segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

LUANDA - Apelo ao resgate dos valores morais e cívicos marca noticiário social



Luanda – O apelo ao resgate dos valores morais e cívicos dirigido aos docentes pelo governador da província de Luanda, José Maria, constituiu o destaque informativo social dos últimos sete dias.
 
O governante, que falava especialmente sobre a educação moral e cívica nos centros de formação, na cerimónia de inauguração da escola 6059, no município do Kilamba Kiaxi, disse que o futuro de qualquer nação está na forma como as suas instituições idealizam, preparam e formam os cidadãos.
 
José Maria, que defendeu a promoção de programas que promovam actos de moral e civismo, sobretudo na preservação do património público, referiu que o governo gasta avultadas somas na construção de novas infra-estruturas, particularmente escolas, e
em seguida alguns cidadãos, por falta de acompanhamento e educação, assaltam os bens das escolas, partem vidros, arrombam salas e açambarcam bens públicos.
 
Para se combater essas práticas, o governador disse ser necessário que se começa a preparar as crianças nas escolas, através de um programa de resgate e valorização da escola.
 
Constitui ainda destaque ao longo da semana que hoje termina, a deslocação da ministra da Comunicação Social, carolina Cerqueira, a província do Kwanza Norte no âmbito do périplo que efectua a várias regiões do país, visando a constatação do grau de funcionamento dos distintos órgãos de comunicação social.
 
Durante a estada na província, a ministra, que manteve um encontro com o governador Henrique André Júnior, com quem abordou questões relacionadas com o sector, inaugurou o centro emissor da Televisão Pública de Angola (TPA), no município da
Banga no quadro da expansão do sinal televisivo às demais regiões do Kwanza Norte.
 
Carolina Cerqueira visitou ainda as delegações locais da Angop, TPA, Edições Novembro, a emissora provincial da RNA e ainda a direcção local da Comunicação Social.
 
No domínio da saúde, constituiu destaque, nos últimos sete dias, a reafirmação do vice-ministro do sector, Carlos Alberto Masseca, referentes a meta do Governo, em reduzir, até 2012, em todo país, a taxa de incidência da malária para um número não superior a sete casos/100 mil habitantes, no âmbito do programa integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza.
 
De acordo com o responsável, que proferiu tais declarações quando falava sobre o tema “ expansão de rede sanitária e impacto na melhoria da qualidade de vida das populações”, as autoridades sanitárias pretendem também reduzir em 50 porcento
a taxa de mortalidade materna e em menores de cinco anos, bem como atingir um indicador de três médicos por cem habitantes.
 
O programa engloba a tendência crescente de agravamento da prevalência do VIH/Sida para uma taxa inferior a três porcento.
 
A redução da tendência crescente da taxa de incidência da tuberculose para níveis superiores a 80 casos/100 mil habitantes e em cerca de 70 porcento a tripanossomiase, cobrindo 80 porcento das populações em risco com serviços de prevenção e tratamento, constam das estatísticas do Ministério da Saúde.
 
No domínio ambiental, o destaque informativo da semana finda recai para o facto de a coordenadora da Comissão Multisectorial do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, defender a criação de brigadas de controlo e prevenção de poluentes das águas
nacionais.
 
Fátima Jardim, que também é a ministra do Ambiente, que falava na reunião da respectiva comissão Multisectorial, manifestou a sua preocupação com relação aos navegantes ilegais que poluem as águas nacionais, uma situação que põe em risco a fauna e flora marinha e não só.
 
Ao longo da semana constituiu também destaque informativo social a deslocação de uma delegação angolana a Cuba encabeçada pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.
 
A comitiva participa da tradicional Feira Internacional do Livro Cuba 2011, uma festa literária que centraliza as atenções de leitores, editores e escritores de todo mundo até 20 de Fevereiro.
 
O programa inclui ainda um encontro com estudantes angolanos e com dirigentes da instituição, a assinatura de um acordo cultural entre a Biblioteca Nacional José Marti e a Biblioteca Nacional de Angola, devendo manter ainda um encontro com a directora
nacional de arquivos de Cuba.
 
O programa geral prevê também, entre outras actividades, um encontro de trabalho com o vice-ministro da Cultura de Cuba, Bernal Alemany, visita à Casa das Américas, à Casa de África, participação em actividades de lançamento de livros e espectáculos do Ballet Nacional de Cuba.
 
Vai ainda fazer parte de uma sessão de lançamento de um livro de contos angolanos, visitar o projecto cultural comunitário Cabildo Quisicuaba.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...