quarta-feira, 29 de junho de 2011

ÁSIA/ÍNDIA - Os jovens cristãos promotores da paz no Nordeste da Índia

Kohima (Agência Fides) – Os jovens cristãos no Nordeste da Índia amam a paz e querem ser promotores de paz, em uma área tumultuada por conflitos étnicos e tensões sociais. Na diocese de Kohima (no estado de Nagaland), graças à iniciativa de um sacerdote local, padre C. P. Anto, atua o movimento católico "Peace Channel", que pretende envolver os jovens na "construção de uma cultura de paz" na região. Os jovens da "Peace Channel" agem como autênticos "mensageiros de paz", nas famílias, nas escolas, nos colégios, nas comunidades, nos vilarejos. A sua missão e o seu empenho é "serem profetas de paz na sociedade".
O movimento, explica à Fides pe. Anto, nasceu "depois de ter visto perto, na região de Nagaland, a violência e a morte, com a perda de muitas vidas inocentes". Por isso, surgiu a ideia de reunir os jovens, portadores de grandes ideais e de tanta boa vontade, "e de torná-los protagonistas na promoção da paz e da harmonia no território, sensibilizando os que lhes estão próximos, de todas as etnias e religiões, em nome de valores como paz, reconciliação, igualdade, fraternidade".
Os jovens da "Peace Channel" participam de encontros de formação a fim de se aprofundar na situação do contexto em que vivem, sobre as diferenças culturais, étnicas, tribais e religiosas, para depois implementarem estratégias adequadas para "construir pontes", também apoiando iniciativas de desenvolvimento social, econômico, cultural, no campo da educação e da educação ambiental.
"Peace Channel" organiza encontros de oração, vigília pela paz, seminários e congressos, e também é atuante no campo do diálogo inter-religioso, considerado como via eficaz na construção da paz. Os jovensi - conclui pe. Anto - fazem-se "embaixadores de paz" nas situações de tensão como em micro-conflitos entre grupos tribais na região do nordeste da Índia, principalmente envolvendo seus coetâneos e "contagiando-os com o valor da paz". (PA) (Agência Fides 6/2011)

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...