Paul Banks/19.01.2011/Reuters
Crianças chegam com seus pais de Darfur para o sul do Sudão. Com a possibilidade de criação de novo país
– que será um dos mais pobres da África -, sudaneses retornam para a região em massa
– que será um dos mais pobres da África -, sudaneses retornam para a região em massa
Quase a totalidade dos cidadãos do sul do Sudão votaram a favor da separação no recente plebiscito de autodeterminação, segundo dados provisórios divulgados neste domingo (23) pelas autoridades.
De acordo com o último relatório da apuração parcial divulgado pela Comissão do Plebiscito do Sul do Sudão em seu site, 98,8% dos eleitores se pronunciaram a favor da independência e o restante apoiou a ideia de manter a unidade.
O cômputo foi divulgado após a contagem de 100% dos votos nas Províncias do norte do país, onde também votaram os sudaneses originais do sul, e 98,7% das Províncias da região do sul do Sudão.
A votação, que ocorreu de 7 a 15 de janeiro, estava prevista nos acordos de paz que foram assinados em 9 de janeiro de 2005 e que puseram fim a duas décadas de guerra entre o norte e o sul, com um saldo de 2 milhões de mortos.
Pelos últimos dados da comissão, a opção da independência recebeu apoio praticamente total nas Províncias do sul, enquanto no norte, com um censo muito baixo, foi apoiada por 58% dos eleitores.
O percentual mais alto a favor da separação ocorreu na Província de Unity, onde 99,98% de seus habitantes apoiaram a independência.
"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."
FONTE R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário