estuda, em Jacareí.

O filho de um pastor é o primeiro transexual a usar o nome social em uma escola em Jacareí. O nome de batismo era Israel, mas agora foi trocado por Thifany e passa a ser pronunciado na chamada na escola e aparece também na carteirinha estudantil.

O jovem tem 17 anos e se tornou o primeiro trans da região do Vale do Paraíba a usar o nome social. Em todo o Estado de São Paulo há apenas 44 casos semelhantes apesar da resolução que garante o uso do nome social estar ativa desde 2014.

Thifany disse em entrevista que trocar de nome é uma forma de vencer o preconceito contra transexuais. “Tive que vencer muitos preconceitos durante a minha vida escolar, passei por muitas coisas, inclusive já fui ameaçada. Nessa escola fui bem recebida, me sinto aceita pelo que eu sou e tenho já muitos amigos”.

Adolescentes que desejam adotar o nome social precisam de autorização dos pais e no caso da jovem ela precisou que seu pai, pastor, autorizasse a mudança mesmo sendo contra as convicções religiosas dele.

Mesmo recebendo críticas, o pastor apoiou o filho que adotou um visual feminino, com cabelos longos e roupas femininas. “Meu filho estava irredutível. Não queria mais estudar. Só sorriu quando fomos fazer a matrícula e eu autorizei a mudança de nome”, disse o pastor Rubem Borges.

Ele disse que respeita a decisão do filho e que jamais o colocaria para fora. “No meu trabalho tiro pessoas da rua, como poderia colocar meu filho para fora de casa? Ele é uma pessoa boa, carinhosa e estudiosa, agora ele quer fazer um estágio e vamos conseguir isso também”, disse.

O estudante também afirma que nunca sofreu ameaças de seu pai, mesmo sabendo que ele não é a favor do homossexualismo. “Meu pai nunca ameaçou me mandar embora de casa, eu sei que ele não gosta [da minha opção sexual], mas me aceita”, disse Thifany ao G1.

Por ser uma família pastoral, eles sempre se mudam de cidade e cada mudança trazia um trauma para Israel que tinha que se adaptar com novas escolas. Agora como Thifany ele acredita ser mais aceito pelos colegas.

A nova escola apoia a decisão do jovem e realizou dois dias de atividades sobre diversidade de gêneros. “Além dos alunos, a orientação foi feita com professores, gestores e funcionários. O preconceito é justamente a falta de conhecimento. Não pode haver qualquer discriminação no âmbito escolar”, explicou a orientadora pedagógica Fernanda Rezende.

A resolução estadual não é o mesmo que a troca de nome em cartório, por isso o diploma, declarações e histórico escolar são emitidos com o nome de registro da pessoa. Mas durante o dia a dia o transexual pode e deve ser tratado pelo nome social escolhido.

A resolução não tem força de lei, mas todas as instituições de ensino do Estado devem adotar a prática para respeitar os estudantes transgêneros. A ideia é impedir que adolescentes e crianças transexuais desistam dos estudos.


Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

“Não chame meninas de princesas”, diz campanha da Avon

Uma campanha da Avon tem gerado polêmica nas redes sociais por pedir aos pais que não chamem suas filhas de “princesas”, dizendo que o elo...