quarta-feira, 16 de março de 2011

África - as Mentiras sobre o Yorubá e o Candomblé

Freqüentemente vários dos adeptos de religiões tribais-indígenas primitivas africanas (como o Candomblé, Ifa, Olorun) passam ao povo brasileiro uma idéia bastante distorcida do que é o continente africano. Essa idéia deformada passa por uma apresentação equivocada e atrasada em relação ao enorme continente africano.

Devido a essas informações deturpadas muitos julgam que a África seja uma espécie de "país" onde imperam o Candomblé e o idioma Yorubá. Tais falsas idéias visam a promoção em nosso país de cultos pagãos que tiveram origem na África. Cultos indígenas tribais que não são brasileiros e não tiveram sua origem no Brasil, são africanos.

O continente africano é composto por 53 países, uma população de mais de 800 milhões de habitantes, uma notável diversidade de línguas e dialetos, vários sistemas políticos e uma enorme diversidade cultural.
Realizar classificações sobre o continente africano visando categorizar comportamentos, culturas e religiões, de modo a homogeneizá-los, é tarefa que encontra a face do impossível.

Porém, ao examinarmos a colonização de nosso país temos de, necessariamente, passar pela chegada no Brasil de negros provenientes de alguns países africanos. Dentre esses países se destacam a Nigéria, Angola, Congo, Moçambique e o Sudão. Contudo, para uma breve análise dos tópicos em questão, concentrar-nos-emos sobre a Nigéria (de onde veio grande parte dos negros que, juntamente com os índios e os europeus, formaram a primeira população de brasileiros; e onde existe a língua Yorubá, dialeto este também encontrado no Benin além da Nigéria).

A escravidão dos negros é um vergonhoso período para a história e isto em virtude de tantas injustiças e maldades que foram praticadas contra os africanos, principalmente pelos portugueses (mas não exclusivamente por eles).
É, de fato, lamentável que os africanos que aqui chegaram a partir do século XVI, tenham passado por um período tão sombrio e sangrento. Mas os africanos têm, indubitavelmente, um importante papel em nossa história. É, pois, justamente neste ponto que se misturam fatos, lendas e desinformação fazendo com que os brasileiros ignorem a atual realidade africana e a do país em questão: a Nigéria.

As fontes para pesquisa e estudos sobre a África são abundantes e crescentes. Mas vejamos o que registra a CIA (Central of Inteligence of America) sobre esse país.

Nigéria:

É o mais populoso de todos os países africanos, contando, atualmente, com uma população de aproximadamente 127 milhões de pessoas. A principal religião praticada na Nigéria é o Islamismo (50% da população), seguida pelo Cristianismo (40% da população), restando apenas 10% da população que se dedica à prática da tal religião Ifa ( Olorun, Candomblé...). A língua oficial não é o Yorubá, mas o Inglês, seguido da língua Hausa, e só então, em terceiro lugar, aparece o Yorubá, e logo após o Igbo e o Fulani.
A Nigéria é composta por cerca de 250 diferentes grupos étnicos e o Yorubá corresponde a apenas 21% dentre todas as etnias nigerianas, sendo as principais delas os Hausa e Fulani.

Conclusões:

A Nigéria é uma nação de pluriculturalismo, com vários idiomas e religiões. O Islamismo e o Cristianismo são as religiões dominantes na Nigéria.
O Yorubá não é o idioma oficial da Nigéria.
O Candomblé (demonismo) não é praticado pela maioria da população nigeriana.
Uma das principais razões do atraso da Nigéria e do Brasil é a prática da invocação ao diabo e aos demônios, pois estes só trazem desgraça, destruição e miséria. As chamadas entidades do Candomblé (Orixás) são demônios mentirosos e destruidores.
A religião Ifa (Olorun, Candomblé) não é apenas uma " manifestação cultural " como muitos julgam. Antes é escancarada invocação dos demônios (os quais, mentindo, se dizem chamar Orixás). Na maioria das vezes essa prática, abominada por Deus, é realizada visando a ascensão financeira, a destruição de inimigos e a ruína de famílias. Em troca, o infeliz participante não somente paga em dinheiro os babalorixás e as ialorixás, mas também "pagam " aos demônios. Muitas vezes o preço oferecido é a própria alma, o que significa um caminho mais rápido rumo ao inferno.

Aos negros brasileiros existem muitas e variadas opções para a valorização da cultura de seus antepassados, pois a África é repleta de riquezas. Nenhum negro brasileiro deve acreditar na mentira de que tem qualquer espécie de "obrigação" para com as religiões satanistas africanas. A todos os brasileiros melhor lhes seria se buscassem unicamente a Deus, não aos demônios.

Deus não cobra dinheiro de ninguém, antes, espontaneamente, tudo propicia gratuitamente aos que lhe temem o nome. A maior provisão de Deus para os homens é a salvação gratuita da alma. Proporcionada tão somente por Cristo.

O Brasil não precisa de práticas demoníacas que só trazem o que há de pior.

O Brasil precisa de Deus.


"Feliz a nação cujo Deus é o Senhor"  Salmos 33:12

Apenas a título de registro: Dois dos principais colaboradores deste website, desde o seu início, e até hoje, são negros e evangélicos. E a colaboração que ambos têm prestado a este ministério é de valor inestimável, possível de ser avaliada somente pelo próprio Deus.
 


 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...