sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jovens à deriva no Pacífico só "conseguiam dizer muito obrigado", diz autor do resgate

Dois dos três jovens que estavam à deriva no oceano Pacífico são escoltados em Fiji; MAIS FOTOS DO DIA
O homem que resgatou os três adolescentes, habitantes das ilhas Tokelau, no Pacífico sul, que sobreviveram durante 50 dias perdidos em um pequeno barco no oceano Pacífico, disse nesta sexta-feira que os jovens estavam "esgotados", e ficaram muito agradecidos ao perceberem que seriam resgatados.
"Tudo o que eles conseguiam dizer era ‘muito obrigado por parar'", disse Tai Fredricsen, um dos comandantes do pesqueiro que salvou os jovens, o "San Nikunau", em entrevista à Rádio Nacional da Nova Zelândia. Segundo ele, o barco com os três estava fora da rota dos navios comerciais e, assim que o avistaram, os meninos começaram a acenar pedindo ajuda.“Eles pareciam esgotados mentalmente", completou.
O resgate foi considerado um “milagre” pelo pai de um dos jovens. "É um milagre, um milagre", declarou emocionado Tanu Filo, o pai de Filo Filo, 15 anos.
Filo e os amigos Samuel Pérez, 15 anos, e Edward Nasau, 14 anos, foram dados por desaparecidos no início de outubro, quando entraram no mar em uma pequena embarcação de alumínio.
As buscas já haviam sido encerradas e os três eram considerados mortos por autoridades e até pelos familiares quando, nesta quarta-feira (24), foram avisados que um pesqueiro havia localizado os garotos. No dia seguinte, os três foram resgatados perto de Fiji, a 1.420 km de Tokelau e um ponto isolado da Polinésia.
Para Fredicsen, os adolescentes, que chegaram nesta sexta-feira (26) às ilhas Fiji, não teriam conseguido sobreviver por mais tempo no mar.

Assim que foram resgatados, um dos meninos quis ligar imediatamente do pesqueiro para a avó, e avisar que estava vivo. "Eu não entendi o que ela estava dizendo, mas posso dizer que ela estava extasiada por descobrir que o neto ainda estava vivo", disse Fredricsen segundo o jornal “New Zeland Herald”.
"Todos os habitantes da aldeia, todos estavam muito alegres, choravam, cantavam, se abraçavam. Todos gritaram", disse Tanu Filo à Rádio Nacional.
O trio de amigos disse que conseguiu sobreviver graças à água da chuva, aos peixes e a uma gaivota que pousou no pequeno barco.
O desaparecimento dos jovens foi registrado no dia 5 de outubro, mas os motivos que levaram os três a se perderem no mar ainda não foram identificados. A principal hipótese é de que o motor tenha quebrado no meio do mar.
Muito magros – um deles desembarcou do pesqueiro com as pernas tremendo -, mas em relativo bom estado de saúde, os adolescentes foram levados para o hospital onde ficarão alguns dias, em observação médica.


Do UOL Notícias*
Em São Paulo 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...