terça-feira, 2 de junho de 2015

DIÁRIO DE VIAGEM: TRÊS DIAS NO KIBUTZ 'NEVE SHALOM'


Diário de viagem: Três dias no Kibutz 'Neve Shalom'
Estamos no primeiro kibutz 'Neve Shalom', que aceita Judeus, Árabes muçulmanos e cristãos em sua administração - todos de nacionalidade Israelita situados no meio Caminho entre Jerusalém e Tel Aviv-Jaffa! NS-WAS foi fundada no início dos anos 70, em uma terra arrendada adjacente do monastério 'Latrtroun'.
Em 2012, 60 famílias já viviam nesta comunidade, com igual números de judeus e árabes entre seus habitantes.
Os membros desta comunidade demonstram a possibilidade da convivência entre judeus e palestinos com respeito e cooperação!
Possuem também uma escola bilíngue, com 240 crianças falando árabe e hebraico!
Princípios da escola :
1. Participação igualitária de judeus e palestinos
2. Permite o contato diário entre irmãos de ambas nacionalidades!
3. Fazem o uso do hebraico e do árabe no ensino de todas as crianças 
4. Cuidam da identidade de cada criança, ensinando-a a conhecer sua própria tradição e cultura, ao mesmo tempo que fala respeito da cultura e tradições do próximo.
A meta é atingir as populações que vivem unidas entre árabes e judeus.
Neste ambiente de paz, nós iniciamos no dia 27/05/15, um período de 3 dias de Jejum.
Neste lugar, Deus permitiu que a arca ficasse 3 meses na casa de Obede Edom. A Presença de Deus esteve manifesta durante 3 meses na casa deste filisteu simples, camponês, mas que tinha o coração aberto para Deus.
No judaísmo não havia lugar para um gentio como Obede Edom, mas no coração de Deus havia um anseio de alcançar a todos os perdidos e Ele demonstrou isso quando a Arca esteve na casa do filisteu por três meses. A Arca não pode estar em Jerusalém, mas estava na casa de um gentio filisteu.
Imagine o que os judeus pensaram ao saber que a "presença de Deus" estava lá fora, na casa de um homem que não usava quipá, nem Talit ou não seguia os costumes da Nação.
Os mais sábios e sensíveis como Davi perceberam nitidamente que no coração de Deus havia lugar para todas as pessoas que tivessem o coração voltado para Ele.
Foi sobre isso que mais refleti neste lugar de paz e tranquilidade.
Agora estamos indo o monte Carmelo, passando por Canaã.
Para saber mais sobre o Kibutz 'Neve Shalom', acesse: www.nswas.org ou mande um email para info@nswas.info .
Por Joel Engel

Nenhum comentário:

JACO - ISRAEL

De todos os relatos da Torá, este é um dos mais envoltos em mistério. Conta-nos a história da luta entre um ser humano e um anjo e a da ...