sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lula despede-se do Mercosul ´orgulhoso` e comemora avanços sócio-econômicos, Presidente citou progressos dos últimos oito anos para o grupo

Lula despede-se do Mercosul ´orgulhoso` e 
comemora avanços sócio-econômicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se despediu nesta sexta-feira (17) de seus colegas do Mercosul, e pediu uma continuação do "um projeto de integração cada vez mais ambicioso do bloco", no qual disse sentir-se "orgulhoso".

"Este é meu último compromisso como presidente em solo brasileiro da minha agenda internacional. Foram muitos anos de alegria com os chefes de Estado e o destino fez com que meu último compromisso fosse numa reunião do Mercosul", declarou Lula ao discursar na 40ª Cúpula do Mercosul e em referência ao final do seu mandato no fim do mês.

Em seu discurso, Lula resumiu os acontecimentos dos últimos oito anos - que coincidiram com seus dois mandatos - no bloco integrado pela Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, e em particular destacou os avanços sociais e econômicos registrados nos quatro países.

"Não podemos deixar de comparar o dinamismo com o processo de paralisias que atravessam atualmente os países mais desenvolvidos", disse Lula, que voltou a criticar a crise nas nações mais ricas e a assegurar que "não serão os pobres que vão pagar as consequências".

Afirmou que enquanto as economias mais poderosas do mundo optam por "renunciar o papel de locomotivas e se debatem entre a crise e o desemprego", os países do Mercosul registram taxas de crescimento que estão "entre as mais altas do mundo".

Lula citou projeções segundo as quais a economia do Paraguai crescerá 9,7% este ano, enquanto a do Uruguai atingirá 9%, a Argentina 8,4% e a do Brasil 7,7%.

"Respondemos aos paradigmas neoliberais com mecanismos renovadores, de inclusão, desenvolvimento e caráter democrático", e com processos "inovadores" que alcançaram uma maior integração produtiva e o desenvolvimento de programas de infraestrutura comuns, destacou Lula.

Especialmente, ressaltou que a integração do Mercosul também chegou no âmbito social, mediante processos que estimulam e fortalecem a intervenção da sociedade civil nos grandes debates, e sustentou que "essa é uma das maiores conquistas".

Além de Lula, os presidentes da Argentina, Cristina Fernández; Uruguai, José Mujica, e Paraguai, Fernando Lugo, integram a 40ª Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...