terça-feira, 19 de maio de 2015

Israel celebra o Dia de Jerusalém


Israel celebra o Dia de Jerusalém
Milhares de pessoas lotaram as ruas de Jerusalém neste domingo, 17/5, para celebrar o Dia de Jerusalém. Marcando a libertação da Cidade Velha de Jerusalém da ocupação da Jordânia durante a Guerra dos Seis Dias, o Dia de Jerusalém é um feriado nacional e internacional onde são recebidos milhares de visitantes do país e do resto do mundo.
Este dia é caracterizado por danças de rua e desfiles, que tomam conta do centro da cidade e atravessam a Cidade Velha. A cerimônia oficial e principal do evento acontece no lugar histórico da Ammunition Hill (Monte da Munição), onde ocorreu uma batalha crucial pela libertação de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias.
Nos preparativos para as festividades anuais do Dia de Jerusalém, forças de segurança reforçaram sua presença na cidade e especialmente ao redor da rota do desfile, para reduzir atritos e prevenir confrontos entre jovens judeus caminhando pelo “Desfile da Bandeira” e agitadores muçulmanos de Jerusalém Oriental.
Seguindo o trajeto do “Desfile da Bandeira” na Cidade Velha, ativistas israelenses organizaram o “Desfile das Flores”, em que presenteavam flores para residentes árabes da Cidade Velha como um sinal de paz e coexistência.
Em meio às festividades, um tumulto eclodiu durante o tradicional “Desfile da Bandeira” do Dia de Jerusalém neste domingo. Dezenas de árabes chegaram à Porta de Damasco e começaram a arremessar pedras e garrafas de vidro contra as forças de segurança.

Nenhum comentário: