quarta-feira, 23 de março de 2011

VOCÊ É OVELHA OU BODE ? O QUE DIZ SEU PASTOR A SEU RESPEITO ?

Eu, o Senhor Deus, digo o seguinte a vocês, o meu rebanho: "Eu vou julgar cada um de vocês. Vou separar os bons dos maus, as ovelhas dos bodes".
Ezequiel 34.17

De vez em quando nos abordam pessoas que reclamam de seus pastores , dizendo que os mesmos não agem como pastor .
Todos sabem que ovelha é a fêmea do carneiro, cujo filhote chama-se cordeiro. Esses três nomes são usados pela Bíblia para traduzir o símbolo de mansidão e submissão. A ovelha é conhecida como sendo dócil, mansa, tratável, ensinável e indefesa. Ela se alimenta de capim fresco e produz lã o tempo todo.

O próprio Jesus foi conhecido como o cordeiro de Deus (Jo 1.29; At 8.32). O profeta Isaías já tinha predito que seu comportamento seria como de uma ovelha, com a forte marca de mansidão e humildade (Is 53.7). Mas foi o cordeiro sem pecado, defeito ou mancha (1 Pe 1.19). O cordeiro perfeito, tornando-se modelo a ser seguido por todo o rebanho. É curioso notar que Jesus também é reconhecido como sendo o grande Pastor das ovelhas (Hb 13.20), ou, nas palavras de Pedro, o Supremo Pastor (1 Pe 5.4). Ele mesmo se apresenta como sendo o bom pastor que dá sua vida pelas ovelhas (Jo 10.11, 14).

Olhe bem em como a Bíblia apresenta nosso mestre: o grande pastor que tem um coração de cordeiro (Fp 2.8; Hb 5.8). Por isso ele levanta homens e mulheres para exercerem o ministério pastoral exigindo destes o mesmo coração de cordeiro. O pastor deve ser modelo ao rebanho. Mas modelo em que? Modelo como ovelha dócil e obediente. Assim, os melhores pastores são levantados do meio das ovelhas e nunca devem perder a característica de boas ovelhas. Pastores que não são boas ovelhas não são confiáveis (1 Pe 5.2, 3).

A ovelha fica aflita e exausta quando não tem um pastor cuidando dela (Mt 9.36). Ela tem prazer em ouvir o ensino de seu pastor (Mc 6.34) e seguir sua voz (Jo 10.27). Ela é conhecida e chamada pelo seu próprio nome ao ser conduzida com segurança quando tem que sair do aprisco (Jo 10.3) para enfrentar o mundo lá fora. A verdadeira ovelha sabe discernir e não dá ouvidos à voz de ladrões e salteadores (Jo 10.8). Merece ser cuidada por um pastor de verdade que dará sua vida pelas ovelhas que ama (Jo 10.11) ao invés de fugir quando o lobo se aproxima (Jo 10.12). Quando por alguma razão a ovelha se perde no caminho, espera ansiosa a atitude prudente e amorosa de seu pastor que sai para seu resgate (Mt 18.12) e tem grande prazer e alegria quando a encontra (Lc 15.6).

Por sua vez, cabra é a fêmea do bode, cujo filhote chama-se cabrito. Assim como a ovelha, emite um som chamado de balido (o conhecido "bééé"), mas tem características totalmente diferentes, sendo uma figura que representa um coração duro e rebelde. O bode é conhecido por ser repentino, traiçoeiro, fedido, marrento. Ele se alimenta até de lixo, busca sua própria defesa e não teme os humanos, podendo ser violento. Não aceita autoridade, muito menos repreensão, tornando-se desobediente e intratável.
Temos visto nas igrejas muitos bodes se escondendo em meio as ovelhas , mas o que eles não percebem é que são reconhecidos de longe.
Bodes são diferentes de ovelhas , e por outro lado as ovelhas são diferentes dos bodes.
 
  • Ovelhas são mansas. Bodes, ariscos.
  • Ovelhas obedecem ao Supremo Pastor. Bodes exigem seus direitos.
  • Ovelhas aceitam ser guiadas. Bodes querem trilhar seus próprios caminhos.
  • Ovelhas precisam de proteção. Bodes são autossuficientes.
  • Ovelhas sabem da sua fragilidade. Bodes escondem sua aridez para o “momento oportuno”.
  • Ovelhas sabem se contentar com a simplicidade do pasto verde e das águas de descanso. Bodes sempre exigem mais e mais para si.
  • Ovelhas são o que são. Bodes vivem um ativismo desenfreado, tentando mascarar a sua própria realidade.
  • Ovelhas aceitam o ensino. Bodes querem ser mestres de si mesmos.
  • Ovelhas, quando em perigo, buscam ajuda do Supremo Pastor. Bodes dão chifradas.
  • Ovelhas aceitam a admoestação. Bodes procuram falsos mestres que somente lhes fale coisas agradáveis aos ouvidos.
  • Ovelhas são humildes. Bodes não podem ver um holofote que ficam alvoroçados.
  • Ovelhas servem. Bodes se servem.
  • Ovelhas pertencem ao Aprisco. Bodes querem demarcar um espaço próprio.
  • Ovelhas ouvem a voz do Supremo Pastor. Bodes O desconhecem.
  • Ovelhas querem ser como Jesus. Bodes tem Narciso como modelo.
  • Ovelhas são do Senhor. Bodes são fruto de satanás infiltrado no rebanho.
 


Na igreja podemos encontrar as ovelhas e os bodes (Mt 25.32). Ambos estão se beneficiando das pastagens, do conforto do aprisco, mas um tem um coração submisso e outro uma natureza rebelde. E você, é uma ovelha genuína, uma ovelha com manias de bode, ou é um bode?
Será você uma ovelha ou ou bode?

Ainda é tempo de mudança , de renovação , de busca por uma vida no altar de Deus.


Bispo Roberto Torrecilhas
Ministério Poder da Fé.
 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...