sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vila Haitiana Comercializa Vodu para Jesus

Haiti-MTMO terremoto devastador do Haiti em janeiro voltou a atenção do mundo para o país com pobreza e sua miríade de problemas. Mas uma pequena aldeia, na região serrana do Haiti oferece esperança para o país problemático experimentando uma notável transformação espiritual e econômica.
  • (Foto: Ministérios Top Mountain)
    A Igreja Mountain Top Ministries da aldeia montanhosa de Gramothe, cerca de uma hora de carro da capital Porto Príncipe, no Haiti.
Willem Charles, o fundador e líder do Mountain Top Ministérios (MTM), que ousou desafiar o vodu e o status quo. No processo, ele construiu escolas, uma clínica médica, um sistema de linha de água, uma Igreja e casas para os moradores da Vila Gramothe, cerca de uma hora de carro de Porto Príncipe.
Dez anos atrás, não havia nenhuma Igreja, apenas cinco templos de vodu. Também não havia escola, nem água potável, quase nenhum trabalho, e nenhuma esperança na aldeia.
"O país do Haiti tem passado por coisas devastadoras ao longo de sua história inteira enquanto uma nação," disse Andrew DeWiitt, que atua no conselho de MTM, em uma entrevista com o The Christian Post." Mas existem bolsões no Haiti, que estão realmente transformando a pobreza e vodu em prosperidade e Cristianismo."
Notável Charles Willem
DeWitt é o autor do livro recém-lançado, Dar o Seu Melhor, sobre a vida de Charles Willem e como ele trabalhou pelo MTM para plantar firmemente o Evangelho de Jesus Cristo na fortaleza de vodu e ajudou a melhorar a vida física dos moradores.
O livro narra como Charles cresceu em uma casa de um quarto com mais de dez habitantes sendo um intérprete da CNN, um membro da equipe nacional de futebol do Haiti, um empresário de sucesso e líder de ministério visionário. Apesar dos muitos obstáculos em sua vida, Charles foi capaz de superá-los com sua determinação, ousadia, presente na construção de relacionamento, e fé em Jesus Cristo.
"A única coisa que eu estou espantado por Willem é que ele é capaz de manter seu foco em Cristo e espalhar o evangelho no meio de todo o caos que está acontecendo em torno dele," disse DeWitt, cuja profissão é cirurgião maxilo-facial.
"Com o seu trabalho com a CNN, ele estava em meio ao caos com o [ex-presidente haitiano Jean-Bertrand] Aristide e sua presidência," disse ele. "Ainda assim, ele manteve os olhos em cima da montanha e disse: 'Eu estou indo para ir e começar as missões e construir uma Igreja e uma escola lá em cima.’ E ele fez isso."
Cultura Vodu
A aldeia de Gramothe está na encosta oposta da casa de infância de Willem. Willem lembrou 90 por cento dos habitantes em crescimento da aldeia estavam desempregados. A "escola" da aldeia era liderada por um professor com uma educação de terceira série, e os moradores tinham que caminhar uma milha em terreno montanhoso para recuperar a água potável de um rio onde as pessoas também se banhavam e lavavam as suas roupas.
Além da pobreza extrema, a cultura vodu explorou o povo e os mergulhou numa escuridão espiritual.
O Haiti foi um ex-colônia da França e os franceses insistiram aos os escravos do Haiti que se tornassem católicos. Mas o que aconteceu foi que haitianos tomaram ícones de santos católicos e os incorporaram à sua religião vodu.
"Como resultado, o catolicismo tem um significado diferente para as pessoas aqui no Haiti," DeWitt explica no livro. "De certa forma é sinônimo de vodu, que tomou muitos símbolos da Igreja Católica e os usou para representar os seus espíritos."
"Agora, se você vê uma estátua da Virgem Maria, você tem que adivinhar isso é católico ou representante de algum deus vodu?"
Como um haitiano nativo, Charles compreendeu a cultura haitiana e a mistura entre o vodu e o catolicismo. Portanto, quando ele formou o MTM fez questão de ensinar os aldeões que se tornaram Cristãos para expurgarem o vodu de suas vidas.
Em uma narrativa de histórias, um homem da aldeia se tornou um cristão, mas Charles perguntou como ele poderia seguir a Jesus e a prática de vodu ao mesmo tempo. A casa deste homem estava infestada de ratos que mordiam os dedos de seus filhos até o ponto que tinham feridas por todo o pé. Charles levantou o dinheiro e construiu para o homem uma nova casa e disse para o homem e sua esposa para terem certeza de manter a casa limpa para os ratos não voltarem.
"O vodu é como a casa antiga," Charles disse ao homem. "É um grupo cheio de espíritos que são como ratos. Você viu os danos que os ratos fazem a seus filhos. O vodu faz a mesma coisa a nosso espírito. Mas Deus é um Deus ciumento. Ele não permitirá qualquer vodu em sua vida," explicou.
"Quando você segue a Jesus, seu coração agora é uma casa completamente nova, e todos os vodus precisam ser exterminados como você eliminou os ratos," disse ele, inspirado na história do odre novos e antigos em Mateus 9. "Este novo coração que Jesus te deu é lindo e um ótimo lugar para Jesus viver. Lima, você tem que mantê-lo limpo e prevenir que qualquer dos vodus antigos voltem."
Charles fez questão creditar as boas ações que ele fez para os moradores ao amor de Deus, abrindo aos moradores um mundo de amor que nunca souberam quando eles praticavam o vodu.
Aldeia da Gramothe Transformada
Desde a sua fundação em 1999, a MTM elevou o padrão de vida na aldeia Gramothe. Os moradores têm agora a conveniência de torneiras perto de suas casas que fornecem água potável, resultando na redução de doenças transmitidas pela água. A água também ajudou os agricultores, que constituem a maioria da população da aldeia, para aumentar a sua produtividade agrícola.
Agora que eles tinham um sistema de irrigação, os agricultores de Gramothe poderia plantar o ano todo, em vez de dependerem de chuva. Como resultado, eles foram capazes de produzir quatro colheitas por ano, em comparação a um anteriormente. Algumas pessoas da aldeia foram capazes de economizar dinheiro ou reformar suas casas a partir de sua renda aumentada.
Também através da MTM, as crianças do povoado puderam estudar até a 12 ª série na escola cristã do ministério alta. No Haiti, um diploma do ensino médio é impressionante e uma enorme proeza de se realizar.
O ministério também construiu uma clínica onde visitam as equipes médicas dos Estados Unidos e Canadá vêm e tratam os pacientes de forma gratuita. Médicos da clínica da MTM podem até mesmo realizar pequenas cirurgias que requerem apenas anestesia local.
"O que o Haiti precisa não é mais apoio governamental ou folhetos," Charles é citado como tendo dito no livro. "Essas coisas só nos tornam dependentes. O que o Haiti precisa é de liberdade e segurança. Junto com isso, a educação vai trazer empregos, o que trará prosperidade global."
"Se o MTM puder exibir a aldeia de Gramothe como um modelo para outras aldeias, a seguir, então todas as aldeias do Haiti podem fazer o que estamos fazendo, e podemos derrotar a pobreza geracional aldeia por aldeia."
O Haiti é o país mais pobre do hemisfério ocidental e um dos mais pobres do mundo. Desde a fundação do país, os cidadãos do Haiti foram submetidos a um governante corrupto e brutal após o outro. O país tem sido um caos há aproximadamente 200 anos por causa de uma liderança fraca e má gestão de fundos do governo. O terremoto de 12 de Janeiro este ano mergulhou os haitianos em profunda pobreza. Mas também deu alguma esperança de que com a ajuda da comunidade internacional, o Haiti poderia reconstruir-se em um país novo e próspero.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...