sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ALGUNS SINAIS QUE APONTAM PARA A EVIDÊNCIA DA PROXIMIDADE DA SEGUNDA VINDA DO SENHOR - MT 24.37

Pr. José Antônio Corrêa


INTRODUÇÃO:


1. O tema “segunda vida de Cristo”, é um tema dos mais palpitantes para a Igreja de Cristo. Todos nós gostamos de refletir sobre este tema, não somente por causa do interesse em conhecer de como se darão os fatos que antecederão este precioso evento, mas pela grande vitória da Igreja, quando o Senhor voltar com seus anjos para julgar este mundo e levar consigo os seus.

2. Muitos são os sinais que antecederão a segunda vinda de Cristo e certamente se fossemos mencioná-los um a um, teríamos que pregar vários dias. Porém não é nosso interesse nesta ocasião percorrer todos os textos que aludem a estes “sinais”, mas nos ater apenas a três deles vistos no capítulo 24 de Mateus, e aplicá-los em nossa vida hoje. VEJAMOS, PORTANTO ALGUNS SINAIS QUE ANTECEDEM A SEGUNDA VIDA DE CRISTO:


VIII. A MANIFESTAÇÃO DOS ANTICRISTOS E DO ANTICRISTO


1. A Manifestação do Anticristo, MT 24.5, “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos”. Neste texto de Mateus temos o prenúncio de que momentos anteriores à volta do Senhor, o mundo seria invadido por falsos cristos, cujo objetivo principal seria enganar os escolhidos. Este fato vem ocorrendo em grande escala no mundo atual. Talvez o principal de todos os anticristos que tem surgido seja o Reverendo Moon, da Igreja da Unificação, com milhares de seguidores no mundo.

2. 2 Ts 2.1-4, “1 Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, 2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. 3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”. Vejamos alguns pontos sobre o Anticristo, esta figura satânica:

a) Ele é chamado de “homem do pecado” e “filho da perdição”.
b) Fará oposição tremenda a Deus e à sua obra.
c) Tentará tomar o lugar de Deus.
d) Terá a aparência de Deus.

3. Quem seria o anticristo? Trata-se de uma manifestação do Diabo em corpo na terra, Ap 13.1, 1 E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. 2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. 3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. 4 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?”. O presente texto nos mostra que o próprio Diabo vai assumir a forma humana para agir na terra.

3. Quanto tempo o anticristo reinará? Provavelmente por três anos e meio, ou seja 42 meses:

a) Dn 7.25, “E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo”.

b) Dn 12.11, “E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias”.

c) Ap 11.2, “E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses”.

4. Seu ministério:

a) Tem com objetivo principal estabelecer um governo mundial.

b) Irá implantar uma falsa paz, 1 Ts 5.3, “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão”.

c) Fazer oposição a Cristo. Com esta oposição ele:

c.1) Negará a encarnação de Cristo, 1 Jo 4.3, “E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo”.

c.2) Afirmará que Cristo foi apenas “um espírito”, ou “anjo”, quando esteve sobre a terra, 2 Jo 7, “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo”.

e) Enganará as pessoas, 2 Jo 7, “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo”. Para tanto, ele fará maravilhas mentirosas, Ap 13.13, “E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens”.

5. Entregue sua vida a Jesus e não permita que Satanás domine sobre você.


IX. APOSTASIA RELIGIOSA


1. MT 24.12, “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”.

2. 2 Ts 2.3, “Antes que venha a apostasia”. A palavra “apostasia” nos tempos bíblicos era um termo técnico que usado para designar revolta ou deserção política:

a) No V.T., sempre se relaciona à rebelião contra Deus:

a.1) Js 22.21-22, 21 Então responderam os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, e disseram aos cabeças dos milhares de Israel: 22 O Senhor Deus dos deuses, o Senhor Deus dos deuses, ele o sabe, e Israel mesmo o saberá. Se foi por rebeldia, ou por transgressão contra o Senhor, hoje não nos preserve”. Os filhos de Rubem, de Gade e meia tribo de Manassés, estavam sendo acusados de levantar um altar estranho ao Senhor, o que evidencia um ato de rebelião e apostasia contra o Senhor. No Vs. 22, estão respondendo a esta acusação.

a.2) 2 Cr 29.19, “Também todos os objetos que o rei Acaz no seu reinado lançou fora, na sua transgressão, já preparamos e santificamos; e eis que estão diante do altar do Senhor”. O Rei Ezequias estava fazendo uma reforma religiosa, e mandou trazer os vasos santos que haviam sido lançados fora pelo Rei Acaz, em virtude de sua transgressão, ou seja, sua rebelião e apostasia contra Deus.

b) No N.T., esta palavra é usada mais para descrever a revolta contra a autoridade de Deus, Mt 24.10-12, 10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. 11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. 12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. Alguns pontos importantes no texto:

b.1) A expressão, “muitos serão escandalizados”, significa a descrição de vidas que por qualquer motivo deixaram a fé de Deus.

b.2) A palavra “traição”, indica atos nocivos de elementos que, mesmo estando no meio do povo de Deus, são traidores dos filhos de Deus verdadeiros. São elementos que promovem o ódio no meio do povo de Deus, além de tremendas heresias.

c) Muitas são as advertências contra estes falsos irmãos:

c.1) Hb 6.4-6, 4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, 6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério”.

c.2) Hb 10.26, “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”.

3. O verdadeiro filho de Deus, é aquele que persevera até ao fim, Mt 24.13, “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.


X. MULTIPLICAÇÃO DA INIQUIDADE


1. MT 24.12, “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”.

2. O Próprio anticristo, é descrito como “O homem do pecado”, o “filho da perdição”, II Ts 2.3, 3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”. Isto ele mostrará através da mentira e do fortalecimento do pecado no mundo:

3. Vivemos a época da “iniqüidade multiplicada”:

a) Infidelidade nos negócios: Balanças enganosas, produtos estragados, etc.

b) Materialismo: Nega a existência de Deus, da alma. Tudo para o materialista é matéria. Nada existe além da matéria.

c) Degradação da moral: Vícios, perversão, tanto na palavra, como na mente e também no corpo.

d) Criminalidade: Violência ao extremo, onde a vida nada vale. Mata-se por um punhado de maconha, por poucos reais, brigas de marginais, polícia, etc.

4. Só Cristo, é a salvação para o pecado:

a) Em 1 Co 15.3, Paulo afirma: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.”

b) Em 1 Jo 3.5, temos: “E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado”.


CONCLUSÃO:


1. Jesus voltará, tanto para buscar sua Igreja, como para trazer juízo sobre este mundo.

2. Se você é crente em Jesus, pertence à sua Igreja e subirá com Ele. Se você não é crente em Cristo, você provará a ira de Deus.

3. Em que lado você gostaria de estar? Não da para você estar nos dois lados, Ap 20.15, “Aquele que não foi achado escrito no Livro da Vida, foi lançado no Lago de Fogo”.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...