quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Avec ajuda presidiários a construirem uma família

A Associação Vitória em Cristo (Avec) patrocinou o casamento coletivo de 19 internos dos presídios Moniz Sodré e Esmeraldino Bandeira, no complexo penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro. As cerimônias aconteceram nos dias 17 e 18 de dezembro. O patrocínio contemplou 20 casais, porém o casamento de um deles aconteceu no civil, já que o noivo conquistou a liberdade.

A ação promovida pela Avec repercutiu positivamente junto ao Sistema Penitenciário. “O casamento contribui para a mudança do interno e para a valorização da família. Essa parceria é muito importante”, declarou Victor Barbosa da Silva, diretor da penitenciária Moniz Sodré. O patrocínio incluiu o casamento civil e o religioso, vestido de noiva, alianças de ouro, buffet e ornamentação das capelas. Cada casal também receberá de presente um DVD editado com imagens da cerimônia e uma Bíblia.

Os internos se converteram ao evangelho na prisão. Por isso, para eles, mais do que uma festa, a cerimônia representou a legalização de seu relacionamento diante de Deus e a valorização da família. Os casais já conviviam maritalmente e, a maioria tem filhos. “O pecado destrói o casal. Agora, estamos mais estruturados, prontos para uma nova vida”, disse emocionado Clouder Vieira (na foto), 31 anos, afirmando que este era um sonho do casal. “Era uma promessa de Deus para nós.”

Os dias que antecederam ao casamento foram de muita expectativa. “Nem consegui dormir esta noite tamanha a ansiedade”, disse Camila Almeida, cujo sonho é refazer a vida ao lado de Clouder e esquecer as coisas ruins do passado. O capricho na decoração mereceu o elogio das noivas. “Não esperava que ficasse tudo tão lindo”, disse Aline Pereira. O marido dela, André Luís, converteu-se na prisão, e Aline não desperdiçou a oportunidade ao dizer sim para Jesus no culto da Quinta-feira da Vitória, na Assembleia de Deus Vitória em Cristo, na Penha, realizado dois dias antes do casamento.

Cientes de que o apoio da família é fundamental nesse recomeço, alguns pais compareceram à cerimônia, expressando sua satisfação. “Estou feliz por ele ter a oportunidade de construir a sua própria família”, disse Selma Maria Alonso, mãe de Tiago Alonso, preso há mais de dois anos. “Estou muito emocionado. Somente Deus pode fazer algo tão maravilhoso”, declarou Pedro de Oliveira após entregar a filha Gisele Mariano ao genro Fabiano Alves.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...